Pânico: A Crise Financeira

Prezados,

Hoje fui consentida pelo dono do blog (meu pai) a fazer uma postagem que considero de extremo “valor”!

Em 1929, acontece o primeiro momento real de crise do capitalismo, onde abalou todo o alicerce da economia mundial.

Crise

Crise

A produção cresce, o consumo diminui, a bolsa de valores quebra, as indústrias entram em bancarrota, ou seja, falência e a miséria impera!

Em 2007, tivemos o início dessa crise.. e 2008, o Brasil está preparado para essa turbulência que está deixando os mercados financeiros e as bolsas instáveis.

De quem será a culpa?

O presidente Lula, pede calma as pessoas para que não entrem em pânico e continuem consumindo, pois poderá elevar o número de pessoas desempregadas.

Devemos admitir que há um impacto, a crise afeta a todos, porém é necessário que saibamos enfrentá-la.

A crise é tão séria e tão profunda, que ainda não sabemos o tamanho da crise, certamente seja uma das maiores crises econômicas que o mundo já viu,podendo trazer prejuízos para todos nós. Mas,o presidente afirma que estaremos firmes para não deixar que esse impacto seja tão grave!

Devemos acreditar no mercado interno desse país? será que seremos vítimas como já fomos outras vezes?

Vamos torcer, para que os Americanos resolvam o problema!

Postado por: Mariana Pellegrini

Você pode gostar...

15 Resultados

  1. TODOS disse:

    Mariana, tem uma galera na turma que lê os jornais estrangeiros e nós não temos ilusão… “Vem chumbo grosso” por ai… Lula estava parado no tempo e subestimou a crise, agora mostra-se preocupado…Os analistas econômicos já tinha sinalizado e ele ignorava… Lemos que o Ministro da Fazenda e o Presidente do BC foram ao Congresso… Não somos especialistas na área econômica, mas achamos que em virtude da globalização, essa crise é pior que a de 29… Mas isso é uma opinião nossa e lamentavelmente, nesse quisito não podemos fazer nenhuma gracinha…

  2. Todos disse:

    GENTE,

    Que história é essa das contas da Câmara não serem apovadas? Lá no Rolando só se fala nisso… Quem é o Presidente da Câmara? É do lado ou oposição a Cláudio?

    Alguém pode nos dizer (pode ser como anônimo) qual o nome de Dário?
    Queremos dar “uma gogada” nele…Ver se ele tem o Lattes (acreditamos que não, pois é só um empresário e não um pesquisador), saber qual sua formação, prá ver se bate com as nossas suspeitas sobre Eleitor Assíduo…

    Por favor, quem está lançando o dvd de Cláudio?

    Gente, tem posts para os comentaristas fixos, ok? Se quiserem responder, postem aqui, ok?

    Beijos!

  3. Todos disse:

    Pitanga, não esqueça de no espaço do leitor, leia-se futuro jornal, colocar uma letra maior, tá?

    Gostamos daquele formato de A TARDE (tipos liks de política, etc) que são colunas fixas…

    Alguém pode responder quais as rádios de Valença e suas respectivas frequências e audiência?

  4. Todos disse:

    Apontar um culpado é difícil, existe um conjunto de fatores, de equívocos e como os USA controlam a economia mundial, é de lá que esperamos uma reorganização…
    Desde a época de FHC o Brasil conta com uma boa equipe de economistas que dão a sustentação que vivemos hoje (um “CERTO” equilíbrio)e como vivemos uma hiper inflação no passado, entramos no OBA OBA de Lulinha PAZ E AMOR e desse pseudo mar de rosas! Mas a coisa não é tão boa como eles dizem que é… Entendemos que AS PALAVRAS agora são fundamentais… Qualquer coisa mal interpretda pode virar um problemão…

  5. Todos disse:

    Como não somos dos mais otimistas, fomos pesquisar com os que são e fizemos o CC – CV do portal do Terra e da Uol e ai está… Tomara que estejam certos:

    “Essa crise ainda terá uma grande duração, mas não necessariamente com essa fase aguda em que se encontra neste momento e que travou realmente todas as operações do mundo”, disse o ministro, que debate com os senadores os reflexos da crise internacional sobre a economia brasileira.

    Segundo Mantega, os primeiros sinais de que a crise se tornará mais amena em breve foram dados com a mobilização de vários países que, juntos, tomaram medidas de grande amplitude.

    “Esses impactos conseguiram dar uma abrandada nesta crise e restabeleceram um pouco da confiança, e o sistema começa a dar sinais de que está voltando a funcionar”, afirmou o ministro.

    Para o ministro, o crédito global continuará restrito em função da atual crise, que levará a uma forte desaceleração da economia dos países desenvolvidos. “Nós vamos continuar no mundo com crédito restrito e custo maior, em função da desalavancagem que vai ocorrer. É inevitável uma forte desaceleração dos países mais avançados”, disse.

