A ESPERANÇA NÃO MORREU!
Por: Suéli Santos
“Vamos fazer com que nossas crianças voltem a SONHAR.”
Um Apelo a,
Liédson,Adriano “Michael Jackson”, Maria Helena, Diana Farias entre muitos outros,
Vocês que cresceram e conquistaram sonhos, subiram degraus, venceram obstáculos, obtiveram OPORTUNIDADES… Cresceu numa Valença nunca vencida, Terra de Paz, jogava futebol, brincava de bonecas, andava de madrugada pelas ruas, subia ao Amparo pra bater papo com os amigos, entre tantas outras travessuras que poderia ficar aqui contando, mas venho falar de outro assunto.
Eu também vivi nessa Valença; Hoje, falecida, feia e de luto diariamente.
Tenho 25 anos e um filho que vai completar 2 anos, ele foi gerado no Rio de Janeiro, a cidade perigosa visualmente, trouxe ele pra cá pra ele poder ter a liberdade que eu tive,mas chegando aqui me enganei,porém não me desanimei, e com tanta violência, hoje vim aqui pedir a vocês, que tem o poder de fazer um Trabalho Social voltado para crianças e jovens porque eles recebem na casa deles a visita de um traficante oferecendo fartura, ao invés de fome, dinheiro “fácil” ao invés de falta de emprego, filhos ao invés de bonecas, armas ao invés de cadernos.
Será que esses meninos não iam gostar de receber a visita de um Ídolo de futebol, pra dizer que um dia eles podem ser iguais a ele?
Será que as meninas, não iriam gostar de receber a visita de uma Vereadora, pra dizer que um dia ela pode ser Presidenta da República?
SIM, eles adorariam…
Vamos gente, vocês têm o poder de resgatar sonhos, animar esse povinho que tá crescendo, dizer que a Esperança não morreu!
Não sou famosa, não tenho dinheiro, não sou política, mas sou VALENCIANA e quero ter orgulho disso,estarei aqui para lutar junto de cada um,por uma Valença melhor, agradeço a minha família e meu amigo, Railton Ramos com quem eu aprendo a cada dia a ser o que eu sou, espero que vocês acordem e ao invés de falar mal do Prefeito (2012 vem ai) unam seus poderes políticos para construir quadras esportivas,trabalhos voluntários,oferecer aulas culturais e muitas outras coisas ao invés de deixar as crianças aprenderem a usar drogas e ser mãe aos 13 anos!
*Se precisar estarei sempre aqui para ajudar!
Suéli Santos, De que adianta tudo isso, se em 2012 Valença dará mais 4 anos a esse comerciante? Aposto que ele leva de novo. Ele não foi cassado e voltou? Elegeu o sobrinho , e voltou ele mesmo. Valença adora a ele. O povo deu mais 4 anos a J. Wagner mesmo com toda violência. Sempre os mesmos.
PARABÉNS PROFESSORA… OS ÍDOLOS DE VALENÇA ESQUECERAM-SE DA TERRA QUE OS AMAMENTOU, ENSINOU E EDUCOU… E OS QUE AQUI FICARAM NADA ENTENDEM E NADA FAZEM, A NÃO SER, A VELHA E FADADA POLITICAGEM MEDÍOCRE DOS ASSISTENCIALISMOS ELEITOREIROS COMO: (PAGAR CONTA DE LUZ OU ÁGUA, LIGAR PRO INSS PARA APOSENTAR QUE JÁ TEM DIREITO A ISSO, ASSINAR EM RECITAS MEDICAS, E MANDAR PEGAR O REMÉDIO NO POSTO DE SAÚDE PÚBLICA E GRATUITA, CONSEGUIR EMPREGO NO SAAE E NA PREFEITURA E GUARDA MUITO DINHEIRO MESMO QUE DE FINS DUVIDOSOS, A FIM DE DISTRIBUIR EM 2012).
PRÓ ESSA CIDADE ESTÁ PERDIDA E SEM RUMO…
SINCERAMENTE NÃO SEI O QUE FAZER E O QUE ESPERAR DO NOSSO FUTURO, OS VENTOS DO RETROCESSO SOCIAL, CULTURAL, ECONÔMICO E MORAL, SOPRAM FORTE AQUI EM VALENÇA.
SOU CARIOCA E VEJO QUE O RIO COMEÇA A MUDAR DE RUMO E DE IDEOLOGIA, SEI QUE NÃO SERÁ FÁCIL, MAS PELO MENOS VEJO INICIATIVA GOVERNAMENTAL…
JÁ EM VALENÇA EU TENHO NOJO DE ENTRAR NA PREFEITURA E VERDADEIRA OJERIZA DA CÂMARA DE VEREADORES…
PRÓ NÃO DESISTA, JAMAIS !!!
