Arquivo Mensal: janeiro 2012

ESCRITÓRIO D’ TUDO

NOTA FRIA Pessoal, ali no calçadão de Valença tem um escritório de vender tudo, de banana a documentos. Passei outro dia por perto e vi um prefeito da região entrando nesse escritório com seu fiel escudeiro e perguntei a alguém que saia de lá, o que o distinto prefeito ia fazer ali, o cidadão respondeu de pronto: “pegar nota fria, claro!”, e me alertou: “se botar no blog e disser que foi eu que disse, eu desminto. Claro que não vou delatar o delator, afinal não tenho provas. Mas fiz umas fotos legais da chegada e da saída do prefeito.

Hoje, quando estava indo ao trabalho, vi um calendário da CUT em minha porta

Por Henrique Santos

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) é uma organização sindical brasileira de massas, em nível máximo, de caráter classista, autônomo e democrático, cujo compromisso é a defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora.

Baseada em princípios de igualdade e solidariedade, seus objetivos são organizar, representar sindicalmente e dirigir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e inativos, por melhores condições de vida e de trabalho e por uma sociedade justa e democrática.

O presidente da CUT Bahia é um valenciano, me lembro de que quando soube desta notícia a um tempo atrás eu fiquei muito feliz, pois seria a oportunidade de um cidadão da nossa terra vim a fazer um trabalho em prol da coletividade, e não era qualquer coletividade, mas sim os trabalhadores e trabalhadoras do nosso pais.

Mas aos poucos a alegria veio se transformado em decepção, primeiro quando soube que este instrumento sindical foi utilizado como joguete para colocar a esposa de um dos seus dirigentes na DIREC.

No Natal recebo de presente inúmeros outdoors espalhados pela cidade, com a imagem de Martiniano Costa estampada neles, e o pior, o nome da CUT bem pequeno lá no canto.

Hoje, quando estava indo ao trabalho, vi um calendário da CUT em minha porta, um calendário que claramente é uma propaganda política, com fotos de inúmeros pré-candidatos estampadas ao redor e ao centro a imagem de Martiniano Costa.

Isso me assusta, pois fico me questionando como é que a CUT pode ser utilizada desta maneira vil para promover o seu presidente? Se está sendo assim frente a um órgão sindical que tem o papel de nos representar enquanto casse trabalhadora, como será quando estiver com a Prefeitura de Valença nas mãos ?

Cadê a justiça eleitoral que não vê isso? Segundo a justiça eleitoral se o destaque for dado a um determinado filiado, poderá estar configurada a antecipação da propaganda eleitoral.
Alguém pode me questionar e dizer: “mas a propaganda não é da CUT?” Sim, é da CUT, mas essas divulgações são suportadas pelos cofres da entidade e, por essa razão, não podem enaltecer os administradores ou os ocupantes dos cargos. Objetivam elas informar a população acerca do que está sendo feito pelos seus mandatários, e respectivos indicados, com o dinheiro arrecadado.

Além da ênfase à pessoa, em detrimento do fato em si, a forma de divulgação pode caracterizar o ilícito eleitoral. Não são comuns as divulgações institucionais por meio de outdoors, porque estes pressupõem mensagens diretas, não permitindo adequadamente a informação dos destinatários, sem falar no seu custo elevado.

Mensagens veiculadas por outdoor e calendários despertam suspeitas em relação ao seu real objetivo, em virtude do seu demasiado destaque à imagem.

Deve ser considerada como propaganda eleitoral antecipada toda e qualquer divulgação que vise obter, direta ou indiretamente, o voto do eleitor, ou fazer com que este deixe de votar em alguém, quando veiculada antes do dia 6 de julho do ano da eleição, qualquer que seja a sua forma. Sem prejuízo da configuração da propaganda eleitoral antecipada, os mesmos fatos podem configurar abuso do poder econômico, do poder político ou dos meios de comunicação social, a ensejar a cassação do registro do candidato beneficiado.

Espero que a justiça eleitoral tenha uma atenção especial para estes fatos, e uma coisa é certa, se antes eu pensava em votar neste sujeito, agora já decidi que não voto nele de maneira nenhuma, pois não se pode usar algo que é da coletividade para benefício próprio. Começou mal heim?

LIXO ACUMULADO NA LATERAL DO GINÁSIO DE ESPORTES

ge Uma leitora nos enviou essas fotos feitas ali ao lado do Ginásio de esportes. Vejam o acumulo de lixo e o matagal tomando conta da rua.

ge3Uma falta de respeito da prefeitura deixar chegar a esse ponto. Ali perto fica um dos restaurantes mais famoso de Valença. Imagina a impressão que os turistas levam daqui!

Festa do Dendê no Jiquiriçá

jequiriça No último dia 29/01, a Festa do Dendê, na Baixa do Jiquiriçá, consolidou a organização das associações rurais e do cooperativismo como grande vetor de desenvolvimento para Valença. Numa iniciativa inédita e de pleno sucesso, a Federação das Associações do Jiquiriçá, liderada por seus dirigentes Dílson Neves e Djalma Ferreira, e a Central das Associações da Agricultura Familiar de Valença, sob a direção de Adailton Francisco e Davi Morais, realizaram a Festa do Dendê, no formato de feira e palestras técnicas, com participação de diversas entidades governamentais e não governamentais. A CUT – Central Única dos Trabalhadores, através de seu presidente estadual, Martiniano Costa, foi uma das entidades que apoiaram a realização do evento, considerado um sucesso na integração de políticas públicas de valorização do pequeno produtor rural, especialmente o do dendê, através de uso do óleo como biocombustível pela Petrobrás.

A COOFAVA, que está liderando o incentivo ao dendê em Valença, através de sua diretoria, representada pelos agricultores José Alves e José Carlos da Luz, participou com stand ilustrativo do processo de produção do biodiesel a partir do dendê. Também participaram o Banco do Nordeste, a CEPLAC, a DIREC-5 – com o cadastramento para venda dos produtos da agricultura familiar para a merenda das escolas – a Prefeitura de Valença, a FETRAF, a CAR, representada pelo coordenador do projeto Produzir, Cláudio Queiroz, dentre outros.

Mais uma vez, Martiniano interage com a comunidade rural de Valença, destacando a nova fase de oportunidades que vem se abrindo para o município. Em sua fala, o presidente da CUT ressaltou: “Estamos consolidando uma nova forma de atuação sócio-econômica do nosso povo. Saímos do modelo pronto, tipo evento, para a articulação das parcerias locais, como forma de atrair a atenção do governo. São as políticas públicas construídas na base que orientam a ação governamental para priorizar os mais pobres e não ao contrário. Isso é uma conquista histórica do governo Lula, ampliada pela Presidente Dilma e pelo governador Wagner, que nós temos o compromisso de integrar e apoiar plenamente,” reafirmou Martiniano.

Ao lado da deputada estadual Neusa Cadore e do deputado federal Luiz Alberto, Martiniano destacou a presença das lideranças políticas ao evento, a exemplo da também deputada estadual Maria Del Carmem, como marca da atenção que desperta a  região de Valença, especialmente o Jiquiriçá e toda a zona rural do município, pela força da organização dos produtores através do associativismo e do cooperativismo. A convite de Martiniano, também prestigiaram a Festa do Dendê a presidente nacional da FETRAF, Elisãngela Araújo, e o diretor da FETRAF-BAHIA, Rosival Leite. (PT em Movimento)  

O grupo de Martiniano conseguiu ampliar sua base de apoio dentro do Diretório Municipal do PT

Por Analista

A verdade é que o grupo de Martiniano conseguiu ampliar sua base de apoio dentro do Diretório Municipal do PT e isto já foi consolidado. As pessoas que acompanham o dia a dia da política de Valença sabem que o nome da Irmã Raquel como pré candidata a Prefeita pelo PT foi apenas usado para desgastar o nome de Martiniano, e com isso se ganhar tempo para emplacar o apoio do PT para algum nome de outro Partido. Nunca existiu a vontade real do grupo de Marcelo Borges fazer da Irmã a candidata do PT a Prefeita (ela é sem dúvida um forte nome para vereadora). A intenção sempre foi adiar o processo e se ganhar tempo. Com a manifestação pública do Governo e do PT estadual que com o PMDB de Gedel não tem conversa, o namoro com Ricardo Moura definitivamente acabou! O nome de Cláudio não agrada os filiados e a maioria absoluta dos membros do Diretório do Partido, que estão firmes na posição de candidatura própria.

