Arquivo Mensal: fevereiro 2015

LESGISLANDO PELO SMARTPHONE

câmara

Claudio Brito deve ter recebido uma mensagem não muito boa para se contorcer tanto, será que foi Abdon que enviou alguma mensagem pra ele?

Na era da informática tudo pode acontecer, observem na foto acima, em uma sessão da Câmara de Vereadores de Cairu, como o presidente Claudio Brito e o Secretário Abdon Ché conduzem aquela sessão, parecem não estarem muito atentos aos pronunciamentos dos seus pares, pois estão muito ocupados com seus respectivos smartphones. Notem que o presidente Claudio Brito chega a se entortar todo, manipulando seu celular. Me lembrei de Roberto, um italiano que fequenta nosso Quiosque da Orla, ele disse que na Itália as pessoas estão tão viciadas nesses aparelhinhos que as vezes elas teclam entre si estando sentados na mesma mesa. Será que esse vício já chegou em Cairu? Lesgislar pelo smartphone deve ser muito bom.

Eu daria tudo pra saber o que esses parlamentares tanto teclam pelos smartphones.

PARABÉNS PT – 35 ANOS DE LUTA, CONQUISTAS E VITÓRIAS!

Neste mês de fevereiro, o Partido dos Trabalhadores comemorou 35 anos de fundação. Além de uma história de lutas, de defesa dos trabalhadores e trabalhadoras e da garantia de direitos para a maioria da população, nosso partido vem crescendo, mostrando-se como uma alternativa de poder viável. Isso reflete-se após os 8 anos do governo Lula, na reeleição da companheira Dilma como presidenta e, após os 8 anos do governo Wagner, com a eleição do companheiro Rui Costa. Ampliamos também o número de parlamentares e cresce visivelmente o número de aliados que compõe a nossa base.

Numa postura republicana e democrática, nosso governo tem uma marca visível no território do Baixo Sul, seja com a implantação da Agência do Banco do Nordeste, do SAMU 192, do SAC, do apoio à Agricultura Familiar, além de importantes obras de melhoria e recuperação de estradas, asfaltamento e convênios com diversos órgãos que possibilitam melhores condições de vida para nosso povo.

Na educação, a presença da companheira Flor Angélica, na DIREC 5, hoje NRE 6, destacou-se. Além da melhoria da qualidade, seja em equipamentos, seja em material humano, podemos comemorar a chegada do ensino médio na zona rural com a construção das escolas no Jequiriçá, Orobó e Bonfim, onde pais e mães comemoram emocionados o ingresso de seus rebentos em universidades públicas. A educação chegou também em Serra Grande e Guaibim, Alfabetizamos também milhares de alunos através do TOPA. Tudo isso credencia-nos como referência em todo o estado da Bahia e nos impulsiona a fazer muito mais pelo nosso povo.

Em Valença, nas últimas eleições municipais disputamos com uma candidatura própria, embora em condições desiguais, pois sabíamos do poderio econômico e utilização da máquina pública municipal. Nosso candidato, o companheiro Martiniano Costa, apoiado pelo governador, hoje membro do Diretório Estadual do PT, figura como grande articulador da eleição de Rui, fazendo parte do coração de seu governo, animando-nos a seguir em frente. Alcançamos a maior votação do partido em toda sua história no município e elegemos o companheiro Adailton Francisco no seu primeiro mandato como vereador.

Adailton muito nos honrou disputando a presidência da Câmara.  Com sua postura firme e corajosa, apontou uma alternativa de mudança no poder. Através de sua atuação, diversos trabalhadores e trabalhadoras, seja do campo ou da cidade, sentem-se representados. Aumenta nossa disposição em continuar lutando e ampliando nossos espaços sem acordos eleitoreiros que na verdade são arranjos para garantir cargos e inchar a máquina pública.

Assim, o PT reafirma sua decisão de continuar construindo uma nova forma de governar. Porque o nosso povo clama por mudanças efetivas e sonha ver o maior partido do Brasil conduzindo os nossos destinos, invertendo prioridades e colocando a cidade nos trilhos para um desenvolvimento sustentável. Temos a tranquilidade de quem representa um projeto consistente, novo, que, sendo testado e aprovado em muitas gestões pelo país, ainda não teve sua chance efetiva em Valença. Sendo inédito, será um divisor de águas nos últimos 25 anos de história de nossa cidade.