Suelí,
Aqui em Valença existem projetos sociais tanto pedagógicos como esportivos. Vou citar alguns: Projeto Mutá (Bolívia), Fundação Evangélica Restaurar (Baixa Alegre), Projeto Mais Vida(URBIS), Projeto de Educação Esportiva Atletas do Futuro do SESI(Jacaré), Grupo de Dança Afro Filhos da Terra (Centro de Cultura), Grupo de Capoeira Palmares (Associação Atlética- Centro),PETI (com 9 núcleos só aqui na cidade) Jiu Jtso e FUTSAL(Barracuda),FUNDESA , Escolinha de Futebol do jacaré (ministrado voluntariamente no Jacaré por “Gurinha”), ABKK – Associação Baiana de Karatê Kyokushin (hoje funciona na casa do Sensei Maurício Cantão e é voluntáriado) e finalmente Equipe de Ginástica Rítmica TOP GYM e Associação Baiana de Ginástica que hoje funciona no Ginásio de Esportes do Colégio Social pois não temos condições de estar no ginásio de esportes do município,foi dado o horário para a equipe treinar gratuitamente,mas saímos de lá por causa da insegurança no bairro. Sou de Salvador e sempre quiz viver a paz do interior, desde o final da adolescencia vim morar aqui e hoje não estou em paz para criar meus filhos assim como todas as famílias que conheço. A questão é que já faço este tipo de trabalho a mais de uma década e percebo que só agora por causa da violência latente é que a comunidade “grita” por mais projetos sociais.
Deve existir sim uma preocupação REAL com esses trabalhos que são feitos mas quando acontece a exemplo da vereadora Diana Farias, Barreto e Jairo que sempre ,BUSCARAM SABER O QUE MEU PROJETO PRECISA , são taxados por alguns como pessoas que querem aparecer ás custas do meu trabalho (não consigo entender isso , quando são omissos são criticados e quando “aparecem” da mesma forma!!!).
Até mesmo o Ramiro com toda sua polêmica administração foi o gestor que mais deu apoio a equipe até hoje, nunca fui desrespeitada, muito pelo contrário, dá muita atenção para as meninas e o próprio Pelegrini já postou aqui sobre o evento da seleção Brasileira de GR com a ênfase “dai a Cézar o que é de Cézar” onde o mesmo deu todo apoio . Não fecho os olhos para coisas que estão erradas mas se me perguntarem se Ramiro já nos ajudou eu vou dizer que não???
A dois anos Diana Farias e Prefeitura se uniram em busca dos materiais que preciso para a equipe treinar e já estão aqui doados pelo Governo do Estado. A própria Diana viajou comigo para encontros com Raimundo Nonato da SUDESB várias vezes E É CRITICADA POR QUE FEZ ISSO!
O fato é que TEMOS QUE ARREGAÇAR AS MANGAS MESMO! Eu não vou relatar aqui detalhes do que me privei, do que enfreitei para estabelecer a equipe aqui , afinal tudo está valendo a pena!
A câmara de vereadores devia realizar um encontro com as lideranças dos projetos e os voluntários a fim de identificar as necessidades e com isso quem sabe aumentar o número de vagas nas instituições.
Além disso peço que se alguém souber da existência de um conselho de cultura e esporte por favor nos informe. Deve existir alguma verba destinada ao esporte do município.
Se existir precisamos saber como fazer a captação desses recursos para dar mais dignidade aos jovens Valencianos que querem ser notícia na cidade EM VIDA por nos trazerem alegrias E VITÓRIAS.
No mais Suelí, entendo a sua dor, sou mãe de 3 filhos com idades : 18, 15 e 13 anos. Eles querem sair e se divertir com seus colegas, ter uma vida de adolescentes normal e não conseguem, os conflitos acontecem em casa porque quem é jovem acha que nada vai acontecer com eles e enfim, a falta de paz é geral. Vamos pedir forças a Deus e crer que é uma fase que vai passar. Eu tenho esperanças, em meu próprio trabalho vivo situações que me dão essa esperança.
Abraços Pelegrini!
Quem conhece Gil sabe da sua luta com a sua equipe de ginástica rítmica. Ela tem muita força de vontade para levar em frente, fosse outro já teria desistido.
