Archive | junho, 2016

CAIRU: COMEÇA A CORRIDA ELEITORAL

fernandoOntem fui à Gamboa de Morro de São Paulo, participei da festa em homenagem a São Pedro, o clima político é o que se respira no local. Lá estavam os dois pré-candidatos a prefeito de Cairu, prefeito Fernando Brito e a esposa do deputado Hildécio Meireles, Cíntia Rosemberg.

No ano passado eu também havia participado da festa e pude notar que o grupo de Cíntia era um pouco menor que o de hoje, na festa anterior tinha muitos visitantes de Valença acompanhando o deputado e o seu grupo.

Esse ano a briga está mais acirrada, os dois grupos trouxeram mais pessoas para a festa, apesar de ser um dia útil, mas muitos vieram participar da festa.

Houve, como já se fez tradição, os dois almoços que os candidatos oferecem nessa época, e nesse momento eles gostam de medir as suas popularidades. O lado de Cínta disse que serviu 770 almoços, o lado de Fernando disse que foram quase mil. Bom, como eu estava nos dois eventos pude conferir que, muitos, almoçaram nos dois lugares, fazendo a dobradinha.

Impossível saber de que lado está a maioria nesses momentos. Sei que nesses eventos o prefeito Fernando Brito sempre mostra força com seu grupo, formado por políticos da região, assim como Peleteiro, Maneca Ché, Benedito Passos, vereadores de peso e apoios de fora vindo de deputados, senadores, do governador Rui Costa e prefeitos de municípios vizinhos.

cíntaA pré-candidata Cíntia não apresentou ainda o seu grupo, fica restrito só ao apoio do seu esposo, deputado Hildécio, e alguns vereadores, mas, nomes de peso da política local, não mostrou ainda. Também não creio que ainda existam mais.

Um fato interessante no momento em que encerrou a missa de São Pedro, foi que, o grupo de Fernando saiu com uma charanga pelas ruas de Gamboa (de propósito, para o pessoal da oposição ver o movimento) e com isso, passando pela porta do local onde os simpatizantes de Cíntia almoçavam, fez com que alguns simpatizantes de Fernando entrassem no almoço de Cíntia. “Eles passaram na ida e deixaram umas trinta pessoas, na volta eles deixaram mais quarenta. Creio que se eles derem outra volta, vão ficar sem ninguém para almoçar com eles” ironizou o deputado Hildécio.

Por outro lado, o pessoal do grupo de Fernando também ironizava com o deputado, que segundo eles: ‘correu pra não ver a charanga passar’.

Na verdade, ocorreu tudo bem, o povo se divertiu muito, foram dado muitos prêmios para as embarcações que desfilaram e com certeza o povo de Cairu votará no melhor pra eles.

Comentários { 2 }

São Pedro é festejado na Gamboa

fernandoNesta quarta-feira 29, São Pedro foi homenageado pelos moradores e visitantes da Gamboa, em Cairu, que participaram de uma vasta programação composta de procissões marítima e terrestre, missa festiva, premiações dos três mais belos barcos e shows musicais.

Várias embarcações desfilaram entre o Galeão e a Gamboa conduzindo a imagem de São Pedro, numa alegre e autêntica devoção em Louvor ao Padroeiro dos Pescadores.

Os barcos mais expressivos, que cumpriram o regulamento atuando sob os itens da originalidade, animação, disciplina e ornamentação, foram premiados pela Prefeitura de Cairu, ficando em primeiro lugar o barco “Alforria”, em seguida o “SeaBrilho do Sol” e em terceiro o “Menino do Rio”. O júri foi formado por comunicadores que atuam em rádios, jornais e blog’s da região.

Para o prefeito Fernando Brito, a festa de São Pedro cumpre uma das manifestações mais tradicionais do arquipélago de Tinharé. “É impressionante a força popular que festas como essa consegue manter aliada à sua tradição. Não dá pra ficar imune diante do caráter não só religioso, mas também contagiante, provocado pela confraternização entre os participantes”, disse o prefeito.