Ao contrário dos nossos adversários, não imporemos uma candidatura de cima pra baixo, nem acordada em gabinetes. Nossa candidatura é fruto de um anseio, de uma necessidade e será construída respeitando as instâncias internas do nosso partido, ouvindo as lideranças e acima de tudo o povo.

2015 ainda está no início, mas já é um bom ensaio para 2016. No Partido dos Trabalhadores, a luta continua e, não por acaso, Valença já carrega em seu hino o título de “a decidida”. Daqui, reafirmamos: Valença, nunca vencida. Comigo, sempre tu estás!

Jonas Andrade

Presidente do PT de Valença

Coordenador do PT Baixo Sul

Ações da Secretaria Municipal da Promoção Social

proPARCERIA COM O PRODEB

A prefeitura de Valença, através da secretaria municipal da Promoção Social, com o intuito de proporcionar aos adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV atividades de sensibilização que conscientizem os mesmos sobre os riscos causados pelo envolvimento e uso de drogas, firmou parceria com o Programa de Resistência às Drogas, da Polícia Militar-BA, através da 33ª CIPM. A iniciativa visa gerar fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais na prevenção às drogas.

CURSO DE INFORMÁTICA

Através do CRAS do Tento, em parceria com o Instituto Federal da Bahia-IFBA, realiza também, Curso de Informática Básica para o grupo de idosos acompanhado por aquela unidade de assistência social.   Entre os benefícios apresentados pelo curso está a oportunidade  para mais práticas de exercícios mentais daquelas pessoas e aumento da sua auto-estima.  Importante ressaltar que o CRAS Tento  continua mobilizando a comunidade,  com vagas também para  grupos de adolescentes,  mulheres e homens,  com o objetivo de capacitar para o mercado do trabalho.

PLANO ANUAL

A secretária Renata Sampaio  ainda reuniu todos os equipamentos referenciados à secretaria de Promoção Social  para apresentação e articulação do planejamento anual. O encontro também teve a finalidade de promover integração das equipes para fortalecimento da rede socioassistencial,  buscando construir metodologias de trabalho qualificados  para favorecer famílias e comunidades  e contribuindo com o desenvolvimento e fortalecimento dos vínculos familiares,  comunitários e sociais.

PMHIS de Valença realiza reunião para formação do grupo técnico

pmhisA Consulplan, empresa responsável pela elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS) de Valença, realizou nesta quarta-feira (25), no auditório da Ceplac/Valença, a primeira reunião técnica temática para formação do grupo de trabalho destinado a contribuir para com o debate sobre aspectos como: criação da Coordenação do Grupo, levantamento do Déficit Habitacional, Inadequação Habitacional, Pesquisa Habitacional e Condicionantes Urbanísticas.

O PMHIS é um conjunto de objetivos e metas diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional. Expressa o entendimento dos governos locais e dos agentes sociais sobre a habitação de interesse social. O Plano tem como principal foco a habitação de interesse social, mas deve considerar o setor como um todo. Além disso, o PMHIS deve integrar o Plano Diretor de Valença, sendo parte de seu detalhamento.

PREFEITURA DE VALENÇA JÁ HAVIA PEDIDO CONSTRUÇÃO DE SEMIANEL

semianel

Secretários, técnicos e prefeitos do Baixo-Sul, já discutiam sobre semianel, desde 2013

Ao assumir o comando do governo de Valença, em janeiro de 2013, a prefeita Jucélia Nascimento estabeleceu metas e uma das suas principais preocupações foi referente aos possíveis impactos com a construção da ponte Salvado-Itaparica. O inevitável aumento no fluxo de veículos levou a prefeita a procurar o então governador Jaques Wagner, cobrando do mandatário estadual a inclusão de Valença no projeto da ponte. Conforme ficou demonstrado em uma Audiência Pública realizada no dia 26 de setembro de 2013,   na ACE/CDL – Associação Comercial e Empresarial/Câmara de Dirigentes Lojistas sobre os impactos previstos para o Baixo Sul e Recôncavo com a  construção da ponte. A reunião trouxe a Valença o então secretário Estadual de Comunicação Robson Almeida e contou com representantes do poder público municipal, Ministério Público Estadual, Câmara de Vereadores e sociedade civil. Na oportunidade, a prefeita Jucélia reivindicou que fosse colocado no projeto a construção do semianel rodoviário em Valença e os participantes listaram alguns itens, como a requalificação da BA 001 (Nazaré-Camamu), entre outros, visando minimizar os impactos. Assim como a cobrança para que o governo cumpra o seu papel de instalar o Campi da UFRB em Valença, iremos cobrar para que o Baixo Sul seja também contemplado com as obras estruturantes para minimizar os impactos que serão causados pela construção da ponte na nossa região”, disse Jucélia.

