SER POLICIAL…
Por Helton Brandão*
Às vezes, me pego refletindo, e, questionando o que é realmente “SER POLICIAL”?
De imediato me vêm reflexões instantâneas, as quais são: a maneira como me vejo e defino, e a maneira como a sociedade me vê e me define.
Para a sociedade SER POLICIAL é estar presente nos momentos que ela mais necessita, podendo oferecer a tão agradável sensação de segurança, a qual há muito tempo não é observada pelas pessoas; por outro lado, muitos acreditam que SER POLICIAL é ganhar o dinheiro, pago por eles, e por nós também, é claro, segundo essa mesma sociedade, sem o mérito devido; é “passear” de viatura gastando o combustível do estado; é incômodo quando está por perto, sendo olhado atravessado por muitos, e, indispensável quando esta distante, e se sente a sua falta pela necessidade urgente que clama por ajuda. Ah, SER POLICIAL! SER POLICIAL é poder vestir aquela farda, colocar os apetrechos, assumir mais um dia de serviço se sentindo o mais poderoso de todos os super heróis; é poder atender a uma ocorrência, lograr êxito e ser recompensado com um sorriso de canto de boca da pessoa a quem você serviu, da criança que te viu passar, do adulto, do idoso ou de qualquer outra pessoa que te abençoa e intercede a Deus por sua proteção; é ter convicção que está fazendo a coisa certa, tendo milésimos de segundos para decidir, mesmo que a decisão não tenha sido a mais acertada para aquela particular ocasião; é poder voltar pra casa no fim de mais uma jornada de trabalho, ser abençoado pelos pais, recebido pelos filhos, acalentado pela esposa, sendo revigorado depois de um dia estressante para posteriormente voltar ao exercício de sua incessante atividade; é buscar forças para ficar de pé, nos momentos em que tudo lhe faz ser jogado pra baixo; é socorrer, interferir, ser imparcial, mesmo que essa imparcialidade não seja visualizada por aqueles envolvidos em uma ocorrência; é ser duro e rígido quando precisa ser duro, e, ser flexível e “coração mole” quando também é necessário; é prezar pela legalidade, justiça e bom senso, mesmo quando muitas vezes esses critérios e conceitos não são disponíveis para nós; acima de tudo, SER POLICIAL, é ser gente, ser humano, e, que como todo ser humano tem as mesmas necessidades, desejos, qualidades e sobretudo defeitos, os quais devem ser entendidos e observados pela sociedade, sem contudo, ser motivo de humilhação e desdém para uma classe tão indispensável para a existência dessa mesma sociedade.
Apesar dos pesares, tenho muito orgulho de estar como membro de uma corporação composta por policiais, e, acima de tudo, me orgulho e sou feliz em: SER POLICIAL.
*Helton Vinícius Brandão de Castro, pedagogo graduado pela UNEB desde 2005, especialista em Metodologia do Ensino Superior pela FACE, bacharelando em Direito pela UNEB, Sargento da Polícia Militar da Bahia desde 1998, POLICIAL.
Parabéns! Sargento, não refresque a bandidagem! Pra cima deles! E se possível, não traga eles algemado , traga eles na horizontal!
Interessante este artigo, hj logo cedinho estava a assistir os jornais matinais e houve um comentário semelhante a este, porém o apresentandor falava do respeito que a população TINHA pela polícia e realmente é verdade, pq será???? Tenho zilhões de pensamentos sobre isso, mas gostaria de saber pq será q a população olha hj a polícia como inimigo??? há motivos???? quais??? são tantos os questionamentos q fico as vezes perturbada,pois conheço boas pessoas e sei q em qualquer profissão existem bons e maus profissionais, porém qd se fala em polícia a dimensão é maior e isso me entristeçe, pois eu preciso da polícia, tds nós precisamos.. o q fazemos???
Corrigindo: “algemados”
Me admiro do exemplo desse grande homem,amigo da comunidade valenciana.Parebens sargento Helton.
Parabéns Helton você é 10 além de tudo escreve bem
Clériston Sores
SER POLICIAL, é ser gente, ser humano, e, que como todo ser humano tem as mesmas necessidades, desejos, qualidades e sobretudo defeitos, os quais devem ser entendidos e observados pela sociedade, sem contudo, ser motivo de humilhação e desdém para uma classe tão indispensável para a existência dessa mesma sociedade.
Sei que vc reuni todas as qualidades de um bom profissional e um ser humano incomparável… Vc tem formação familiar e tem principios religiosos, vc é uma pessoa maravilhosa, que o senhor Deus continue a lhe abençoar sempre – digo abençõe a vc, sua família, a toda corporação da PM e tb a todos nós!
Um forte abraço guerreiro!
Essas palavras só poderiam sair da mente de meu colega, brilhante enquanto professor,e capaz na sua missão de serepolicial. Tenho orgulho de ser sua colega.
mim orgulho de ter uma esposa tambem policial!
Helton, grande amigo!
Brilhante texto! Parabéns pela sua lucidez e, acima de tudo, paixão pelo que faz!
Parabéns grande colega prof. e Policial Helton.Você conseguiu explicar singelamente o Sentimento de Ser “um Bom” Policial.
Você é exemplo a ser seguido caro colega.Parabéns!
Fico muito feliz em ler matéria tão pertinente, bem redigida que consegue reunir em poucas palavras a missão árdua de ser um bom e competente policial. Vc eh especial maridão!
Parabéns, de uma forma simples, direta e sincera, valeu comando, seu amigo tem orgulho em ser seu subordinado e colega. Um exemplo profissional e pessoal para muita gente, começando por mim, quem o conhece sabe que suas palavras refletem a sua personalidade e caráter, pena que muitas vezes apenas olham para a farda e esquecem que quem veste a mesma é um ser humano dotado de virtudes, defeitos, sonhos, decepções, ou outros sentimentos inerentes de qualquer um que faz parte de uma sociedade em construção (ou destruição?). Selva, força e paz, amigos para toda hora!
é muinto gratificante a sua colocação comando,pelas essas qualidades de palavras afirmada e o infinito conhessimento que sua pessoa tem e possa passar para aqueles que não sabe um terço de nossos momentos ali naquele momento,é um orgulho telo como um dos melhores comandate em nosso perimetro profissional,sussessos um forte abraço!!!!!!!!!!!!!
Meu orgulho, minha fonte de inspiração, meu irmão, meu parceiro, grande homem, forte e verdadeiro, como poucos até hoje eu já vi. Amo vc, me espelho em vc e saiba que pra mim vc é o melhor irmão do mundo e o melhor e maior Policial do mundo!!! Selva Guerreiro, Força e Honra sempre!!! Deus nos proteja de todo o mal.
Parabéns parceiro! Suas palavras condizem com o que estamos acostumados a ver no dia-dia: Um homem que empenha em suas ações a mesma firmeza de suas convicções na luta por justiça e igualdade, sem perder a sensibilidade de ser bom amigo, pai, filho, esposo, irmão, policial… enfim, um cidadão com plena consciência da importância de seu papel na construção de uma sociedade melhor e mais humana.
Parabéns Pai :que Deus continue te abençoando sempre nessa sua profissão.