VALENÇA: “UMA DAS CIDADES MAIS VIOLENTAS DA BAHIA”

image

Um leitor postou um comentário em nosso blog sobre a morte do secretário de Camamu e finalizou com a seguinte frase: “Sinceros sentimentos a Família de Fabrício, que morreu em uma das cidades mais violentas da Bahia…” Hoje pela manhã acompanhando o programa de Dorgival Lemos, ouvi um comerciante da cidade em uma entrevista a Rodrigo Mário, dizer que está desfazendo o serviço de correspondente bancário em sua farmácia porque está com medo dos acontecimentos violentos que vem tomando conta da cidade. Vizinho a esse comerciante tem também uma farmácia que a pouco menos de um mês foi assaltada por bandidos e depois do assalto pegaram uma motocicleta, calmamente foram embora.

Conversando ontem com o radialista Ciro Pimentel, ele me disse que pretende mudar o estilo do seu programa. “Só se fala em violência, estupro, roubo, assassinatos, assaltos. Vou mudar isso e parar de dar essas informações, não agüento mais”, desabafou.

Estamos diante de uma guerra civil, aonde os mais necessitados vão à busca dos seus direitos. Saqueados pelos políticos desonestos desse país, aliás, não quero excluir nenhum político porque de uma forma ou de outra os que são honestos contribuem para a roubalheira quando fazem vistas grossas para a administração pública, eles tentam recuperar o que perderam e nós que não temos nada a ver com isso pagamos com nossos patrimônios e vidas. Enquanto isso, os políticos canalhas, ficam em suas mansões com seus seguranças na porta para não concederem o perdão de 100 anos aos seus comparsas.

Quando cheguei a Valença (conto sempre essa história) alugamos uma casa para uma república com seis jovens (da qual eu também fiz parte), abrimos a porta da casa para entrar e só fechamos quatro anos depois quando devolvemos as chaves. Imaginem o excesso de tranqüilidade que nós tínhamos no passado! Hoje temos este triste quadro de violência numa cidade de pessoas tão boas e trabalhadoras.

Ao meu amigo Ciro: já pensou quando seu programa não mais falar em violência e no momento em que um ouvinte pedir para tocar uma música, dizer que é uma lembrança de um ente querido que foi morto por um bandido num assalto? Aí você vai ter que desistir do rádio.

19 Respostas para VALENÇA: “UMA DAS CIDADES MAIS VIOLENTAS DA BAHIA”

  1. FARAO março 11, 2010 às 10:09 am #

    Acho q isto está com seus dias contados, pois o nosso Ten Coronel Uzeda já está arrumando as malas pra ir embora….
    Acho que o novo comandante deve vir pra colocar uma nova mentalidade…

  2. indignado março 11, 2010 às 12:10 pm #

    pelegrini, coloque uma enquete em seu blog perguntando se o povo é a favor ou contra ao uso de capacete em nossa cidade.
    O que vejo é que deveria proibir o uso de capacetes , porque é um meio de esconder o rosto e conseguir fazer assaltos e omicídios sen que ninguém o indentifique-o.

  3. Lúcio Cardoso março 11, 2010 às 4:34 pm #

    Pelé,

    já ouvi falar de municipios da BA que estão proibindo o uso de capacete p diminuir o indice de crimes.

    Numa boa!!!

    Achei que era piada!!!

    Pra começar, como uma lei municipal pode contrariar o código nacional de transito?!?!?!

    Fica parecendo a história do marido que flagrou a esposa o traindo no sofá da sala, manteve a esposa e mandou trocar o sofá!!

    É cada idéia!!

    Só rindo!!

    Abç.

  4. Cidadão Atento março 11, 2010 às 4:44 pm #

    É mesmo muito triste. A SENSAÇÃO DE IMPUNIDADE e que não tem uma SEGURANÇA PÚBLICA que nos proteja nos deixa nesse estado de pânico!

    Somos prisioneiros na nossa própria casa, refém desses bandidos e das autoridades que não fazem o seu papel.

    Caros cidadãos, pensem bem em quem votarão nas próximas eleições!