No dia 21 de outubro de 2013 uma nova reunião, desta vez com a participação do então secretário Estadual do Planejamento José Sergio Gabrielli e de prefeitos de todo o Baixo Sul, aconteceu novamente na ACE/CDL. O encontro, promovido pelas lideranças políticas e empresariais do Território do Baixo Sul, teve o objetivo de discutir o desenvolvimento da região e os impactos da construção da ponte Salvador – Ilha de Itaparica na região.  Gabrielli destacou que o projeto da ponte Salvador – Ilha de Itaparica prevê a requalificação de trechos da rodovia BA-001 e projeta-se a criação de anéis viários, sendo um deles em Valença. “Estas ações ocorrerão em médio prazo, mas, de imediato, trechos da estrada entre Nazaré e Valença precisam ser recuperados”, pontuou, na oportunidade, o secretário.

Nos dias 03 e 04 de dezembro de 2013 foi a vez da equipe técnica da Seplan realizar mais um debate sobre a ponte. De acordo com Paulo Henrique, coordenador geral do projeto da Ponte, o tema tem uma abrangência muito além de uma simples ligação Salvador-Ilha de Itaparica. Durante a reunião, a prefeita Jucélia Nascimento expôs as expectativas dos moradores de Valença e reafirmou o andamento, a passos largos, da parceria entre o Governo do Estado e Valença. 

LAU E JAILTON RECEBEM A CHAVE DO CÉU

CHAPOLIN

Recebi essa foto hoje (27), onde aparece Lau e Jailton recebendo uma chave, se fosse no período do Carnaval eu podia dizer que é a chave da cidade e Lau como é o mais gordinho poderia ser o Rei-Momo, mas não é. Posso deduzir que é alguma festa de igreja pelos personagens da fotografia, partindo desse princípio, deduzo que, eles estão recebendo a chave do céu.

“Não contavam com minha astúcia!”

ADVOGADO ADONAI CONSEGUE MANTER VEREADOR QUE FOI CASSADO NO CARGO

adonaiO  advogado Adonai Cardoso, conseguiu reverter a decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) quando da cassação do vereador Jeir Santana Santos do município de Laje-Ba., que foi deposto e manteve-se no cargo por decisão proferida pelo TRE em 24/02/2015.

“Trata-se de uma decisão que, buscando corrigir ilegalidades e injustiças, garantiu ao Vereador Jeir Santana o direito líquido e certo de continuar exercendo o mandato para o qual foi legitimamente reeleito em 2012”, disse Cardoso.

O REFORÇO DO DEPUTADO SOBRE O SEMIANEL RODOVIÁRIO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA VALENÇA

HILD

O deputado Hildécio reforça solicitação da comunidade do Baixo-Sul, solicitando construção do semianel

Quando candidato a governador, Rui Costa fez várias PGPs pelas maiores cidades da Bahia e como Valença está enquandrada dentre essas grandes cidades, por aqui também passou esse Programa de Governo participativo. O PGP servia para as cidades da região mostrar suas carências à população, juntamente com os políticos da região elaboravam todas nossas necessidades. Não tenho em mãos o que foi reivindicado para nossa região, mas dentre as coisas mais importantes para Valença estavam, uma solicitação de um Hospital Geral, uma Base de Segurança para o Bairro da Bolívia e um Semianel Rodoviário, inclusive foi reforçado a necessidade desse semianel com a construção da Ponte Itaparica-Salvador.

Tenho recebido alguns telefonemas onde as pessoas dizem que a reivindicação do deputado Hildécio Meireles sobre o semianel é um plagio, tudo bem que seja um plágio, mas é de grande importância que o deputado esteja cobrando esse semianel, é um reforço a mais, não precisa ninguém lembrar de quem foi a solicitação, importante é que saia não só esse semianel, mas o hospital, a base de segurança e as outras reivindicações. E os louros ficarão para os mais espertos. Não esqueçam que, quem construiu a Barragem de Pedra do Cavalo foi o governador Roberto Santos e no fim quem inaugurou foi o então governador eleito em seguida, Antonio Carlos Magalhães. Porque eu sei disso? Porque o povo tem que ficar atento ao que se passa, tem que ler para não se deixar enganar por ninguém. Importante é que, quem ganhou com isso, foi a população.

Vamos deixar que eles se engalfinhem, o que a gente quer é ver as obras realizadas.