Marcaram presenças também na festa de São Pedro da Gamboa, a primeira-dama Adriana Brito, o presidente da Câmara Cláudio Brito, o secretariado municipal, vereadores, assessores, pré-candidatos às eleições de outubro e a imprensa da região.

Comentários { 0 }

PRESIDENTE DA CDL, OSNI MELGAÇO BULCÃO, AVALIA O SÃO JOÃO DE VALENÇA EM NOME DA ACE/CDL/SINCOMVAL

aceNo sábado (25/06), foi o último dia dos três dias oficiais do São João de Valença. Estive presente na abertura do evento em companhia dos três representantes das Entidades Empresariais do nosso município; Eu (Osni Bulcão), presidente da CDL e vice da ACE, Ademir Costa, presidente da ACE e vice da CDL e Antônio Machado, presidente do SINCOMVAL, e não poderia deixar de tecer alguns comentários sobre a organização e sobre a festa no geral. Os Empresários do Comércio e Indústria foram e sempre serão os principais parceiros/apoiadores da prefeitura nos eventos que venham girar a economia do município e/ou abrir possibilidades do município se destacar no cenário regional, estadual e nacional, e isso independentemente da bandeira política, pois dentro destas três casas, a nossa bandeira é e sempre será o desenvolvimento econômico, social e cultural de VALENÇA. Em tempo algum nenhuma administração poderá falar o contrário destas casas, e se o fizer será de bastidor, pois “tete a tete” não o fará pois provaremos o contrário e o deixaremos de “saia justa”. A ACE no ano passado completou 75 anos e a CDL 20 anos, e durante estes anos, todos os presidentes que por estas casas passaram juntamente com suas Diretorias souberam fazer uma Valença melhor. A economia deste município tem no Empresariado do comércio a principal alavanca de desenvolvimento, pois fomos e somos o “fiel da balança”. A prefeitura conte sempre com o nosso apoio. A prefeita Jucélia Nascimento junto a sua equipe administrativa estão de parabéns por ter tido a visão do quanto o São João é importante para Valença, PARABÉNS!!!. Hoje, seja qual for o administrador do município, é impossível não realizar o São João de Valença. A população e o Empresariado de Valença esperou muito tempo para que este evento fosse resgatado e agora que foi, nós não permitiremos que ele fique engavetado como ficou por todos estes anos até esta Administração juntamente com as nossas Entidades resgatá-lo. Parabéns a todos que direta ou indiretamente fizeram com que o São João de Valença nestes últimos dois anos fosse simplesmente FANTÁSTICO.

Comentários { 2 }

VALENÇA SEGUE COM SUA POLÍTICA MORNA

Parece que o martelo foi batido na política de Valença, o PT de Martiniano apoiará Jucélia, o deputado Hildécio apoiará Claudio Queiroz, Tio Ramiro ficará com Ricardo Moura e Duda sairá sozinho.

O mega empresário Luiz Mendonça deve ditar a chapa de Ricardo e Jairo pois já dizem que ele está fazendo minar o apoio financeiro pros dois, portanto, um poderá ser vice do outro. Jucélia continuará com o seu vice Joailton, Duda apresenta sua chapa puro sangue, com Fleuber como seu vice. E Claudio, terá como o seu vice… Bom deixa pra lá.

Em enquetes realizadas pelo blog, Jucélia só ganhou pra Claúdio, que perdeu até pra opção ‘nenhum dos dois’.

Imagino que Jucélia tenha uma carta na manga, Ricardo disse que trabalha na surdina, Duda acredita na sua juventude e Claudio ainda não aterrissou.

Muitas pessoas dizem que, em pesquisas realizadas em Valença, Claudio figura entre os primeiros na zona urbana e Ricardo anda bem na zona rural. Ricardo bate no peito e diz que, “é homem de grupo”, avisou que só abre mão para alguém que tiver melhor que ele nas pesquisas. Tanta segurança assim, deve ter certeza que ganhará a eleição em Valença. Duda continua a falar sobre o “novo” e acredita na juventude. Jucélia diz que a luta é árdua, afinal de contas são três adversários de peso, mas aposta no apoio do governador Rui Costa que prometeu trazer muitos benefícios para a cidade, e diz que não tem medo de ninguém, “se fiz alguma coisa de errado, o povo me condena nas urnas, mas tenho certeza que nossa luta é reconhecida pela população. Minha parcela de contribuição ao município foi dada”, disse Jucélia.

