Lavagem do Amparo atrai milhares de devotos
Com quase um século de caminhadas, alegria, fé e muita tradição, a Lavagem do Amparo, em Valença, se repetiu neste domingo (25), com todos os ingredientes de uma grande festa. Padroeira de Valença, Nossa Senhora do Amparo, para os católicos, Oxum para o povo de santo, mais uma vez foi reverenciada e contou com uma multidão que saiu da Praça da República indo até a Colina Sagrada onde fica o templo da Santa, onde foi realizada a tradicional lavagem. Considerada a principal manifestação popular religiosa do município, o ritual se repete a cada ano, sempre no último domingo que precede ao início do novenário.
À frente do cortejo, a prefeita Jucélia Nascimento, ao lado do povo de santo e acompanhada de toda sua equipe de governo, foi seguida por uma multidão formando um imenso “tapete branco”. Com vasos pintados por artistas valencianos, o visual das baianas se transformou em uma verdadeira obra de arte, captada por lentes de máquinas fotográficas e milhares de aparelhos celulares. “Foi uma festa digna dos velhos tempos”, comentou Cláudia Pereira, moradora do bairro da Bolívia.
“Queria agradecer a todos que participaram desta festa, independente de credo ou posição política. A fé e a cultura se transformam em união, neste momento em que Valença mais uma vez demonstra ser uma cidade de um povo alegre e corajoso”, disse Jucélia durante a lavagem das escadarias da Igreja.
Pois é bem assim, exemplos não faltam desse tipo de atitude basta olhar para Brasília.
Parabéns Pelegrini por essa excelente matéria!
Não só ao Prefeito dou meus Parabéns, mas em especial ao Governador Jerônimo Rodrigues por ter aceito a EMENDA do…
[…] dignas de nota triste, como enterrar uma baleia em plena faixa de areia, como ocorreu em Valença, em novembro…
Como Levi Vasconcelos,só queremos o melhor pra Valença. Isso aí Marcos Medrado mostre mesmo o seu potencial. Só quem ganha…