POLUIÇÃO SONORA EM VALENÇA

Por Wolf Moitinho

Temos que convir: a nossa cidade hoje está bem melhor no que diz respeito à poluição sonora. Evidente que foi uma conquista do povo valenciano promovida pelo Ministério Público Estadual, através do digníssimo promotor Thiago de Almeida Quadro, junto ao Comandante da Polícia Militar, Major Paulo Salustiano de Souza e Coordenadoria da Polícia Civil representada pela Delegada Glória Ramos, e da secretária do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Valença.        .

A cidade está mais silenciosa. Já não temos de suportar festas particulares voltadas para lucros exorbitantes de seus promotores, em detrimento do sono sagrado dos idosos, das crianças, doentes, dos trabalhadores.

É de bom alvitre salientar, mais uma vez, que esta tranqüilidade foi conquistada pelos órgãos acima descritos e se dá desde o mês de outubro do ano passado.

Mas, infelizmente, parece que o nosso sonho está acabando ou vai acabar. Já estão previstas duas festas: ambas no início do mês de março, sendo uma no Bar Tradição e a outra na AABB. As duas têm por finalidade a lucratividade dos “artistas” (os promotores  de eventos e os donos de bandas) a título de “Festival de Valença” ou coisa semelhante.  Não bastassem os donos de veículos particulares que insistem em desobedecer à ordem pública, circulando pela cidade com as suas “bocas de alto falantes” vomitando sons acima dos decibéis permitidos.

Somos a favor que os empresários tenham os seus lucros com a promoção de eventos, mas tratem de criar ambientes com tratamento sonoro para não prejudicar o sono sagrado dos moradores vizinhos do local dos eventos. Da mesma forma, aqueles que possuem seus veículos com sons potentes que respeitem os ditames da lei não ultrapassando os decibéis permitidos.

Temos conhecimento que também Salvador a fiscalização está rígida, apreendem sons e veículos, além de multar os infratores.

Jornal A Tarde de ontem também informa que o Ministério Público de Santo Antônio de Jesus lançou uma campanha denominada “Tolerância Zero” que visa combater a poluição sonora.  O promotor Julimar Barreto reuniu-se com as Polícias Militar e Civil e órgão de controle do município para combater “efetivamente” à poluição sonora e em declaração ao jornal disse: “A finalidade é regulamentar e punir os que causam a perturbação do sossego e poluição sonora em qualquer hora do dia. É uma contravenção penal. Os punidos vão responder a procedimento criminal e poderão ser multados”.

Nunca é demais lembrarmos Vladimir Maiakóvski quando dizia: “Na primeira noite eles aproximam-se e colhem uma flor do nosso jardim e não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, Já não podemos dizer nada”.

Você pode gostar...

28 Resultados

  1. maria do acaraje disse:

    voce é perssegidor da receita agora se acha no direito de tambem atrapalha a vida te todo mundo va para a sua cidade.

  2. Pr. Josafá Souza Costa disse:

    Vamos fazer um grande barulho, mas que seja em prol das conquistas que outros roubaram de nós, tirando-nos a paz da forma mais imperceptível, sufocando o nosso grito até que o silêncio se perpetuou no mais profundo absoluto e recôndito da nossa municipalidade.
    “Pior que o grito dos maus é o silêncio dos bons”.

  3. Evaldo Farias disse:

    Ratifico o entendimento do grande cidadão Wolf e solicito aos poderes públicos que adotem providências para coibir os abusos cometidos por particulares que instalam potente sonorização em seus veículos, além de motociclistas que substituem as descargas de suas motos, provocando verdadeiro desrespeito ao direito dos demais cidadãos.

  4. Valenciano disse:

    Vale a pena salientar também a questão das igrejas evangélicas pois os irmãos não sabem orar em paz e em silencia e ficam aos berros na igreja cantando, querendo aparecer e tirando o sossego dos moradores ao redor. Será que Jesus Cristo quando pregava saia pelas ruas gritando feito um palhaço??? Aos sábados pela tarde os integrantes da Banda da Igreja vão ensaiar e mesmo ensaiando colocam o som na maior altura e fica o tempo todo repetindo a mesma música. Que saco… O descanço de sábado a tarde fica prejudicado e este ensaio vai até o culto noturno onde a zoada continua. Tudo para aparecer mais do que outras igrejas…

