UNEB FAZ MOVIMENTO POR “PROFESSORES JÁ”

Os estudantes da UNEB estão mobilizados em um movimento de apelo por professores, os problemas que a Universidade enfrenta é muito grande, estão vendo a hora de inviabilizar as atividades acadêmicas caso não reverta o quadro atual.

O estudante de Direito Yuri Almeida, nos enviou material, assim como para todos os órgãos competentes, contendo CARTA ABERTA A COMUNIDADE e programação das atividades do movimento.

Segue na íntegra:

CARTA ABERTA À COMUNIDADE

VALENCIANA E REGIÃO BAIXO SUL

Nós, estudantes do CAMPUS XV da UNEB/VALENÇA – Universidade Estadual da Bahia, vimos por meio deste convocar toda comunidade valenciana e da Região Baixo Sul para o grande movimento batizado como “MOVIMENTO PROFESSORES JÁ!!!” em prol da qualificação do ensino, por meio de abertura de concurso público, convocação dos professores que até hoje não estão em sala de aula além, de material de consulta tais como livros para o acervo da biblioteca do Campus entre outros problemas que vem turvando a excelência dos cursos de Pedagogia e Direito na cidade de Valença.

A presença da sociedade civil organizada em suas áreas de atuação sejam elas do campo ou da cidade e do Poder Público de nossa região para o fortalecimento “MOVIMENTO PROFESSORES JÁ!!!”, resultará em mudanças significativas para os estudantes que estão em curso e nos que virão pois, este movimento tem por base a melhoria a curto e a longo prazo pensando nos futuros pedagogos e juristas que serão formados com melhores condições a partir deste ato.

Valença-Ba, 16 de março de 2009.

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO

MOVIMENTO PROFESSORES JÁ

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

1º DIA – 17/03 – TERÇA-FEIRA ÀS 13:00 hs.

OCUPAÇÃO DA UNEB – DEBATE ENTRE OS ESTUDANTES (Tarde e Noite)

2º DIA – 18/03 QUARTA-FEIRA

13 hs. – CONCENTRAÇÃO DOS ESTUDANTES

16 hs. – MARCHA PELA EDUCAÇÃO

3º DIA – 19/03 QUINTA-FEIRA

13 hs – CONCENTRAÇÃO DOS ESTUDANTES

17:30hs – AUDIÊNCIA PÚBLICA

4º DIA – 20/03 SEXTA-FEIRA

18:30h – ASSEMBLÉIA GERAL DE ESTUDANTES – AVALIAÇÃO DO MOVIMENTO E PLANEJAMENTO DE AÇÕES

Junte-se a nós nessa luta!!!

Estudantes da UNEB—Campus XV/Valença-BA

7 Respostas para UNEB FAZ MOVIMENTO POR “PROFESSORES JÁ”

  1. Antonio Passos março 16, 2009 às 8:14 am #

    Pelegrini, esses estudantes da UNEB são verdadeiros heróis, não sei como consegume estudar sem professores. É lastimavél a situação das nossas universidades públicas.
    Agora pergunto: Cadê esse governadorzinho do PT da Bahia? Cachaceiro, pingunço, isso é o que ele é.

    Abraço

    Ps: guarde o meu nome, passo ai pra gozar dessa promação da sorveteria.

  2. FACOM março 17, 2009 às 7:59 am #

    Para Antônio Psssos – O governadorzinho cachaceiro e pingunço do PT está com “a mulher que consegue tudo com Lula” na Venezuela, comemorando seu niver!

    Os concursos públicos para o magistério, um dos seus pilares de campanha, se transformaram em REDA…

    Nós estaremos muito felizes no dia em que a Bahia responder a ele WAGNER, REDA DAQUI!

  3. Yuri Almeida março 18, 2009 às 8:32 pm #

    Pelé,

    Agradeço, em nome do MOVIMENTO PROFESSORES JÁ, o espaço cedido em seu blog. Aproveito para informar que até a presente data a mobilização dos estudantes, que agora recebe apoio dos outros setores da universidade e tb da sociedade, vem cumprindo seu calendário de atividades com sucesso além do esperado.

    Na terça-feira ocupamos a universidade com a paralização das atividades administrativas(quem tentar ligar pra Uneb vai perceber isso), com a paralização das aulas do curso de Direito.

    Hoje, quarta-feira, realizamos a MARCHA PELA EDUCAÇÃO com a participação dos estudantes secundaristas, entidades dos movimentos sociais, da sociedade civil organizada, professores e os que ao longo do nosso trânsito aderiram à marcha.

    Amanha, quinta feira, convidamos a todos para participar da audiência pública na praça da república onde discutiremos as problemáticas da Uneb e da educação superior como um todo.

