ECOesão Garapuá convoca moradores e visitantes para o Dia Mundial da Limpeza

NESTE SÁBADO, 20 de setembro, a partir das 8h, o vilarejo de Garapuá será palco de um Mutirão Ecossistêmico de limpeza da praia e do manguezal. A ação integra o movimento ECOesão, que reúne estudantes, professores, pescadores, marisqueiras, comerciantes, turistas, servidores municipais e instituições locais em defesa da vida, do oceano e da conservação da natureza.
O mutirão vai mobilizar pessoas de todas as idades para a limpeza da praia, das águas e do manguezal, reforçando a importância da união pela preservação do oceano e de ecossistemas ricos em biodiversidade, mas frágeis diante da poluição plástica, do turismo em massa, do crescimento desordenado e das mudanças climáticas. Quanto mais limpos e protegidos estiverem rios, manguezais e lagoas, maior será a riqueza de vida para as presentes e futuras gerações.
UMA AÇÃO DA COMUNIDADE PARA A COMUNIDADE
A iniciativa é realizada pela Regata Tour Salvador–Garapuá, em parceria com o Coletivo Mulheres no Timão, a Pousada Porto Veleiro, a Prefeitura de Cairu e a Escolinha de Reforço Escolar Cantinho da Pró Juli, com a força da ECOesão de moradores. O movimento fortalece laços de cooperação e o sentimento de pertencimento local.
PRÓXIMOS PASSOS
A mobilização não para por aí. Entre os dias 4 e 7 de dezembro, a comunidade de Garapuá receberá a Regata Tour Salvador–Garapuá, coordenada por Maurício Sacchi e Carlos Coutinho, com a participação do Coletivo Mulheres no Timão, que marcará presença com a Caravana da Cidadania Tanto Amar Tanto Mar.
Crianças e jovens serão protagonistas ao vivenciar a metodologia TransforMAR, conduzida pelas Mulheres no Timão — Jacqueline Moreno, Anna Paula Greck e Adriana Muniz — com o apoio das educadoras locais Juli Santos, Alice Costa, Irá Silva dos Santos e Bia da Guará Films e Fazenda Pontal. Educação ecossistêmica, saúde integral e cidadania atuante serão os eixos que vão orientar as ações e engajar esportistas, velejadores, ambientalistas, moradores e visitantes em uma grande celebração da cultura oceânica, que incluirá diálogos ecossistêmicos sobre equidade de gênero, cooperação e, atividades de saúde como atendimento odontológico e teste de glicemia, além de cirandas literárias e ecovivências com participação especial do Projeto Baleia Jubarte. As iniciativas de economia circular contarão com a parceria da Sedes – Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Prefeitura de Cairu.
MULHERES NO TIMÃO: NAVEGANDO POR EQUIDADE E SUSTENTABILIDADE
O Coletivo Mulheres no Timão nasceu para fortalecer o protagonismo feminino no universo socioambiental. Idealizado por Jacqueline Moreno e consolidado em aliança com Adriana Muniz e Anna Paula Greck, o projeto promove a cultura oceânica em eventos náuticos e terrestres, ao mesmo tempo em que fortalece laços femininos e valoriza a liderança compartilhada. Suas iniciativas unem educação ecossistêmica TransforMAR, saúde integral, cidadania atuante, pensamento crítico, cooperação e sororidade, inspirando mulheres a ocuparem o timão da transformação social e ambiental.
Inspirado nos princípios de vida da família marinha dos golfinhos-rotadores — exemplos de sociedade cooperativa e sinérgica — e nos fundamentos do consumo consciente — eliminar resíduos, circular materiais e regenerar a natureza —, o movimento promove a ECOesão, uma rede de cooperação que amplia a resiliência comunitária, incentiva o consumo consciente, reduz impactos ambientais e fortalece a regeneração da natureza. A metodologia TransforMAR reforça a imaginação, estimula a curiosidade e acelera a construção do conhecimento coletivo, engajando crianças, jovens e adultos na criação de soluções inovadoras.
O timão simboliza a liderança compartilhada e a força do trabalho em equipe, ressignificando espaços tradicionalmente masculinos e impulsionando mulheres a assumirem o leme de suas trajetórias com coragem, cooperação e propósito comum, rumo à equidade e à regeneração social e ambiental.
Com presença ativa em eventos nacionais e internacionais, festivais, regatas, expedições, ecovivências e projetos comunitários, as Mulheres no Timão reafirmam: Cuidar do oceano é cuidar de todas as formas de vida.
Participe dessa corrente de cuidado e transformação:
- 20 de setembro – Mutirão Ecossistêmico ECOesão Garapuá
- 4 a 7 de dezembro – Regata Tour Salvador–Garapuá,
com a Caravana da Cidadania Tanto Amar Tanto Mar






Marcos Medrado o senhor perfeito o senhor deveria ter empatia pelos pais de família no qual eles estão lá no…
Você Prefeito Marcos Medrado você tem que ser profissional coisa que você não tá sendo por conta que você tá…
Talvez, se Hildecio pedir, pode destravar a obra (fiasco) da orla de Valença, prometida mais uma vez em camapanha eleitoral…
Ninguém gosta de um sorriso maroto durante um dia, e porrada o ano inteiro.
O Carlismo é uma herança triste, mais só obras não resolvem, implantar uma administração eficiente e sem apadrinhamentos, é o…