Se o PT quiser recuperar a sua credibilidade frente a população, não rachar novamente e sair fortalecido nesse processo, deverá começar a se entender e ter o seu pré candidato para que a população avalie até junho/julho, período das Convenções dos Partidos. Caso o PT não emplaque com a sua candidatura, deve buscar entendimento com outro candidato melhor avaliado e que se identifique com o Programa do Partido. Não há nenhuma razão política para o PT abrir mão da tentativa de ter o seu próprio candidato neste momento!

Valença não suporta mais salvadores da pátria, quem quiser ser candidato de qualquer jeito pode ate ser, mais vai sozinho

Infelizmente existem pessoas que querem a todo custo aparecer, passar por cima não respeitando critérios e a vontade popular, em momento algum o governador Wagner falou para mim que ele iria impor um candidato A, B ou C em Valença ao contrario todas as vezes que conversamos ele pregou e prega a unidade e aquele que estiver em melhores condições para ganhar e governar seria também o seu candidato que será fruto dos partidos aqui de Valença e não de cima para baixo como era feito antigamente,repito as vaidades de uma pessoa não podem estar acima dos interesses coletivos estamos trabalhando fortemente para a união de todos e todas em torno de um projeto que tire Valença da situação que se encontra estou juntamente com meus companheiros trabalhando para que o nosso PT tenha um candidato próprio a prefeitura de Valença,mas isso só vai acontecer no momento que o projeto não seja pessoal e passe a ser coletivo,se os nomes PT não forem a alternativa que o povo veja neste momento tenho certeza disso estaremos no palanque daquele ou daquela que possa representar a mudança de verdade,fazendo a parceria de trabalho ao lado da nossa presidenta Dilma e do nosso governador Wagner nossos senadores,deputados federais e estaduais,que repito a nossa bandeira é Valença não deve ser neste momento do PT,PMDB,PP,PSDB e tantos outros partidos que legitimamente buscam administrar os destinos da nossa cidade vamos todos homens e mulheres que sonham como eu levar a nossa cidade para o lugar que ela merece estar,que é entre as mais importantes e prósperas da Bahia

Podem fazer documento, querendo passar a impressão que uma pessoa quer massificar uma mentira varias vezes para torná-la verdadeira, mas o resultado das urnas é frio para aqueles que só pensam em si onde amargaram o ultimo lugar em 2004 e 2008 e por coincidência eram candidatos do meu partido demonstrando que os interesses pessoais ficaram acima da coletividade e com certeza isso não vai se repetir em 2012, pois marcharemos unidos por Valença e quem se achar o cara o porreta infelizmente será fragorosamente derrotado

Pois Valença não suporta mais salvadores da pátria, quem quiser ser candidato de qualquer jeito pode ate ser, mais vai sozinho.

Repito o PT de Valença não será o responsável pela desunião em 2012 ao contrario será o elo de união por Valença

Um forte abraço

Marcelo Borges
presidente PT Valença

MANECA OU PELETEIRO?

Sobre a notícia que veiculamos do pré-candidato de Cairu, Maneca Ché, em que ele disse que também é candidato do governo, em nenhum instante ele falou que já havia batido o martelo e ele foi o escolhido, assim como o pré-candidato Manoel Peleteiro também pode dizer que é o candidato do governo. Num processo democrático todos sabem que qualquer um pode se lançar candidato.

Em nossa conversa com Maneca ele disse que estava em uma composição com o senhor Peleteiro que é o pré-candidato do PT, também apoiado pelo governo e que os dois candidatos teriam feito um acordo, quem tiver em melhor posição um recua e o outro sairá candidato, caso seja o senhor Peleteiro, Maneca disse que o apoiará, mas não é por isso que ele não pode dizer que também é candidato do governo, afinal, o seu partido (PV) também faz parte da base.

Assim como em Valença, onde Martiniano e Irmã Raquel disputam para ver quem ganhará as prévias, os dois são candidatos do governo isso ninguém pode negar e, eles podem afirmar. Cada um faz a sua propaganda e o melhor sairá na cabeça, que seja Peleteiro ou Maneca.

