Em 2002, fui a um comício do então candidato a governador da Bahia sr. Jaques Wagner, na minha cidade, no mesmo dia acontecia um outro (também aqui), que era o de Paulo Souto, onde tinha trio elétrico, fanfarra, charanga, zambiapunga (grupo de folclore local) e outros bichos. Mesmo assim preferi ficar com meus idéais.
Em nosso comício podiamos contar a quantidade de gente. Mas ali estavamos os mais fiéis e conscientes eleitores, ao passo que do lado de lá estavam: Claudio Queiroz, Ramiro Campello, Agenildo Ramalho e toda corriola.
O comício transcorria normalmente. Quando de repente o nosso candidato falou: “olha, quem vai trazer os recuros aqui pra Bahia, não sou eu não, é essa pessoa aqui ó”, e trouxe pelo braço uma mulher mulata bonitona, “é ela que tem moral com Lula (que era candidato a presidência e despontava em primeiro lugar nas pesquisas), não sou eu não, é ela que vai falar com o Lula, podem ficar tranquilos”.
Realmente, qualquer presidente atenderia a um pedido de uma mulher bonita como aquela. Mas mesmo assim, fiquei pensativo: será porque aquela mulher tão bela tem tanto moral com o Lula, e o Wagner (que se caso venha ser a um chefe de estado) não tem? Mas logo em seguida ele deu a resposta pra minha dúvida. Enfim, tratava-se de sua esposa, dona Maria de Fátima.
Seis anos se passaram, dois deles com Jaques Wagner no poder, não vimos nenhuma obra, nenhuma ação, que pudessemos louvar ao nosso governador. A segurança no estado está nos fazendo sentir falta do PFL, soube que o nosso efetivo na polícia teria que ter 35.000 homens, mas só temos 17.000, não vou entrar em outros detalhes do que falta, mas vou perguntar ao governador: Não está na hora de usar sua arma principal? A dona Maria de Fátima? Se é que ela realmente tem moral com o presidente Lula?
Sei não viu governador, mas o senhor está me fazendo lembrar do nome que deram ao ex-governador João Durval; “João Banana”, que por sinal não faziam justiça com esse título que o deram, mesmo porque ele foi o menos ruim dos governadores, posso dizer isso porque na época eu tinha 23 anos e acompanhei o seu trabalho.
Agora, depois dessa eleição pra prefeito, em que o senhor apoiou em cada município dois, treis candidatos, inclusive aqui em Valença onde tinha um candidato natural do PT, que o senhor nem visitou, porque apoiava Claudio Queiroz (que é um carlista) e Ricardo Moura.
Só nos resta dizer que o título de “banana” vai ficar melhor no senhor. E Passaremos a chama-lo; Jaques Banana ou Wagner Banana, como queira.
Pronto pessoal, abrimos agora a temporado dos homens fruta, já temos o homem banana, agora vamos ver quais as frutas vão servir pro Claúdio e pro Ramiro, podem arranjar uma pra mim também.
Agora vou convocar meu exército. Alô Luis Carlos, Lina, Leo, Nana, Oliveira, Mille, Elena e Irismário vamos arranjar a fruta certa pros nossos políticos? Vejam la o que voces vão me aprontar viu!?
Um abraço.
[…] medida confirma uma informação que já havia sido antecipada pelo Blog do Pelegrini em 22 de maio, quando publicamos…
Valeu, Eliezer, a satifação foi minha de viajar com um dos profissionais mais gabaritado da área.
Meu caro, Será que o povo vai prestigiar esses "eventos"?! Espero que tenha sucesso em cada bairro, que se valorize…
Profissional exemplar
Querido Pelegrini, que satisfação te conhecer pessoalmente, gratidão pelas palavras de reconhecimento. Sempre digo que "quem não vive pra servir,…