  5. Jorge Silva março 11, 2010 às 5:05 pm #

    Uma boa idéia Indiginano!
    O meu pai foi assaltado na porta de casa à noite por dois assaltantes armados que estavam em uma motocicleta preta usando capacetes.
    Até hoje não se sabe quem foi os assaltants , por motivo de não ver o rosto e pela quantidade de motocicletas pretas existentes em Valença.

  6. gaso do tento março 11, 2010 às 6:43 pm #

    tem que sair o prefeito ruim, atrazado e o cel. UZÊDA este cel. não tem mais vontade de ficar em valença, MUDANÇA JÁ ???? é melhor colocar J. ALMEIDA no comando de valença, ou o policial civil CÂNDIDO.

  7. Dias março 12, 2010 às 8:47 am #

    pois e meu caro pelegrini, OSNI da farmacia taperoa roubado duas vezes empleno calçadão as 13 horas, deixou tambem de receber, agua luz e outros boletos, por falta de segurança.. pelo amor de Deus as autoridade ñ vem isso o chefe da polícia não faz nada tem que ir embora..o cara ñ faz nada a policia militar que tanto nos orgulha ta ai parada no tempo, e interessante e o unico quartel que conheço que tem grades nas portas e janelas, se a policia ta comedo e se trancado imagine nos simples mortais.. estamos f…..

  8. Emanoel Passos março 14, 2010 às 12:18 am #

    Boa noite!! É muito lamentável que uma cidade “pequena” tenha uma violência parecida com as de cidade “grande”. Recentemente um ladrão entrou na casa da minha mãe e roubou celulares, relógio e outros objetos. No entanto nos perguntamos de quem é a responsabilidade dessa cidade ser tão violenta? Será que é do Governo do Estado que construiu um presídio na cidade e, quando os presos são soltos acaba indo pra margens da cidade? Será que é do poder Judiciário que talvez passe muito a “mão na cabeça” dos vagabundos em virtude do tal Direitos Humanos (que só serve para os criminosos)? Ou será que é por falta de policiamento? Bom, independente disso, Valença precisa urgentemente que a ordem da cidade seja restabelecida para que seus habitantes vivam com mais tranqüilidade.

  9. Beto março 15, 2010 às 2:31 am #

    Pelé….eu também pude desfrutar dessa Valença tranquila que vc tanto fala. E não é mentira não…Existiu mesmo!!!!Mas hj,velho amigo,a “parada está sinistra”!!!! O cidadão de bem cada vez mais assustado,preso em sua casa com medo de ir até à padaria da esquina, e os vagabundos “tirando onda”,matando,roubando.etc,etc e com a certeza da impunidade,que é o pior de tudo isso.Até qdo ficaremos assim????
    Será que só tem “autoridades competentes” para processar os policiais que procuram fazer seu trabalho e reagem às ações dos vagabundos e por isso sofrem punição e acabam pagando cestas básicas????
    Direitos humanos….ai ai!!!! Prefiro nem falar nisso!!!
    Algo tem que ser feito…e é URGENTE.
    Abração.

  10. Lei Federal março 15, 2010 às 4:12 am #

    O problema é sério, pois existe uma lei federal que obriga o uso do capacete para motociclistas… Itaparica está vivendo esse mesmo impasse de Valença e chegou a proibir o carona de usar o capacete, mas uma lei municipal não pode ir de encontro a uma lei federal… Em São Paulo estão querendo criar uma lei onde o motociclista tenha um colete com o número da placa… Mas sinceramnete não sei se até ai não haverá uma “armação”… Há ainda um grupo que quer extinguir o lugar do carona, ou seja, s motocicleta só ter um lugar… Mais uma problema que não vejo solução de imediata!

  11. pelegrini março 15, 2010 às 9:14 am #

    Nosso querido amigo Beto, de volta aos comentários, que bom! Pois é meu amigo, nunca imaginamos que nossa terra chegasse a esse ponto, não é mesmo? Tenho certeza que ainda encontraremnos homens de bem e competentes para combater esse mal.

    FACOM, olha o Beto de volta!

    Abraço,

    Pelegrini

  12. maria de cajaiba março 16, 2010 às 9:30 am #

    Castração química para estupradores é aprovada em província argentina

    Redação CORREIO
    A província argentina de Mendoza aprovou nesta segunda-feira (15) um plano que propõe a castração química para estupradores que voltem a cometer o crime. Segundo informações do governo, um estupro é registrado a cada três dias na província.