  5. Josaldo disse:

    Nesse negocio de poluicao sonora quem tomou uma sonata foi o Marcelo Borges. Acabo de abrir o site do rolando na orla e tem lá uma bomba que diz que o pt estadual interditou o presidente marcelo borges. Calou a voz do pt de Valença, depois que ele falou merda que ia apoiar o inimigo de wagner, Gedel Vieira Lima. O PT vai expulsar mesmo marcelinho

  6. AINDA ESTÃO ROLANDO OS DADOS disse:

    O PT AINDA NÃO ESCOLHEU SEU CANDIDATO A PREFEITO E IRMÃ RAQUEL AINDA É PRÉ-CANDIDATA PELO PARTIDO E DEVERIA ESTÁ NA ENQUETE, ASSIM COMO O GRUPO RENOVA VALENÇA, QUE JÁ SE MANIFESTOU DIZENDO QUE TERÁ SEU CANDIDATO A PREFEITO. NA PRÓXIMA ENQUETE, FAÇA O FAVOR DE INCLUIR IRMÃ RAQUEL E “UM REPRESENTANTE DO RENOVA VALENÇA”.

  7. POSSO SABER? disse:

    POSSO SABER QUEM ESCOLHEU MARTINIANO? POSSO SABER? COM CERTEZA NÃO FOI O PARTIDO. MARTINIANO É BIÔNICO.

  8. JAILTON disse:

    sr. Wolf Moitinho,do PDT DIVIDIDO AGORA É 15 ABRAÇOS.

  9. SANDRO PAULO disse:

    PORQUE TEM SAAES QUE COMPRE A LEI E TEM SAAE QUE NÃO COMPRE A CONSTITUIÇÃO? PRINCIPALMENTE O DE VALENÇA-BA.

    EDITAL – 01/2012
    O Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Alagoinhas (SAAE), no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no art. 37, II da CF e art. 206, V com a respectiva alteração dada pela Emenda Constitucional n° 19 de 04.06.98 e a lei: 064/2011, e demais leis pertinentes em cumprimento às normas estabelecidas pelo Tribunal de Contas dos Municípios – TCM – FAZ SABER, que estarão abertas as inscrições do Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de cargos do quadro efetivo e cadastro reserva do SAAE – Alagoinhas, constituindo a regulamentação do concurso na forma prevista no presente Edital e instruções que o integram, que será executado pela empresa SELETA SELEÇÃO E CONSULTORIA LTDA devidamente inscrita no Conselho Regional de Administração sob o n° 01672.

  10. DESESPERADO disse:

    Não acho que a cidade esteja mais silenciosa não.
    Continuo sem dormir à noite e também durante o dia o barulho do som estridente DA ZUITA (Restaurante Novo Point?)no Caminho do Meio continua incomodando todos os moradores da Rua do Amparo.
    Até quando será que vão fazer vistas grossas a isso?
    Já tem mais de 4 anos que não tem os mais sossego aqui.

  11. Lito disse:

    Compreendo Evaldo, vocês devem mesmo ter trauma de festa. Não esqueçam e conclame as autoridades que, mesmo tardiamente elas podem vir.

  12. Lito disse:

    Procure enxergar alem do seu umbigo!

    Pois é Wolf, pra você é muito confortável criticar e incitar os poderes públicos para acabarem com festas em AABB, Tradição, etc. Você “chova ou faça sol” o dinheiro, bastante gordo, está na conta.
    Simplesmente esquece que por traz de um evento é montado um leque de serviços que aquecem a econômico e que para centenas de família é tido como um grande apoio a receita domestica (subsistência). Em um evento publico ou privado, são abertas frentes de trabalho que vão desde o catador de latas aos lojistas que vendem roupas e calçados, passando por garçons, porteiros, seguranças, músicos, vendedores ambulantes, supermercados, pousadas, hotéis, camareiras, copeiras, etc. Imagine, um almofadinha desses se acha no direito de querer participar ativamente do processo eleitoral de nosso município, só se for para acabar de uma só vez com a nossa sofrida Valença. Ele é do PDT vamos ficar de olho.

    Meus pêsames insensível.