    “A luta dos países avançados é impedir que caiam numa depressão como aconteceu em 1930”, acrescentou. “De qualquer forma, haverá de fato uma desaceleração da economia.”

    Ainda tem mais, COMO A PALAVRA, A FUTURA CANDIDATA DA PRESIDÊNCIA:

    A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou nesta sexta-feira, em Brasília, que não existe possibilidade de o Brasil ter que enfrentar um período de recessão como conseqüência da crise financeira internacional. “Não tem essa possibilidade (de recessão). Nem a oposição acredita nisto”, afirmou.
    Mantega ainda:

    O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez nesta quinta-feira um apelo para que o consumidor não pare de comprar, apesar de a economia mundial enfrentar um momento de crise financeira.

  6. Oliveira disse:

    Beto, vc leu a coluna de Samuel Selestino online?

    Quem não assina A TARDE online pode ler alguma coluna?

    Caso afirmativo, por favor, me diga o caminho das pedras, ok?

  7. Oliveira disse:

    Pelegrini, hoje é o dia das bruxas e parece que elas estão soltas na Câmara daí, não é mesmo? Parece que estão fazendo a festa…

  8. Todos disse:

    Alguém pode postar o email das rádios de Valença?Ou o telefone?

  9. Kadu disse:

    Parabéns a Mari, pela brilhante idéia de postar sobre a crise. Os clãs dos pelegrines têm como tônica a inteligência e a sagacidade. Atualíssima essa temática.
    A crise realmente afeta a todos. Torço, sinceramente, para quem a criou, que da mesma forma, possa resolvê-la. NÃO DEVERIA SER PROBLEMA NOSSO. MAS ACABAREMOS PAGANDO A CONTA PARA OS ESTADOS RICOS E PARA AS FAMILIAS CALOTERAS NORTE-AMERICANA, EM DETRIMENTO DOS NOSSOS. ESSA ACABRÁ SENDOA DURA VERDADE. (SIC)
    Sobre o mercado interno, acho que nos dias atuais, não temos a mínima condição de enfrentarmos uma crise como essa, tão aquilatada e com efeitos inimagináveis. Os nossos portos e aeroportos, ferrovias e indústrias, por exemplo, e mais, a capacidade de consumo são reduzidíssimas, devido a deficiente infra-estrutura do país, q atrapalha a produção e a pobreza crônica, que estagna o consumo. Logo, imediatamente não teremos remédios para crise, caso se abata de forma perpendicular aqui pelo Brasil.
    Fico preocupado tb, q se fala muito em crise de crédito(debêntures), nossa, lá na sorveteria, vai ser um deus nos acuda, pois Pelegrine, vai cortar meu nanométrico crédito de uma só facaozada.
    Sobre prejuízo, será global e devastador, principalmente para economias sensíveis, como as dos países em desenvolvimento, apesar do Brasil ter diminuído, em muito a vulnerabilidade do país.
    Repetiremos 29? Definitivamente não. São outros elementos em jogo, e mais, os remédios tb são outros, e com princípios ativos de maior efetividade. Fala-se muito em recaptalização dos bancos para sanar a crise de liquidez, porém eu acredito, em estatização. Estamos diante de uma re-significação do estado interventor, tipo o New Dial americano. Fala-se na volta do Kenesianismo, esmagado de a muito, pelo neoliberalismo. Estamos em crise, mais não é o fim do capitalismo.
    De qualquer forma se fala muito e se escreve tb, nessa crise, será que isso tudo não passará de uma armação para fazer despencar o preço do petróleo? Segurar as economias emergentes? Estamos enfrentamos uma crise ambiental de escala apocalíptica, profetizada por Al gore, agora, de credito e liquidez, vestada novamente pelos Estados Unidos, até que ponto isso é REAL? Somos a geração crise? Enquanto isso não passar vou tomar um sorvete de queijo ou um de feijão com calda de carambola.

  10. Marcinha disse:

    Beto, li um comentário seu sobre os sorvetes da Sorveteria Pelegrini(sorvetee e vinho)… Pelo visto, é um grande frequentador… Temos tantas coisas em comum! Beijos!

  11. Luís Carlos disse:

    Alex, dê uma olhadinha lá no mural… O eleitor assíduo parace mesmo Dário… Tá todo ofendido e jogando pesado… As meninas já sairam até da brincadeira… Já trocamos alguns torpedos e ele parece que é mesmo um professor… Veja se tem algum palpite!

  12. Luis Carlos disse:

    EXTRA, EXTRA, EXTRA…

    CAETANO DIZ QUE ODEIA O AEROPORTO DE SALVADOR SE CHAMAR… (AQUELE NOME)!

