ADEUS, DOUTOR AGOSTINHO!

Ontem (13), todos os valencianos receberam a triste notícia da morte de Dr. Agostinho. É difícil saber quem foi o morador nessa cidade que não passou pela avaliação desse profissional de saúde. Quantos não foram salvos por ele? Quantos não tiveram que receber a dedicação dos cuidados desse médico para ficar bom de uma enfermidade?

COMO TIVESSE VINDO SE DESPEDIR

Doutor Agostinho era como se fosse o médico da nossa família, eu, meu sogro e minha filha éramos seus pacientes. Na terça-feira (12), nunca ninguém aqui em casa tinha sido atendido a domícilio pelo doutor, e nesse dia, minha filha Mariana sentiu um pequeno problema no coração, era por volta das 18 horas, liguei para ele (nunca deixou de atender um telefonema meu, creio que era assim com qualquer amigo e paciente) e perguntei se ainda estava no consultório, ele me ‘disse que não’ falou que estava na cirurgia, mas que já estava saindo e que passaria aqui em casa.

Com dez minutos o doutor chegou e atendeu Mariana, ofereci álcool para passar nas mãos, ele tirou o sapato para entrar em casa e usava máscara, assim como todos nós nessa época de pandemia. Passou o medicamento para Mariana e enfim nos tranquilizou com aquela forma mansa de falar. E brincando, perguntou a Mariana: “quer trocar o seu coração pelo meu?” Só não pude ver seu sorriso que tranquilizava seus pacientes que chegavam tristes e saiam felizes, por causa da máscara.

Depois da consulta, quando eu acompanhava o doutor até a porta, ele já dentro do seu carro, voltou e me disse: “Pelegrini, escreve no seu blog que aquele problema da senhora da Gamboa que faleceu por coronavírus, teve o procedimento tudo dentro das normas, para que as fake news não venham dizer depois que a Santa Casa está contaminada (breve sorriso de ironia aos produtores de notícias falsas)”.

E assim, nos despedimos para sempre…

Mariana ainda foi no dia seguinte ao seu cosnultório, que ele havia pedido para solicitar uns exames pra ela.

Ontem (13), por volta das 17:50, um amigo, Augusto César, me informava que ele teria dado um infarto, e as 23:18 confirmou o seu falecimento.

Adeus doutor! Tenha certeza que sua missão aqui na terra foi cumprida, você fez parte dessa junta médica respeitosa que temos em nossa cidade.

2 Respostas para ADEUS, DOUTOR AGOSTINHO!

  1. Pr. Josafá Souza Costa maio 14, 2020 às 12:24 pm #

    Venho neste momento de consternação expressar em meu nome, da minha família e da Igreja Batista Lírio dos Vales os nossos sentimentos á família enlutada, pela passagem de Dr. Agostinho, um medico tão conceituado da nossa Valença. Deixo aqui apenas palavras, porque gestos já foram por ele realizados enquanto pessoa imbuída de afeto e responsabilidade pela medicina, importante mecanismo de defesa da vida! Tive o privilégio de participar com ele de um grupo que articulou algumas boas ideias pelas melhorias de nossa cidade. Há pouco mais de dois anos, me submeter a uma pequena intervenção cirúrgica sob sua habilidosa responsabilidade tendo bom êxito no ato operatório. Nosso desejo é que Deus conforte esta família enlutada, transmitindo ao vereador Agostinho Junior nosso afetuoso abraço.

  2. Letícia Silva maio 14, 2020 às 11:27 pm #

    Uma singela descrição da grandeza que foi esse homem. Nos ultimos dias o enchi de perguntas sobre nossa família, nossa árvore genealógica… e prontamente me respondia, com humor e presteza. Que ser humano meu Deus !! Obrigada pela oportunidade de carregar comigo seu sobrenome e seu sangue. Saudades eternas meu tio amado.

Deixe uma resposta