  13. Dalmo Nilo disse:

    Se Wolf acha que a cidade está mais silenciosa eu creio que é pq ele não tem andado pelo lado da Feira Livre às sextas e sábados`à tarde, Quanto a Valenciano o som das orações das igrejas é muito baixo quando comparado ao dos trios e de outras festas do mundo

  14. Wolf Moitinho disse:

    Caro Pelegrini,

    Ao abrir este espaço, notei que existem comentários complementando o meu pensamento sobre poluição sonora em Valença. Acho muito interessante a participação de todas as pessoas, quer comentando a favor ou contra, ou até mesmo, fazendo inserções que não são pertinentes. Leio todos, creio que as opiniões são importantes porque tomamos conhecimento de relatos que precisam ser verificados e coibidos quando atingem os direitos dos cidadãos.
    Creio que a todo membro da sociedade é dado o direito de fazer o que bem lhe aprouver. Se, porém, ultrapassa os limites se torna susceptível às penas da lei. No jargão popular temos que “o seu direito acaba quando o meu principia” e a própria Constituição nos assegura exercer aqueles estabelecidos na lei.
    Quando falo das festas que acontecem no Bar Tradição, AABB e surgem aqui relatos de outros locais que utilizam aparelhos que propagam som em volume além do permitido, como bares, veículos, igrejas, etc., não há a intenção de querer que fechem as portas destes estabelecimentos. Compreende-se que também as pessoas possuem o direito de ganhar “o pão de cada dia” de forma honesta. Entretanto, devem respeitar o direito dos outros, adotando medidas preventivas para que o som não se propague importunando o que é sagrado pelas leis naturais. O sono alimenta a alma e corpo.
    Por outro lado, é bom salientar que os responsáveis pelos ilícitos ganham muito dinheiro em detrimento de um bem que pertence à coletividade, qual seja o direito ao descanso. Com rara exceção, apenas o senhor Lito comentou contrário (meu respeito pela opinião), os demais também devem sofrer com o problema. Quantos moradores possuem familiares doentes, crianças em formação, mulheres paridas, trabalhadores de turno que sofrem ao chegar em suas residências e precisam descansar. As queixas são várias, portanto devemos recorrer a quem de direito.
    As leis são instituídas pelos nossos representantes para que haja harmonia na sociedade. Se cada um de nós fizer que bem entender, estaremos juntos construindo um novo tipo de sociedade, a anárquica, ou até mesmo uma sociedade em que os fortes passem a oprimir os fracos. Se deixarmos que os responsáveis por estabelecimentos de quaisquer espécies utilizem aparelhagem sonora, indiscriminadamente e ao largo da lei, por certo, parafraseando Maiakóvski, o mais frágil deles, um dia entrará sozinho em nossa casa, ligará o seu aparelho de som no mais alto volume, danificando os nossos tímpanos. E porque não dissemos nada, Já não podemos dizer nada.
    Valeu o alerta importante do Pr Josafá: “Pior que o grito dos maus é o silêncio dos bons”. Tenho a certeza que ao utilizar a aparelhagem para falar aos fiéis da sua igreja, o faz em horário permitido e de forma que alcance o membro da igreja que se encontra dentro, porém mais afastado do pregador, porque é uma igreja que respeita o direito da comunidade onde se localiza.

  15. EDIVALDO. disse:

    Wolf VC TEM QUE IR AO GUAIBIM AI VC VAI VER QUE ESSA LEI NÃO PEGOU MEU RAPAZ.

  16. p/wolf disse:

    Esse pensamento é de Martir Luther King Júnior: Pior do que o grito dos maus é o silêncio dos bons; mais como dizo Pr. Josafá: Vamos caminhar!

  17. Me Poupe disse:

    Depois de profewssor Martiniano, que teve 1.200 votos e Osvaldo 3.600, outros nanicos de voto querem vir a tona, e sair da hisória pelas portas do ostracismo; pois quando é projeto pessoal é nisto que dá: Campanha sem vibração e sem o POVO!

    Aviso aos motoristas: Se dirigir não beba.

    Aviso aos políticos de Valença: Se Sair candidato busque base e tenha votos, senão serás mais uma vítima da presunção, hoje chamada: Sindrome osvadista.

  18. Os TRAIRAS DA BAHIA disse:

    Formosa do Rio Preto: Justiça aceita denúncia de MP-BA contra prefeito

    A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aceitou, nesta terça-feira (28) a denúncia formulada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) contra o prefeito de Formosa do Rio Preto, município localizado a aproximadamente 1 mil km de Salvador. A denúncia contra Manoel Afonso de Araújo foi aceita por unanimidade pelo TJ, por locar veículos de particulares sem a realização de licitação.