Não está fácil de montar esse quebra-cabeça, mas de uma coisa tenho certeza, alguém pode estar blefando.

Jairo diz que está a pouco mais de 1,5 pontos atrás de Ricardo, nas pesquisas, e já não quer mais fazer acordo com Zé da Hora e Ricardo. Mas falta-lhe apoio.

Ricardo teima em ser candidato, mas tem alguém do grupo do deputado Hildécio que, já disse que Geddel ou Lúcio virá a Valença conversar com Ricardo para fazê-lo recuar e, apoiar Claudio.

Claudio acredita nas supostas pesquisas do deputado, que sempre o dá na frente com grande vantagem sobre os outros candidatos, mas pode recuar, se Lúcio e Geddel resolverem apoiar Ricardo.

Duda teve um problema de saúde mas promete que estará logo em campanha, assim que receber alta do hospital. Duda conseguiu reunir uma base jovem e promete que o “novo fará a diferença”.

Jucélia é a mais cobrada, em todos os sentidos. Normal. Os gestores sempre foram os mais visados na política, são desses que sempre esperamos algum resultado de bom para o município, afinal de contas eles estão com o poder na mão, eles é que detém os recursos. Jucélia tem boa relação com os governos, federal, estadual e consegue mostrar trabalho.”Acredito que o povo saberá avaliar nossa administração e poderá tirar suas conclusões”, disse a prefeita Jucélia.

Comentários { 9 }

Associação de Árbitros de Futebol do Estado promove curso em Cairu

arbitrosCairu está dando um importante passo para a renovação, inserção e a capacitação de árbitros e assistentes para a boa prática amadora do futebol, com a realização, no período de 30 de junho a 02 de Julho, do curso de árbitros da Associação de Árbitros do Estado da Bahia (AEBA). As inscrições estão abertas e custam 75 reais cada, com direito a uma camisa personalizada do curso. Mais Informações com o superintendente de esporte Chico Goleiro (75 99994-1001) ou com o presidente da AEBA, Francisco Neto (71 98838-2602 \ 98154-9011).

Além de capacitar, as aulas, que serão ministradas no Colégio Estadual Cândido Meireles (Cecame), na Sede do Município, tratarão também das mudanças nas regras de futebol 2016/2017. Haverá aula prática no sábado, 02 de Julho, das 8 às 12 horas, na recém-inaugurada Arena Cajazeira. Portanto, garanta logo a sua vaga!

O curso de árbitros da AEBA tem o apoio da Prefeitura de Cairu, através da Superintendência de Esportes, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Sociais.

Comentários { 0 }

São João de Valença começou com grande show de Victor e Leo e recorde de público

sãoO São João de Valença começou nesta quinta-feira (23) com recorde de público. Cerca de 25 mil pessoas puderam atestar a grande estrutura armada pelo Governo de Valença na Praça da República para uma verdadeira festa junina. “O show demorou para começar, mas vai demorar para acabar também.” Com essa frase Leo da dupla Victor e Leo tranquilizou o público que aguardava ansioso pelos cantores. “O importante foi que eles fizeram um grande show”, destacou Priscila Rodrigues que aguardava ao lado do palco a presença da dupla de cantores.Com um repertório já conhecido do público, que cantou junto com a dupla os principais sucessos, Victor e Leo fizeram um  show inesquecível. A participação do cantor mirim do Reality The Voice da Rede Globo,  Robert Lucas no meio do show de Victor e Leo, também foi outro momento especial da festa.

são 2Para a prefeita Jucélia Nascimento, a Prefeitura fez a sua parte oferecendo uma estrutura digna de grandes eventos. “A festa está linda e preparamos tudo com muito carinho, profissionalismo e responsabilidade para ofercer o melhor para os turistas e o nosso povo”, disse a prefeita. Jucélia recebeu a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria e o ex-chefe de gabinete da Secretaria da Presidência da República, Robinson Almeida, que vieram prestigiar o São João de Valença.