Abraço Gil,
Pelegrini
Pessoas como você Pelegrini me fazem ficar mais fortes e acreditar que ainda temos esperança. Mas além de mim existem muitas pessoas arregaçando as mangas e fazendo sua parte, é necessário que sejam identificadas para que suas necessidades sejam atendidas e assim aumentar o número de atividades oferecidas para crianças e adolescentes na cidade.
Gil,
Conheço seu trabalho,inclusive minha prima é sua aluna da Ginástica Rítmica,em que estou sempre apoiando para que ela continue…
Não vim aqui criticar ninguém,pelo contrário vim aqui para nos unir por um futuro melhor,não fazer com que as crianças que estão nascendo hoje sejam “futuros traficantes”!
Admiro não só o seu trabalho como muitos outros aqui,por exemplo as meninas do CREAS que tem um trabalho lindo,que eu pude acompanhar desde o início.Parabéns a vocês e não vamos desanimar jamais!
Sueli. Não vi seu comentário como crítica, aos contrário, vejo seu posicionamento como a de uma pessoa que acredita na transformação social por meio do esporte, cultura e educação. Apenas quiz ressaltar a existência dos projetos daqui de Valença e que estes precisam de mais assistência e ao mesmo tempo que se possa aumentar número de vagas além da possibilidade de incentivo para que outros mais possam se estabelecer na cidade, precisamos de orientação para captação de recursos, buscar meios onde haja incentivo fiscal a fim de que as empresas da região possam patrocinar atletas em potencial,doar materiais de treino, pagar aluguel ou até mesmo construir mais instalações como sede desses projetos. Muita coisa precisa ser feita e existem meios reais para isso. Precisamos é de organização e vontade política.
Aparece lá no treino! Saudações o/
Gil
Deus te der forças continui seu trabalho brilhante.
pelegrini
seu trabalho é brilhante va em frente seu blog esta bombando.
PODER DE REAÇÃO…
A comunidade valenciana tem demonstrado uma reação à altura, diante da estúpida insegurança que reina: indignação, reivindicações, passeatas e desabafos.
A ideia de Suéli habita esses campos. Campos que indicam que superaremos juntos todo esse tempo de profundo sofrimento.
Valeu, Suéli, Valeu!
Sueli, gostaria de ser otimista como você, mas depois que li agora a resposta de Pelegrinni, que os moradores precisam denunciar o que todos sabem , fico desanimada .
Os moradores do Amaparo devem ter medo, pois no bordel a marginalidade impera e por trás tem alguém influente.Daí, obrigada Pelegrinni, mas vou continuar denunciando aqui no blog, mas com a tristeza de saber que as AUTORIDADES DE VALENÇA(??????????)infelizmente, não podem fazer nada.
Cara amiga Sueli acho suas palavras favoráveis,mas a realidade da nossa triste Valença é realmente caótica e falecida.Fico triste ao ver minha cidade cada vez mais atolada numa guerra civil.As crianças não tem mais vontade de brincar de carrinho e boneca.O que vejo são crianças envolvidas na guerra do trafico onde tudo se tornou mais fácil.Pois tudo depende dos representantes do POVO,são muitas promessa,elegemos essas figuras para garantir os nossos direitos e proteção,mais o que observo é que estão pouco ligando para a classe desfavorecidas.Vivemos num fantastico mundo de Sonhos e não de realidades.Lembro da minha infancia onde corriamos aqui no Campo da Bola ,sentavamos aqui na nas portas de nossas casas,brincavamos de roda,e hoje somos prisioneiros do nosso proprio lar.Até onde irá parar essa impunidade.QUEREMOS PAZ.
Será mesmo que nós reivindicamos os nossos direitos? Será que os orgãos competentes nos ouvem e resolvem as nossas queixas? Uma passeata hoje, logo cai no esquecimento e as vitimas dessa violência vão crescendo.
Não tenho esperanças de dias melhores, acho que como já li alguns post aqui VALENÇA aquela cidade maravilhosa de antigamente, hoje nos obriga apensar em ir embora, pra criar os nossos filhos em lugar seguro.
Onde é o lugar “Seguro”?Vamos criar nossos filhos de cidade em cidade?Eu também as vezes penso que Valença não tem mais solução,mas como diz o ditado.”Enquanto há vida,há esperança!”,portanto minha gente não vamos enlouquecer, nem nos matar, nem desistir. Pelo contrario: vamos ficar ótimos e incomodar bastante ainda…
Incomodar esse povo ai,que quer nos colocar pra fora,do lugar onde vivíamos em PAZ desde criança,esses políticos que não sabem governar,temos que mobilizar,abrir os olhos da população por aqui mesmo,internet,jornal,rádio,para que em 2012,possamos dar a resposta!Eles que tem que cair fora,a gente NÃO!Fora Violência,fora políticos corruptos!