    Ai gente…TÔ MUITO FELIZ! Essa declaração de Caetano vai dar munição para reativarmos essa antiga questão já tão esquecida… Assim que li, lembrei de vocês, meu companheiros dessa batalha… Lembrei da poesia de Fernando Pessoa que fala que mesmo que a luta com as palavras seja vã, ele luta toda manhã…

    Eu escrevia todo dia pra o cara, criei vários estilos, de iam do sério ao analítico, do reflexivo ao engraçado, e ele não respondia… Um dia acordei “nos cascos” e perguntei se ele não tocava no assunto pq Fátima Mendonça (baiana boa, gosta de samba, gosta da roda e diz que é bamba) havia prometido a D.Canô reformar a Igreja de Santo Amaro? Ou se era pq os carlistas batizaram de D. Canô um grande viaduto em Salvador? Afirmei que D. Canô é uma mulher interessantíssima, mas não entendia sua relevância em Salvador para ser nome de um viaduto !

    Assim como vc, Pitanga, o moderador do blog de Caetano, bota tudo… E ai ele respondeu… Não sei se pela última provocação ou pelo excesso de emails… Até os comentaristas do blog já estavam penalizados com a minha luta hercúlea… Me lembro que comentei com uma baiana que mora no Rio que ela tinha sorte de poder votar em Gabeira e quando fosse viajar, ia para o Tom Jobim ou o Santos Dumont… Até ela entrou na “briga”…

    Amigos, a luta só está começando… O primeiro passo é voltar a questão para o centro das discussões… E para isso conto com vocês, meus companheiros que lutam com as palavras… Peço que escrevam para o jornal A TARDE, sugiro dois espaços, mas podemos tentar outros… Um é aquele espaço destinado ao leitor (espacodoleitor@grupoatarde.com.br) e o outro é a coluna de Levi Vasconcelos (tempopresente@grupoatarde.com.br).

    Pelegrini, peço sua atenção de forma especial, pois sei que Levi Vasconcelos é de Valença e suas “pérolas” foram publicadas na coluna dele… Escreva para ele e peça para ele abraçar essa idéia… Ele é muito lido e respeitado no meio e o banana do Wagner lê sua coluna… Inclusive soube que o governador está “p” da vida, pois ele escreveu que nada mudou com o PT à frente do governo do estado… Além daquele barato do hospital vinculado na campanha de João em Salvador!

    Comentaristas desse blog e leitores de modo geral, peço o apoio para essa REPARAÇÃO HISTÓRICA… Que não é partidária, pois a Bahia tem pessoas ilustres, brilhantes, mas nenhuma delas é maior ou mais importante que o 2 DE JULHO…

    Além do que se esse deputado tinha mesmo tanta importância, ele já foi mais que homenagiado, né?

    Vou transcrever o que ele disse :” Eu odeio o fato de o aeroporto de Salvador se chamar Deputado Luís Eduardo Magalhães: nem no “Polígono das Secas” de Diogo Mainardi há uma piada tão sinistra.”

    Um abraço a todos e desde já, muito obrigado por abraçarem essa causa que não é só minha, é de uma Bahia inteira!

    AVANTE COM ESSA REPARAÇÃO HISTÓRIA! AVANTE COMPANHEIROS!

    O AEROPORTO É 2 DE JULHO, O AEROPORTO É 2 DE JULHO!

  13. Lucas Reis disse:

    Realmente Mariana foi muito feliz nessa postagem. Assuntos como esse, que diz respeito diretamente ao futuro econômico do País, devem estar sempre em evidência.
    Quero pontuar algumas coisas com relação a crise:
    Por mais que essa crise afete nossa econômia, estamos, infinitamente, muito mais seguros do que no período FHC, que inclusive é especialista em crise, afinal de contas participou, efetivamente, da construção de algumas.( peço perdão aos tucanos, mas não consigo me conter) Isso se deve, sobretudo, a uma política econômica eficiente, implantada pelo governo LULA no início do primeiro mandato. Apesar de não concordar com determinados pontos da Política Ecônomica do atual governo, devo reconhecer que, no que tange as relações econômicas internacionais, nenhum outro modelo foi tão eficiente quanto esse e nunca fomos tão respeitados quanto agora. Um outro ponto, que acredito ser um dos mais importantes, é que o presidente LULA já garantiu que os recursos para as obras do PAC não serão inviabilizados e que os programas sociais do governo funcionarão normalmente.
    No mais, quero aqui dizer, assim como disse o companheiro KADU, que espero sinceramente que aqueles que criaram a crise, agora tratem de solucioná-la, o mais rápido possível.
    Por que, como de costume, os países ricos querem acumular riquezas e socializar as perdas.Infelizmente, esse é o mundo globalizado regido por um monstro chamado capitalismo.
    Saudações a Tod@s!!!

    Lucas Reis
    UNEB

  14. serrinha disse:

    Crise é coisa ruim.
    Oxeeeee!!!! Cadê os meninos? Quetaram?

  15. Luís Carlos disse:

    Ai gente, bom dia a todos!

    Estamos concentrando nossos esforços para trazer a questão do retorno do nome de 2 DE JULHO ao nosso aeroporto, portanto, estaremos menos presentes por esses tempo… Pelegrini, recrutei seus guerrilheiros em tempo integral.

    Sucesso a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *