Enquanto país enfrenta filas, Santa Casa de Valença oferece 200 vagas mensais para cirurgias de catarata pelo SUS
Enquanto milhares de pessoas esperam há anos em filas gigantescas por todo o país pela oportunidade de passar pela cirurgia de catarata, na cidade de Valença, na Bahia, a Santa Casa, em parceria com o Dayhorc – Hospital de Olhos Ruy Cunha, oferece 200 vagas mensais pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Está sendo montado um mutirão com o objetivo de atender a população valenciana e da região.
A espera, que pode chegar a mais de dois anos em outros locais, em Valença, deve durar apenas dias. A Santa Casa de Valença já iniciou o cadastro de pacientes e a primeira rodada de 200 cirurgias está prevista para acontecer já em dezembro. Para isso é necessário formar um cadastro inicial com um número mínimo de pessoas que passarão por triagem e consultas médicas. Os interessados devem procurar a Secretaria de Saúde de seu município e solicitar o agendamento. Estão aptos a serem atendidos aqueles que têm a partir de 60 anos de idade ou que possuem diagnóstico prévio de catarata, sendo preciso apresentar identidade e cartão SUS.
A Santa Casa realiza o procedimento também através de convênios e particular. Mais informações pelo e-mail mutirao@scmvca.org ou pelos telefones (75) 3641-8410/8433.






Gostaria de saber se não mais fotos do desfile? Participei e esse dia marcou minha vida
Decisão acertada
É a política no Baixo Sul do Estado da Bahia.
Realmente não tem dono. Tem colonizadores. Povo valenciano não manda em nada rs.
janeiro 9, 2026 às 4:28 pm Excelente texto! Mas, tem babacas que não entendem o que é soberania ou não…