são 3O Grupo David Terra e os Indecorosos, iniciou a noite musical do São João de Valença, antes, a quadrilha junina “Girassol” do bairro do Tento e a Paiakan da Terceira Idade e o Grupo Karimbó fizeram apresentações culturais. Também aconteceu a eleição da Rainha do Milho.

são 4O São João de Valença está entre os melhores da Bahia, inclusive merecendo destaque em um Caderno Especial do Jornal A Tarde da última quarta-feira. Para o secretário do Turismo de Valença, Júlio Oliveira, a volta do São João em 2015 e a repetição em 2016, após décadas sem uma grande festa em Valença, é fruto de um planejamento estratégico para colocar o município novamente no mapa dos grandes eventos turísticos e culturais do Estado.

vtorO São João de Valença acontece graças as parcerias com a Cerveja Itaipava, o Governo do Estado, através da Bahiatursa, ACE/CDL de Valença, Valença Maricultura e o comércio local.

ESTRUTURA

são 5Mais uma vez a segurança foi um dos pontos a se destacar na festa. Todo o circuito está sendo monitorado por  câmeras de segurança e a presença das polícias Militar e Civil, além da Guarda Municipal, componentes do Corpo de Bombeiro e segurança privada, propiciou que a famílias pudessem levar seus filhos e brincar o São João com tranquilidade. A Prefeitura também disponibilizou um posto de saúde 24 horas com médicos, enfermeiros e auxiliares, ambulâncias e toda a equipe de Governo ficou de plantão. Todos os acessos ao circuito da festa estão com bloqueios com revistas com detectores de metal das pessoas que entram. O Departamento de Trânsito e a Polícia Militar efetuaram rondas para inibir as ações de vândalos.

Na Praça de Alimentação o “Espaço Festival do Camarão”, ao lado do circuito, levou muita gente a saborear o principal prato da culinária de Valença. Turistas e moradores da cidade elogiaram a iniciativa da Secretaria do Turismo em oferecer mais essa opção.

Comentários { 11 }

AS BELAS DO PODER NA SORVETERIA PELEGRINI

belas

Lau, Jucélia, o filho Pedrinho, Quitéria e Eduardo

Quem participou do nosso São João esse ano, foi a bela prefeita de Cardeal da Silva e presidente da UPB, Maria Quitéria, que aproveitou e visitou nossa Sorveteria, trazida pela nossa também bela, prefeita Jucélia Nascimento. Quitéria, assim como nossa presidenta, Dilma e nossa prefeita Jucélia, é a primeira mulher a assumir um poder executivo, quebrando os paradigmas de Cardeal da Silva e da UPB, onde também exerce o cargo de presidente.

Acompanhadas de seus respectivos esposos, Lau e Eduardo, as prefeitas vieram degustar nossos produtos. Quitéria disse que adorou os picolés e que retornará a Valença para degustar nosso hmabúrguer de camarão, no quiosque da orla.

 

Comentários { 0 }

Horário do comércio para São João

ace

São João: ACE/CDL divulga horário de funcionamento do comércio

A Associação Comercial de Valença e Câmara de Dirigentes Lojista (ACE/CDL) divulga o horário de funcionamento do comércio durante os festejos juninos. Os horários foram definidos em acordo entre os empresários.

O comércio funcionará em horário especial, visando as vendas para os festejos de São João, quando o funcionamento das lojas se estenderá até às 19:00h.

A ACE/CDL, em parceria com algumas empresas do comércio garantiram o apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal para reforço policial no período das 08:00h ás 21:00h durante todo mês de junho.

Confira abaixo o calendário completo de funcionamento do comércio:

23/06 – O comércio funcionará até às 19:00h

24/06 – O comércio não funcionará devido aos festejos juninos

25/06 (Sábado) – Retornará ao expediente normal.

Lembramos que a decisão de manter as portas abertas ficará a critério de cada lojista, levando em conta o seu movimento e ramo de atividade.

ace

Comentários { 0 }