    Ele responderá pelos delitos tipificados no art. 89 da Lei 8.666/93, sobre dispensa irregular de licitação, e art. 1º, inciso II, do Decreto-Lei 201/6, sobre a utilização indevida de recursos públicos. A denúncia foi feita pelo procurador-geral de Justiça Adjunto para Assuntos Jurídicos Rômulo Moreira e pelo promotor de Justiça convocado José Jorge Meireles Freitas, que fez a sustentação oral durante a sessão no TJ. (Bahia Notícias)

  19. Os TRAIRAS DA BAHIA disse:

    Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 Comente agora Fev 29 08:23h Prefeito de Sobradinho é punido por pagamento irregular de diárias

    O prefeito do município de Sobradinho, Genilson Barbosa (PT), foi punido pelo Tribunal de Contas dos Municípios por pagamento de irregular de diárias a prestadores de serviços, sem amparo legal. Os pagamentos ocorreram nos anos de 2010 e 2011, nos valores de na quantia de R$ 5.100,00 e de R$ 3.325,00, respectivamente.

    O conselheiro José Alfredo, relator do processo, determinou ao gestor o imediato ressarcimento aos cofres municipais da quantia total de R$ 8.492,51, devidamente atualizada, além de multa no valor de R$ 1 mil. O relator concluiu que os pagamentos feriram os princípios constitucionais de legitimidade, moralidade e razoabilidade. O prefeito não apresentou qualquer justificativa sobre a acusação, apesar de ter tomado conhecimento da denúncia. O prefeito ainda pode entrar com recurso contra a decisão. (Portal Metrópole)

    Voz da Bahia

  20. Os TRAIRAS DE VALENÇA disse:

    O que Mais faz Barulhos em valença é os carros caindo nas buraqueiras da cidade,isso poucos faz reclamações.

  21. Os TRAIRAS DE VALENÇA disse:

    619848 Abastecimento de Agua Valenca BA Distrito de Guaibim SERVICOS DE PROJETO EXECUTIVO E ADUTORA DE AGUA TRATADA MINISTERIO DAS CIDADES VALENCA PREFEITURA 1.186.257,75 21/12/2011 5.114,34
    648278 PAVIMENTACAO E DRENAGEM DAS RUAS DA SAUDE E DO AREME NO DISTRITO DE GUAIBIM MINISTERIO DAS CIDADES VALENCA PREFEITURA 295.300,00 09/09/2011 112.214,00
    750758 Realizar acoes de qualificacao tecnica da Guarda Municipal, por meio da realizacao de cursos de formacao e aprimoramento tecnologico com a aquisicao de novos equipamentos, visando implementar de forma mais eficiente as acoes de prevencao a violencia e criminalidade no municipio de Valenca/BA. MINISTERIO DA JUSTICA VALENCA PREFEITURA 445.500,00 01/07/2011 445.500,00
    742397 PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE MEIOS DE INCLUSAO SOCIAL DOS AGRICULTORES SOCIAIS, COM BASE NOS PRINCIPIOS COOPERATIVISTAS E ASSOCIATIVISTAS. MINIST. DA AGRICUL.,PECUARIA E ABASTECIMENTO COOP ESC DOS ALUNOS DA ESC MEDIA AGROP REG CEPLAC LTDA 100.000,00 22/06/2011 100.000,00
    665089 O OBJETO DESTE CONVENIO E AQUISICAO DE VEICULO AUTOMOTOR, ZERO QUILOMETRO, COM ESPECIFICACOES PARA TRANSPORTE ESCOLAR, POR MEIO DE APOIO FINANCEIRO, NO .MBITO DO PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA. MINISTERIO DA EDUCACAO VALENCA PREFEITURA 615.780,00 21/02/2011 615.780,00
    708277 A violencia contra as mulheres e um fenomeno social complexo e multifacetado que requer uma abordagem interdisciplinar e intersetorial. As mulheres sao sujeitos de direitos e protagonistas do processo de enfrentamento da violencia em todos os equipamentos da rede. A violencia contra as mulheres se funda nas desigualdades sociais (em especial, as de genero) que estruturam a sociedade. PRESIDENCIA DA REPUBLICA VALENCA PREFEITURA 163.000,00 22/12/2009 163.000,00
    653959 AQUISICAO DE VEICULO AUTOMOTOR, ZERO QUILOMETRO, COM ESPECIFICACOES PARA TRANSPORTE ESCOLAR, POR MEIO DE APOIO FINANCEIRO, NO .MBITO DO PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA. MINISTERIO DA EDUCACAO VALENCA PREFEITURA 321.106,50 24/11/2009 321.106,50
    652751 RECONSTRUçãO E RECUPERAçãO DE INFRA-ESTRUTURA URBANA E RURAL ATINGIDAS PELAS ENCHENTES MINISTERIO DA INTEGRACAO NACIONAL VALENCA PREFEITURA 1.000.000,00 22/09/2009 300.000,00
    619607 APOIO BENEFICIAMENTO E PROCESSAMENTO FRUTAS MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO AGRARIO VALENCA PREFEITURA 114.000,00 30/06/2009 114.000,00
    501273 PAT- PROSANEAR – PLANOS E/OU PROJETOS MINISTERIO DAS CIDADES VALENCA PREFEITURA 849.598,93 23/01/2009 107.801,00