Vamos pra frente do presidio pedir pra ser preso, lá é mais segura já que os marginais estão soltos.
Sueli
Te admiro, mas que população mesmo você está falando?
Aquela que vota nesse prefeito, por trabalhar p´ra ele ou ganhar dinheiro pra votar?
Aquela que não exige queos orgãos competentes acabem a exploração sexual numa rua como o Amparo?
Aquela que não vai mais ao adro da igreja com medo, pois o amaparo está tomado peçlos marginais e a policia sabe onde els ficam (POINT) e não podem fazer nada?
Aquela que vê morrer diariamente vitimas da violência e ainda defendem o prefeito. TRISTE VALENÇA!!!!!!!!!!!
Sueli
Valença é segunda cidade da Bahia em violência. deve ter outras até maiores e mais seguras né?
Sueli e Gil
Parabéns!
A minha esperança morreu, estou pensando na possibilidade de morar em outra cidade ,depois dos ultimos acontecimentos , estou usando esse espaço democrático pra denunciar e inquietar os adormecidos, mas no fundo estou por dentro como eles, descrentes do poder público e de que existirá punição para os que não são honestos e sérios.
Quando olho os nossos representantes e os apadrinhados , fazem o que querem e não são punidos , bate um desespero.
Aproveito pra agradecer a esse blog , eu também já pintei o rosto de verde e amarelo, chorei na eleição do “torneiro mecanico”, hoje é só tristeza por ver que fomos abandonados pelas autoriddaes. Cadê o Ministério Público de Valença???????????????????????????????
Sandra,
Eu tenho um sonho, metade dele já se realizou E OUTROS QUE NEM SONHEI ACONTECERAM, o que parecia impossível já aconteceu em meio a uma equipe sem recursos porém composta de adolescentes, crianças guerreiras e mães valorozas.
Quem diria que Valença receberia por duas vezes 2009 em Maio e 2010 em Setembro a visita de representantes da Confederação Brasileira de Ginástica? FOI UM SONHO! SELEÇÃO OLÍMPICA VEIO NOS VISITAR! Como não ter esperança? Existem bons olhos sobre nossa cidade, não só do nosso esporte mas de várias outras atividades.
Nem eu planejei isso, foi consequência da minha “insistente mania de acreditar”. Outra situação foi a vinda dos materiais doados pelo governo do estado, a implantação do dia municipal da Ginástica Rítmica, a nossa participação em Torneio Nacional, as realizações de eventos de GR na cidade que no ano passado totalizaram 3 (1 em prol da campanha de Júlia, comemoração do dia municipal da GR e campeonato municipal entre as ginastas representando suas escolas com premiação para a melhor torcida que em 2010 foi a do Colégio Municipal Augusta Messias.)
Com a participação mas forte das mães e outros profissionais de educação física, psicologia e fisioterapia enfim registramos a ABG- Associação Baiana de Ginástica.
Não dá para desistir ou alimentar sentimentos negativos entende? Só em meio as dificuldades temos nossa força e resistência provadas e hoje posso dizer SOMOS FORTES, eu, meus filhos e marido, minhas ginastas e familiares.
Estamos enfrentando outra situação que se Pelegrini puder mais uma vez nos apoiar colocando no blog eu agradeço pois foi com a ajuda de pessoas como ele que temos conseguido superar as adversidades.
Nosso tapete, oficial, antialérgico próprio para o esporte que custa em média 17 mil reais doado pelo governo do Estado, está guardado no depósito da SUDESB em Salvador, aguardando apenas que eu envie ofício para a Federação Baiana de Ginástica a fim de cumprir com algumas exigencias burocráticas normais.
O fato é que as mães (com toda razão) não querem a prática da GR no ginásio de esportes do município, por motivos de segurança saímos de lá desde agosto do ano passado, passamos a usar a quadra do antigo colégio Paulo Freire (espaço patrocinado para nós pela FAZAG) e saímos de lá por que a área não é coberta e as chuvas impediam nosso treinamento. Hoje temos que alugar um espaço adequado por 500 reais caso contrário além de não termos onde treinar vamos perder o TAPETE QUE CONQUISTAMOS POR QUE A EQUIPE SEM LOCAL SIMPLESMENTE SE ACABA!