    O governador Celso Jaque já assinou os termos que instituiem a punição. O procedimento será realizado em onze estupradores, a maioria reincidente, que desejarem receber o tratamento.

    O processo de castração química consiste na aplicação de injeções a cada seis meses que atuam diretamente no hipótalamo (zona do cérebro onde ficam os neurotransmissores responsáveis pelo impulso sexual), na hipófise (responsável pela produção da testosterona) e nos testículos (onze é produzido o andrógeno, o hormônio masculino).

    A castração ainda inclui um programa de apoio psicológico, social e farmacológico. Os estupradores que se submeterem ao tratamento poderão cumprir a pena em liberdade condicional.

    ESTA É UMA AÇÃO EM UM PAIS VIZINHO DO BRASIL, JA PENSOU SE CHEGAR NO BRASIL.

  13. maria de cajaiba março 16, 2010 às 9:37 am #

    Dilma Roussef não resite a apelo e cai no ‘Rebolation’ de Léo Santana

    Redação CORREIO
    Nem mesmo a sisuda Dilma Roussef resisitu. A ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT à presidência resolveu atender aos apelos dos humoristas do programa ‘Pânico da TV’, da Rede TV!, e caiu no suingue do ‘Rebolation’, hit do grupo de pagode Parangolé.

    A ministra participava da comemoração aos 135 anos do Jockey Clube, em São Paulo, no sábado, quando foi abordada pela equipe do humorista Carioca. No ‘Pânico’, ele interpreta a sósia de Dilma. Mesmo com o esforço da ex-prefeita Marta Suplicy, que teria pedido para que a ministra não desse entrevista ao humorista, Dilma parou e conversou por cinco minutos com o humorista.

    Trajando terninho semelhante aos usados pela ministra, Carioca desafiou Dilma a dançar o ‘Rebolation’. Apesar de avisar que não dançava bem, a ministra aceitou a proposta com a condição de que Carioca a ensinasse a dança.

    A ministra não desapontou e arriscou pequenos passos da coreografia, arrancando aplausos de uma pequena plateia que assistia curiosa à cena. A gravação deve ir ao ar no dia 21 deste mês.

    Confira o clipe oficial do Rebolation

    OLHA MEU POVO!! ATRAZ DO VOTO SÓ NÃO VAI QUEM JA MORREU, AGORA TODOS POLITICOS EMPRESTA ATÉ A MULHER OU MARIDO EM TROCA DE VOTOS, DEPOIS SÓ CACHOS DE BANANAS.

  14. Pedro Aleixo abril 3, 2010 às 9:50 pm #

    SE ACABAR OS BANDIDOS A POLICIA FICA SEM EMPREGO
    E EU NÃO QUERO FICAR DESEMPREGADO

  15. sandra silva da costa abril 11, 2010 às 4:00 pm #

    Com certeza esse Lúcio Cardoso deve ser um cabeção,achar uma piada ou qualquer coisa da parte dele sobre uma hipotese do não uso do capacete.Olha cara,se acontecesse com sua mãe,seu irmão ou seu filho, ai você ao invés de rir, iria chorar.
    Todos nós sabemos que a lei municipal não pode contrariar o código
    de trãnsito,mas nesse caso de violência,desespero de famílias,tra-
    balhadores com medo de perder a vida por vagabundos armados matan-
    do por brincadeira sem quer reagir.Então,quando se tem uma hipotese para melhorar a nossa segurança inclusive a sua,que também é um pobre coitado nas mãos desses vagabundos.Não ria não!

  16. Fernando Braga abril 12, 2010 às 12:15 am #

    Estou de acordo com vç Sandra Costa!
    Ainda ñ sei pq quando se fala na proibição de capacetes no nosso muniçipio esse Lúcio Cardoso fica nervoso.

