Por Henrique Santos
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) é uma organização sindical brasileira de massas, em nível máximo, de caráter classista, autônomo e democrático, cujo compromisso é a defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora.
Baseada em princípios de igualdade e solidariedade, seus objetivos são organizar, representar sindicalmente e dirigir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e inativos, por melhores condições de vida e de trabalho e por uma sociedade justa e democrática.
O presidente da CUT Bahia é um valenciano, me lembro de que quando soube desta notícia a um tempo atrás eu fiquei muito feliz, pois seria a oportunidade de um cidadão da nossa terra vim a fazer um trabalho em prol da coletividade, e não era qualquer coletividade, mas sim os trabalhadores e trabalhadoras do nosso pais.
Mas aos poucos a alegria veio se transformado em decepção, primeiro quando soube que este instrumento sindical foi utilizado como joguete para colocar a esposa de um dos seus dirigentes na DIREC.
No Natal recebo de presente inúmeros outdoors espalhados pela cidade, com a imagem de Martiniano Costa estampada neles, e o pior, o nome da CUT bem pequeno lá no canto.
Hoje, quando estava indo ao trabalho, vi um calendário da CUT em minha porta, um calendário que claramente é uma propaganda política, com fotos de inúmeros pré-candidatos estampadas ao redor e ao centro a imagem de Martiniano Costa.
Isso me assusta, pois fico me questionando como é que a CUT pode ser utilizada desta maneira vil para promover o seu presidente? Se está sendo assim frente a um órgão sindical que tem o papel de nos representar enquanto casse trabalhadora, como será quando estiver com a Prefeitura de Valença nas mãos ?
Cadê a justiça eleitoral que não vê isso? Segundo a justiça eleitoral se o destaque for dado a um determinado filiado, poderá estar configurada a antecipação da propaganda eleitoral.
Alguém pode me questionar e dizer: “mas a propaganda não é da CUT?” Sim, é da CUT, mas essas divulgações são suportadas pelos cofres da entidade e, por essa razão, não podem enaltecer os administradores ou os ocupantes dos cargos. Objetivam elas informar a população acerca do que está sendo feito pelos seus mandatários, e respectivos indicados, com o dinheiro arrecadado.
Além da ênfase à pessoa, em detrimento do fato em si, a forma de divulgação pode caracterizar o ilícito eleitoral. Não são comuns as divulgações institucionais por meio de outdoors, porque estes pressupõem mensagens diretas, não permitindo adequadamente a informação dos destinatários, sem falar no seu custo elevado.
Mensagens veiculadas por outdoor e calendários despertam suspeitas em relação ao seu real objetivo, em virtude do seu demasiado destaque à imagem.
Deve ser considerada como propaganda eleitoral antecipada toda e qualquer divulgação que vise obter, direta ou indiretamente, o voto do eleitor, ou fazer com que este deixe de votar em alguém, quando veiculada antes do dia 6 de julho do ano da eleição, qualquer que seja a sua forma. Sem prejuízo da configuração da propaganda eleitoral antecipada, os mesmos fatos podem configurar abuso do poder econômico, do poder político ou dos meios de comunicação social, a ensejar a cassação do registro do candidato beneficiado.
Espero que a justiça eleitoral tenha uma atenção especial para estes fatos, e uma coisa é certa, se antes eu pensava em votar neste sujeito, agora já decidi que não voto nele de maneira nenhuma, pois não se pode usar algo que é da coletividade para benefício próprio. Começou mal heim?
Bolsonarista da Internet a mandou Ney Lima veio aqui no Bomfim dar patrocínio pra festa de São João $400 ,reais…
Pôr que na placa está escrito Governador? Que papelão de vocês dois em ficou ridículo publicar uma coisa dessa com…
Pôr que na placa está escrito Governador? Que papelão de vocês dois em ficou ridículo publicar uma coisa dessa com…
Pôr que na placa está escrito Governador? Que papelão de vocês dois em ficou ridículo publicar uma coisa dessa com…
Pôr que na placa está escrito Governador? Que papelão de vocês dois em ficou ridículo publicar uma coisa dessa com…