    VEREADORES DE VALENÇA!!VEJAM SE ALGUNS DESTAS OBRAS FORAM FEITAS DE ACORDO A LEI FEDERAL.

  22. Os TRAIRAS DE VALENÇA disse:

    | Manual de Navegação Convênios com Liberações no Mês
    UF: BA
    Município: VALENCA
    Período: 28/01/2012 a 27/02/2012
    Total liberado nos convênios que receberam recursos no período: R$ 5.392.044,62

    Valor Conveniado Data da Última Liberação Valor da Última Liberação
    619739 SISTEMA DE ABASTECIMENTO VALENCA BA SEDE AMPLIACAO DO TRATAMENTOE CONSTRUCAO DE RESERVATORIO APOIADO MINISTERIO DAS CIDADES VALENCA PREFEITURA 1.628.649,32 24/02/2012 132.919,38
    619950 UrbanizaCAo de Assentamentos PrecArios ValenCa BA Porto dos Milagres Fase 1 MINISTERIO DAS CIDADES VALENCA PREFEITURA 1.940.225,57 15/02/2012 212.355,68
    619951 UrbanizaCAo de Assentamentos PrecArios ValenCa BA Porto dos Milagres Fase 2 MINISTERIO DAS CIDADES

    E O POVO DE VALENÇA AINDA BEBE AGUA SUJA,VEREADORES VCS TEM CORAGEM DE BEBER DESSA AGUA DO SAAE DE VALENÇA.

  23. Alcione disse:

    thanks for the post, it helped me a lot.http://www.yugiohrpgonline.net

  24. Leitor disse:

    Tá na hora de fazer outra matéria desa pois a coisa desandou em Valença, na vila operária mesmo tá um inferno até vereador tem uma porcaria de um bar que que o som fica ligado o dia todo, na quadra tem Ota barraca de ferro que liga uma caxa de som ligada o dia todo. Qual o número pra fazer denúncia de som alto?!

  25. Leitor disse:

    A vila tá um
    Inferno, é caixa amplificada na porta de bar é carro com seus Son alto na
    Porta de bar e o vizinho que se lasque.

  26. Leitor disse:

    Cadê o povo da prefeitura pra fiscalizar?

  27. ORLANDO DORIA disse:

    SOM ALTO AQUI EM VALENÇA ESTA SE TORNADO INSUPORTÁVEL.
    AGORA SÃO OS PROPRIETÁRIO DE CARROS, EQUIPA COM SOM POTENTE E PARA NA PORTA DO PRÓXIMO, E AINDA DIZ QUE A RUA E PUBLICA MAIS ELE PENSA QUE É O DONO, SEM CONTAR OS DAS RESIDENCIAS QUE PRATICA A MESMA COISA SEM RESPEITAR O DO OUTRO. O PIOR E QUE A POLICIA NEM SEMPRE ATENDE.

  28. Beli disse:

    Bom dia. Quem era cajaiba a paz reinava . Hoje chega ser insuportável som auto dos vizinhos e carro. Não respeitando os idoso doente que ali moram. Até quando o desrespeito com a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *