A BAHIA VAI FABRICAR OS CHINESES BYD E VAI GERAR 1.200 EMPREGOS DIRETOS

A BYD confirma nesta quarta (28) a fabricação de carros no Brasil e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra à tarde com executivos da marca, em Brasília. A Bahia é o estado escolhido para abrigar a nova linha de montagem.
O local exato, contudo, ainda não será confirmado. A expectativa é que as novas instalações ocupem o antigo complexo industrial da Ford em Camaçari. Segundo a montadora americana, as negociações, embora estejam avançadas, ainda não foram concluídas.
Em outubro, a dois dias do segundo turno das eleições, Rui Costa, que então era o governador da Bahia, confirmou a assinatura de um protocolo de intenções. Hoje Costa é ministro da Casa Civil.
A possibilidade de a empresa chinesa se instalar na Bahia já vinha sendo especulada desde o início de 2021, quando a montadora americana encerrou as atividades no estado.
“Assinei, junto a BYD Auto, maior fabricante de veículos elétricos do mundo, protocolo de intenções para a instalação de três fábricas aqui na Bahia”, diz o texto publicado por Costa na época. “A negociação vai gerar mais de 1.200 empregos diretos, além de impulsionar o desenvolvimento industrial e comercial no estado.”






janeiro 9, 2026 às 4:28 pm Excelente texto! Mas, tem babacas que não entendem o que é soberania ou não…
Excelente texto! Mas, tem babacas que não entendem o que é soberania ou não querem entender! Esses imbecis são os…
Reflexão pertinente sobre um tema cada vez mais presente. Os avanços tecnológicos pedem análise cuidadosa, responsabilidade e diálogo.
Obrigado Jorge!
Boa noite falou a mais pura verdade estou contigo e não abro