Foi acertado um pagamento de 10 reais a mensalidade apenas para pagar o aluguel e deste valor com pouco mais de 60 alunas praticando o esporte só conseguimos arrecadar para esse mês 270… vivemos uma realidade onde 10 reais por mês para a maioria das meninas que ensino é um valor alto! Ontem conversando com algumas mães e alunos mais velhos decidimos aumentar para 15 e com isso conseguir cumprir com essas despesas do mês de abril. Lembrando que EU NÃO ESTOU INCLUSA NESSAS DESPESAS, OU SEJA, TRABALHO PELA EQUIPE TOP GYM DE GRAÇA MESMO! Mas não posso desistir, acredito que um dia uma empresa ou entidade possa valorizar o que eu ensino e me recompense, em outras cidades é comum a GR ser implantada nas escolas ou projetos com o espaço adequado para isso… Não podemos hoje depois de já termos passado por essas fases de dificuldades quanto a espaço e até mesmo de identidade (já fomos acrobatas de circo, bailarinas, dançarinas na visão inocente das pessoas que não entendiam o esporte) hoje Valença sabe que tem uma equipe que a representa em outros estados e precisamos PROGREDIR. Desistir jamais vai ser palavra de ordem em nosso meio.
Hoje sou estudante universitária em 2 cursos, não tenho mais tempo disponível para trabalhar em outros tantos lugares para sobreviver, me tornei dependente financeiramente do meu marido que me apoia muito não me envergonho disso, ele é um homem de valor como poucos, é um presente que Deus me deu que inclusive me fez continuar acreditando que “príncipes existem”! KKK! Não perdi a esperança!!!
Não me queixo quanto a isso pois todo o conhecimento adquirido está sendo devolvido para as crianças da equipe nas práticas desenvolvidas.
Ainda não fui procurar a prefeitura para buscar ajuda pois tenho vergonha na cara, recentemente fui ofendida por uma Queiróz onde a mesma disse que eu fazia Ramiro de bobo da corte (ele nem sabe desse episódio, pelo menos não por mim), isso tudo porque eu tive que parar a moto no dia da manifestação , acompanhei uma aluna minha para saber o que estava acontecendo e enfim fui julgada como pessoa de liderança que estava alí para ajudar no quebra quebra que nem ví acontecer pois logo em seguida fui treinar minhas meninas na associação atlética e tenho muitas mães como testemunha e no momento que a coisa ficou feia mesmo estávamos lá assustadas e protegendo nossas crianças.
Eu construí minha história aqui sem mentir sobre a ginasta que fui, respeitei a cidade que me recebeu e pedi ajuda desde então para realizar os trabalhos e nunca fui desrespeitada por Ramiro, muito pelo contrário, os funcionários da prefeitura sempre buscaram ajudar as minhas crianças em especial, Juliana , Washington, Bang e Jucélia, a eles eu e a equipe temos um grande carinho e respeito.O próprio Pelegrine já me perguntou sobre as atitudes do gestor com a nossa turma e eu sempre respondi que quando ele diz que pode ajudar , ajuda e quando não pode da mesma forma e de todos foi o que se sensibilizou mais com a permanência dos trabalhos da GR e antes dele o Cláudio viabilizou nossas primeiras apresentações em Salvador através da Josy diretora de esportes na época nos deu apoio em um curto espaço de tempo mas enfim, ajudou. Nunca perguntaram se eu votaria neles ou não, nunca pediram reunião com as famílias da equipe, sempre foi muito pacífico os pedidos e atendimento as nossas solicitações.
Ricardo Moura é um apaixonado pelos esportes e sempre busca notícias da equipe, Jairo Batista e Barreto da mesma forma, Diana Farias nem se fala, se tornou madrinha do nosso esporte, a câmara de vereadores nos recebe muito bem.
O que as AUTORIDADES e comunidade tem que enxergar é que a GR é de VALENÇA, não é minha, nem sobrevivo dessa atividade, mas é essa a minha ferramenta para transformação social e educação, é essa a minha alegria, é essa a minha esperança…
Sandra, a LEI DO RETORNO EXISTE! Sei que eu e outras pessoas estamos semeando em terra fértil.
A ESPERANÇA NÃO ACABOU!
Gil, sei que sua luta é grande, admiro seu trabalho e acho que você já deveria ter um patrocinador oficial para a sua equipe. Vamos procurar pessoas que se interessem por sua causa e possa ajudar a sua equipe a realizar os sonhos dessa garotada. Prometo que vou conversar com alguns empresários de Valença que sei são pessoas do bem e poderão ajudar você e suas garotas.
Não procure mais esses Queiroz nojentos e podres não. Não se humilhe a esses vermes da política de Valença. Aguarde, Ricardo Moura vem aí e se ele não fizer por você eu prometo que abraço sua causa.
Abraço,
Pelegrini