  17. Bira do Sindmoto abril 12, 2010 às 8:33 am #

    PARA: sandra silva da costa

    SE VOCE ANDASSE DE MOTO E SOUBESSE QUE QUANDO TEM UM ACIDENTE A 1ª PARTE DO CORPO QUE VAI AO CHÃO É A CABEÇA, E SEMPRE ACABA EM MORTE. VOCE PENSAVA DUAS VEZES QUE NÓS MOTOCICLISTAS NÃO PODEMOS PAGAR O PREÇO PELA ATITUDE DE MARGINAIS QUE TAMBEM USA CARRO. QUE TAL TIRAR O TETO DO SEU CARRO E ACABAR COM O CINTO DE SEGURANÇA? OS BANDIDOS TAMBÉM USAM CARRO. PROIBIR CAPACETES É APENAS UMA ATITUDE ELEITOREIRA E TAMBEM BURRICE, PORQUE SEU FILHO OU O DO POLÍTICO, UM DIA PODE QUERER TRABALHAR COMO MOTOCICLISTA.

  18. Lúcio Cardoso abril 12, 2010 às 1:45 pm #

    A quem interessar possa,

    pra falar a verdade, nem dá muita vontade de responder… mas, vamos lá.

    Tenho habilitação pra moto e carro a quase 20 anos, graças a Deus nunca me acidentei com gravidade mas, mesmo assim, sempre usei capacete. Não por medo de multas, e sim por segurança.

    Se houver o mínimo interesse, pesquise na net sobre o número de mortes de motociclistas por dia no Brasil. Devem haver estatísticas disponíveis e, com certeza, serão assustadoras.

    PRECISO MANTER MEU CABEÇÃO EM SEGURANÇA!!!!! :p

    E não precisa ser motociclista pra entender o risco.

    Quem paga as despesas do acidentado que, na maioria esmagadora das vezes, recorre ao sistema público de saúde?!?!

    Quem arca com o imenso déficit da Previdência Social no Brasil?!?!?

    NÒS!!! Pelo menos os que pagam os impostos, né?

    Quanto ao tom de “piada” no meu post anterior, perdoem-me se não conseguiram entender a ironia. Já ouviram falar em rir pra não chorar?!?!?

    Vivo em Valença a 9 anos, por OPÇÃO de vida e tenho vivenciado, com muito pesar, o que vem acontecendo na cidade também na área de segurança pública. Temo muito pela segurança de minha família de dos amigos.

    Se algum dia, alguém investido de poder público e ou econômico, quisesse realmente tomar atitudes para mudar o quadro, eu teria pelo menos umas 20 sugestões óbvias melhores do que proibir o uso de capacetes. (educação, emprego, menos corrupção, etc., etc., etc….)

    Pra responder ao comentário postado acima, estaria de bom tamanho.

    Porém, como sei que outras observações menos cordiais e até mesmo ofensivas tiveram que ser barradas pelo moderador, só mais uma coisinha.

    Eu sou educador e agente de inclusão social nesta cidade!!

    Posso hoje, agradecendo a Deus, encher o peito e dizer que estamos colaborando para manter jovens longe do caminho das drogas e do crime, apesar da falta de apoio e consciência social-esportiva do poder público e da sociedade em geral, salvo alguns amigos que nos apoiam, afirmo que nosso Projeto é um sucesso na vida das famílias que dele participam.

    Sendo assim, procurem canalizar a angustia e a revolta pela situação atual para ações concretas pelo bem estar da cidade, todos tem talentos que podem ser aproveitados para o bem comum, não é mesmo?

  19. maria da conceiçao março 17, 2013 às 5:30 pm #

    As pessoas tem que ter a certesa que cristo esta chegando.E essas pessoas que estao matando,estrupando,esquartejando nao sabe o que,estao fazendo quando chegar o dia do juizo final pois quando se vivo ,sentes dór.porque o espirito´`esta no corpo,p doror isso vem a dor.eles vao arder no fogo do inferno,nao vai ter pai nem mae.para livar como acontece na cadeia, pai,mae,irmao,toda familia pagam para os advogados.la filho choram e mae nao ver;por isso tem aquele dito nao faça aos outros,o que voce nao queria que fizese com voce. eu estou preocupada meu pedreiro viajou dia,26/1/2013 para fazer um voltaria com um mes,ate hojdo morro de sao pae nao voltou,o nome dele e manoel,mais conhecido por noel ele tem uma irma,nao sei o nome dela nao,mais tem uma barraca na praia morro de sao paulou quem conhecer peça para notícias,pois estou preocupada.sem notícias.se o conhece mande ele ligar,por favor!!!!!!!!!meu nome é conceiçao/Obrigada.

Deixe um comentário