Nosso espaço está aberto também para o senhor Peleteiro que poderá traçar suas considerações.

Estranho seria se Maneca dissesse que é candidato do prefeito de Cairu.

NOTÍCIAS DO PT EM MOVIMENTO

PT DE VALENÇA RUMO À PREFEITURA

Maioria do Diretório Municipal do PT de Valença segue orientação do Governador Jaques Wagner sobre a candidatura de Martiniano à Prefeitura de Valença

O indicativo de candidatura própria do PT à Prefeitura de Valença é decisão majoritária nos Diretórios Municipal e Estadual, seguindo a orientação  do Governador Jaques Wagner, desde o ano passado. Em 2011, a decisão foi lavrada em ata, sendo que todos os membros presentes em reunião assim concordaram por unanimidade, estabelecendo também um calendário alternativo para não atrasar o processo de construção de estratégias políticas e alianças.

Além de preferir se definir pela candidatura própria, a maioria do Diretório Municipal do PT de Valença apóia o companheiro Martiniano, por entender que ele reúne todas as condições para ganhar as eleições para prefeito, pois possui um histórico político dentro dos movimentos sociais, vasta experiência adquirida no movimento sindical, por já ter uma trajetória política construída na cidade, tendo sido o único vereador eleito pelo PT, considerado como um dos melhores que já passaram pela Câmara Municipal Foi também o candidato a deputado estadual mais votado da história em Valença e colocou, logo depois seu nome à disposição do partido para ser candidato a prefeito em 2004, contribuindo para o debate sobre o projeto político do Partido dos Trabalhadores.

Além disso, inspira a confiança da população, devido ao perfil de liderança e firmeza necessárias para elevar Valença ao patamar merecido. Ele traz a esperança de uma vida melhor para o nosso povo tão sofrido, marcado pelas desigualdades e injustiças sociais porque tem uma história de vida trilhada nas mesmas condições, pois tem a sua origem nas classes populares da cidade e sabe as dificuldades e sonhos dos menos favorecidos.

Dos dirigentes do PT de Valença, os que já manifestaram apoio a Martiniano são pessoas que convivem diária e diretamente com os movimentos sociais, com as igrejas, as associações de bairro, com as famílias do campo, com o movimento estudantil, com os profissionais da educação, etc. Toda essa significativa representação mostra que os movimentos estão amplamente inseridos na caminhada para a candidatura do PT, liderada pelo companheiro Martiniano, que vem ouvindo e registrando, desde 1998, os anseios da população, o que resultou num projeto de um governo verdadeiramente popular aguardado ansiosamente pelos valencianos. Portanto, a decisão majoritária do Diretório Municipal do PT de Valença é em nome da população que historicamente lutou e continua a lutar pela conquista de uma cidade melhor, mas que se encontra às margens da inclusão social e somente, agora, com a possibilidade de ter um governo do PT, conseguiu ter de volta a esperança de um futuro melhor.

Diversos líderes sociais e partidários dessa cidade já declararam apoio ao companheiro Martiniano e aguardam o decreto da sua pré-candidatura como a que representa o Governo do Estado em Valença.

Valença, por ser estratégica para o Baixo Sul, está incluída no rol das 20 cidades prioritárias para o Partido dos Trabalhadores nas eleições 2012 e será fundamental para as eleições de 2014.

O Diretório Municipal de Valença reproduziu num documento enviado ao PT Estadual o sentimento da população em relação a candidatura de Martiniano, por possuir excelentes qualidades para continuar desenvolvendo este trabalho que começou há muito tempo e que pode prosseguir promovendo o desenvolvimento, a inovação e a tão almejada melhoria das condições de vida do povo de Valença, marcas estas, que já demonstrou ser capaz de executar com a força do trabalho que lhe é peculiar.

Além disso, Martiniano conhece os caminhos e os trâmites para articular projetos, políticas e investimentos para o desenvolvimento que Valença merece.

É…parece que Valença pode ter um novo rumo a partir de 2013. Nem toda cidade tem um nome tão reconhecido e respeitado  a nível estadual quanto o de Martiniano: liderança na Bahia que vem defendendo o interesse dos trabalhadores à frente da CUT Bahia por dois mandatos, também sendo, hoje, membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Social e Econômico do Estado da Bahia – CODES.