DE DÉBORA: QUE TEM SÍNDROME DE DOWN, PARA A JUÍZA QUE A DESRESPEITOU: “ENSINO AS CRIANÇAS A TER RESPEITO PELOS OUTROS”
Hoje pela manhã, minha filha Mariana que tem um filhinho com síndrome de down me mostrou um comentário de uma juíza, que vazou do grupo privado que ela participa, sobre seu preconceito aos portadores da síndrome. No comentário, a senhora Marília Castro, desembargadora do TJRJ, comenta: “Apuro os ouvidos e ouço a pérola: o Brasil é o primeiro país a ter uma professora portadora de síndrome de down!!! Poxa, pensei, legal, são os programas de inclusão social… Aí me perguntei: o que será que essa professora ensina a quem?”, como nesse grupo privado que essa juíza participa tem pessoas que não comungam com suas ideias, aí essa pessoa fez questão mostrar sua intolerância.
Mas a professora Débora Seabra de Moura respondeu à desembargadora Marília Castro Neves, que a ridicularizou no Facebook. Débora tem 36 anos e trabalha há 13 como assistente em um colégio particular e tradicional de Natal, a Escola Doméstica.
É autora de livro infantil chamado “Débora Conta Histórias” (Alfaguara Brasil, 2013) e já recebeu convites para realizar palestras em várias partes do Brasil e no exterior.
Em 2015, por ser considerada exemplo no desenvolvimento de ações educativas, recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação em Brasília.
Abaixo, sua carta aberta:






janeiro 9, 2026 às 4:28 pm Excelente texto! Mas, tem babacas que não entendem o que é soberania ou não…
Excelente texto! Mas, tem babacas que não entendem o que é soberania ou não querem entender! Esses imbecis são os…
Reflexão pertinente sobre um tema cada vez mais presente. Os avanços tecnológicos pedem análise cuidadosa, responsabilidade e diálogo.
Obrigado Jorge!
Boa noite falou a mais pura verdade estou contigo e não abro