    E adianto a todos que se não tivermos respostas concretas até a proxima semana, nós vamos ocupar a reitoria da Uneb e a governadoria se preciso for.

    Abraço a todos, deixamos nosso agradecimento a todos pelo apoio ao MOVIMENTO PROFESSORES JÁ e conclamamos a participarem de nossa atividades.

    Yuri Almeida – Mobilizador Social
    MOVIMENTO PROFESSORES JÁ

  4. FACOM março 19, 2009 às 2:05 am #

    Pelegrini, tive informações sobre essa carência de professores da UNEB… Segundo levantamento de uma fonte segura, a UNEB agora possui uma carência de 700 professores…

    A universidade estadual é moeda de toca e favores políticos desde a época de Souto… Ou seja, abrem-se cursos novos em cada negociação e o pior, sem condição…

    Diante desse caos, só resta mesmo apelar para o bom senso e EXIGIR o CONCURSO JÁ, pois há uma quantidade significativa de professores com mestrado e doutorado, qualificados portanto, para participarem do processo seletivo e com isso, assumirem as vagas existentes!

  5. Isaac Malta março 21, 2009 às 12:42 am #

    É preocupante o descaso so governo em relação a classe intelectual, em se tratatando da formaç~so de profissionais que surge desde o Colégio, que nesse caso é um colégio público de formação acadêmica.Eu, como estudante da Uneb, e engajado no MOVIMENTO PROFESSORES JÁ, venho agardecer não só nosso grande mestre sorveteiro e amigo Pelé, mas também ao companheiro que nos chamou de heróis, na verdade aind anão o somos, pois a batalha não está ainda vencida e ela estará até que cessem probelmas como esse, pois a falta de professores no nosso campus XV, e nos demais campi se faz presente de forma alarmante, temos agora um concurso Reda aberto,é uam resposta perdida num verdadeiro tapar sol com a peneira, ou asfaltar ruas com um asfalto muito conhecido por nós como Sonrisal( aquele que a primeira chuva desaparece), mas uma vez vencida a guerra, assim esperamos que seja, e então seremos heróis,mas a verdade também que o herói tem medo, e nós temos emdo de promessas vãs que não são cumpridas, nós temos medo de cairmos no descaso outrora levando em conta mentiras ditas e enviadas através de oficios e notas de esclarecimento!
    esse nosso movmento veioa se tornar legítimo e puro, a partir do momento que pusemos a coletividade a frente de tudo e de braços dados marchamos as ruas, dormimos no campus, tornou-se legítmo por ser a luta por uma causa nobre e que influencia toda uma corrente, que nós esperamos ser sempre a do bem comum, levando em conta estarmos amnhã no mercado oferecendo ums erviço de qualidadea sociedade, que tanto vem nos apoiando nessa árdua caminhada rumo a justiça!o efeito de nossa saga em busca de uam educação dígna faz-se como um efeito dominó, onde uma instituição multi-campi, vê-se numa situação onde a insatisfação do serviço público prestado, porém tributáriamente caro,mal visto pela grande maoria, se não for um consenso, faz-se importante lembra que os primeiros dados já foram dados e a primeiras epças do dominó já começarma a cairo apoio por parte dos estudandtes dos demais campi é explícito e essa é uma ferramenta fundamental para que se analise e se tente achar o problema de fato, porque se ums erviço não agrada a um ou a outro tudo bem ninguém pode ser perfeito, agora se não agrada a um todo, realmente ninguém deve aceitar que não se dê o devido respeito a quem de fato merece!” Quem é barsileiro não desite nunca!

    Obrigado!

  6. Antonio Marcos setembro 16, 2009 às 10:52 am #

    Caros colegas “Unebianos”, avíssaras pelo movimento e que essa celeuma logo termine, afinal, o tempo nao nos é caridoso.

    Bem, aproveitando o espaço e por estar carente de informações a respeito do curso de Direito em Valença, questiono a quem puder me ajudar se vale a pena estudar DIREITO no campus dessa linda cidade litorãnea. POr motivos particulares estarei me mudando para o supramencionado muninicípio até o primeiro semestre de 2010.

    Desde já, agradeço a brevidade de quaisquer comentários a essa minha dúvida.

    Cordial Saudaar;

    A. M. Souza

Trackbacks/Pingbacks

  1. DIRETÓRIO ACADÊMICO DE DIREITO – UNEB VALENÇA, É UM DOS SIGNATÁRIOS DA PEÇA QUE EXIGE O IMPEACHMENT DE BOLSONARO | Blog do Pelegrini - maio 22, 2020

    […] parece está acordando de um sono profundo após a ocupação da reitoria em 2008 (ver link http://pelegrini.org/cotidiano/576), e aqui […]

Deixe uma resposta