ESTUDANTES DA UNEB OCUPAM REITORIA
atarde online
A reitoria da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), no Cabula, foi ocupada ontem por estudantes do campus do município de Valença. Com colchões e barracas, eles passaram a noite no prédio, de onde só pretendem sair depois de conseguirem o compromisso do governo de viabilizar a ampliação do quadro de professores da instituição.
Hoje, está prevista uma reunião dos estudantes com o secretário estadual de Educação, Adeum Hilário Sauer, ao meio-dia. “Não tem o café com o presidente? Nós vamos almoçar com o secretário”, brincou o estudante de Direito Yuri Almeida. Ele contou que, “brincadeiras à parte”, a situação da universidade é muito grave com a falta de professores. Segundo a sua colega, Virgínia Valadares, o curso de Direito, em Valença, tem 28 disciplinas em atraso por causa disso.
A ocupação da Uneb, que tem 24 campi (sendo um em Salvador e 23 no interior), começou na semana passada, com a mobilização de estudantes dos campi de Bom Jesus da Lapa, Caetité e Guanambi, que criaram o movimento “Alto Sertão”. Já os de Valença se juntaram aos demais com o movimento intitulado “Professores Já”.
concurso público– A principal reivindicação dos manifestantes é a aprovação da lei que instituirá a realização de um concurso público para provimento de vagas. Igualmente interessado no projeto, o reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim da Silva, informou que o assunto tramita desde 2006.
“O movimento é justo. Eles têm toda razão”, disse ele, afirmando estar otimista com o resultado da reunião de hoje, na secretaria de Educação.
Segundo o reitor, o déficit de professores é estimado em 300 efetivos. Ontem, um edital para seleção abriu inscrições para 200 professores substitutos. “Mas isso só resolve temporariamente”, afirmou.






Marcos Medrado o senhor perfeito o senhor deveria ter empatia pelos pais de família no qual eles estão lá no…
Você Prefeito Marcos Medrado você tem que ser profissional coisa que você não tá sendo por conta que você tá…
Talvez, se Hildecio pedir, pode destravar a obra (fiasco) da orla de Valença, prometida mais uma vez em camapanha eleitoral…
Ninguém gosta de um sorriso maroto durante um dia, e porrada o ano inteiro.
O Carlismo é uma herança triste, mais só obras não resolvem, implantar uma administração eficiente e sem apadrinhamentos, é o…