Dáttoli emite comunicado esclarecendo, em detalhes, sobre a operação dos terminais de Cairu

A empresa Dattoli Transportes informa que continua administrando os terminais marítimos de Morro de São Paulo e Gamboa, na Ilha de Tinharé, município de Cairu, sob a tutela do Estado.
Gestão dos terminais de Morro de São Paulo e Gamboa estão sujeitas à AGERBA
Até junho do ano passado, a empresa possuía uma concessão pública com a Prefeitura de Cairu. Ocorre que a AGERBA retomou os dois terminais e voltou a ser a reguladora. Portanto, nesse caso, a gestão da empresa se submete ao Estado e não tem mais nenhum vínculo com o município, exceto o compromisso fiscal, pois paga regularmente todos os seus impostos e tributos referentes aos terminais de Cairu à Prefeitura.
Arrecadação e destinação da TUT
Outro ponto importante é o fato de que a empresa Dáttoli arca com todas as despesas referentes ao pleno funcionamento dos terminais, inclusive os salários dos colaboradores e a manutenção dos píers, garantindo assim a rotina de embarque e desembarque dos passageiros com segurança e sem nenhuma interrupção, já que ficam abertos 24 horas.
Valor da TUT é definida pela AGERBA em toda a Bahia
Ainda em relação a TUT – Tarifa de Utilização do Terminal – a cobrança é totalmente regular, com preços definidos pela AGERBA. É esta receita usada para assegurar que os terminais continuem em operação, assim como acontece em todos os outros terminais da Bahia e do Brasil: Hidroviários (Marítimos ou Fluviais) e Rodoviários. Ou seja, em qualquer equipamento de embarque, aquático ou terrestre, todos os usuários pagam, além da passagem, uma tarifa.
A respeito de uma isenção aos moradores das ilhas, isso já acontece, uma vez que a Dáttoli oferece gratuidade a quem embarca entre Morro de São Paulo e Gamboa e vice e versa, trecho dentro do município de Cairu.
Para quem viaja no roteiro intermunicipal (entre Valença e Cairu) a Justiça já decidiu que a isenção é ilegal e as leis municipais inconstitucionais. A alternativa seria o município sustentar a recomposição, assim como já ocorre, por exemplo, em Mar Grande, onde a Prefeitura subsidia a tarifa da população junto à SOCICAM, empresa que gere o Teminal Marítimo de Vera Cruz.
Os públicos determinados por lei tem gratuidade concedida nos terminais administrados pela Dáttoli, a exemplo dos idosos e das crianças de até 5 anos.
Valor das passagens
A cobrança de passagens é de responsabilidade da Astram – Associação de Transportes Marítimos de Valença e Cairu, a qual a empresa Dáttoli é apenas uma das filiadas. Os preços praticados atualmente no percurso Morro X Gamboa X Valença foram determinados pela associação que recentemente reajustou os valores.
Seguimos à disposição para qualquer esclarecimento adicional que se fizer necessário.
Atenciosamente,
Grupo Dáttoli






Marcos Medrado o senhor perfeito o senhor deveria ter empatia pelos pais de família no qual eles estão lá no…
Você Prefeito Marcos Medrado você tem que ser profissional coisa que você não tá sendo por conta que você tá…
Talvez, se Hildecio pedir, pode destravar a obra (fiasco) da orla de Valença, prometida mais uma vez em camapanha eleitoral…
Ninguém gosta de um sorriso maroto durante um dia, e porrada o ano inteiro.
O Carlismo é uma herança triste, mais só obras não resolvem, implantar uma administração eficiente e sem apadrinhamentos, é o…