Inmet emite alerta laranja de tempestade para 110 municípios da Bahia

Vitória da Conquista é uma das cidades em alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (6), um alerta laranja de tempestade válido até as 10h de sexta-feira (7), atingindo 110 municípios baianos. O aviso indica perigo potencial devido a fortes chuvas e ventos intensos que podem causar prejuízos em diversas regiões do estado.

A previsão aponta chuvas entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm por dia, acompanhadas de ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Segundo o Inmet, há risco de cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

As áreas afetadas estão distribuídas pelas regiões Centro-Sul Baiano, Extremo Oeste, Vale São-Franciscano da Bahia e Sul Baiano. Diante do alerta, o instituto recomenda atenção redobrada à população.

Orientações do Inmet

  • Evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, pois há risco de quedas e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
  • Desligue aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia.

Municípios atingidos

Entre as cidades sob alerta estão: Vitória da Conquista, Eunápolis, Itapetinga, Guanambi, Brumado, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Itamaraju, Itambé, Itarantim, Ibotirama, Rio de Contas, Santa Maria da Vitória, Correntina, Caetité, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Caculé, Tanhaçu, entre outras.

O alerta segue válido até a manhã de sexta-feira (7), e o Inmet continuará monitorando as condições climáticas. A população deve acompanhar as atualizações pelos canais oficiais do órgão e das defesas civis municipais.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *