Secretaria da Juventude participa do Fórum Estadual de Promoção da Igualdade Racial
A ampla representatividade e um caráter plural de discussões marcaram a abertura da 12ª Reunião do Fórum Estadual de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial, na quarta-feira (18), em Salvador. O evento seguiu até sexta-feira (20), contou com uma extensa programação, entre debates sobre as conquistas e desafios na execução de políticas destinadas à população negra, na perspectiva dos organismos governamentais nos municípios, além da atuação do Governo do Estado neste campo. A abertura das atividades, coordenadas pela Sepromi, contou com a presença de diversas secretarias estaduais, como Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Educação (SEC), Saúde (SESAB), Políticas para as Mulheres (SPM), Desenvolvimento Rural (SDR) e Coordenação de Desenvolvimento Agrícola (CDA).
O titular da secretaria Municipal da Juventude, Antônio Daniel, participou do fórum representando a prefeita Jucélia Nascimento, e trouxe para a plenária importante discussão acerca dos programas para a juventude. “Temos a obrigação de pontuar em riqueza de detalhes para o Governo do Estado, que temos uma numerosa juventude negra na nossa Valença e precisamos também levar a política de igualdade para todos, e, é claro de forma macro. Este é mais um momento de busca, e com certeza não levará muito tempo para executarmos ações para o público do tão exitoso Programa Nacional Juventude Viva.”, pontuou.
A titular da Sepromi, Vera Lúcia Barbosa, destacou o papel dos gestores e gestoras no desenvolvimento de políticas públicas que sejam capazes de “alterar e melhorar a qualidade de vida da população negra de seus municípios”. Para ela, além do desafio de transversalizar as políticas e gestar recursos, trata-se de fazer uma disputa ideológica diária. “É importante apoiar este espaço legítimo, colhendo dados, informações e dialogando sobre a realidade dos municípios”, disse Vera Lúcia. A titular da pasta ressaltou, ainda, o esforço para interiorização de políticas, incentivo à criação de conselhos, o fortalecimento do Programa Nacional Juventude Viva, organismos municipais e valorização dos espaços representativos da sociedade civil para conquistas sociais mais profundas.
A socióloga Vilma Reis, representando o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra da Bahia (CDCN), lembrou a necessidade do empenho coletivo pela regulamentação de pontos do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa, para ela considerado instrumento fundamental na implementação de “verdadeiras políticas de Estado”. Ela lembrou do pioneirismo da Bahia com a criação da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa e implantação do Centro de Referência Nelson Mandela.
A abertura do Fórum de Gestores também contou a presença de personalidades e órgãos da relação de parcerias institucionais, a exemplo de Matilde Ribeiro, ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e atual professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); dos representantes da Fundação Cultural Palmares, Fábio Barreto; do Banco Mundial, Fernando Blanco, dentre outros integrantes da Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial.






Marcos Medrado o senhor perfeito o senhor deveria ter empatia pelos pais de família no qual eles estão lá no…
Você Prefeito Marcos Medrado você tem que ser profissional coisa que você não tá sendo por conta que você tá…
Talvez, se Hildecio pedir, pode destravar a obra (fiasco) da orla de Valença, prometida mais uma vez em camapanha eleitoral…
Ninguém gosta de um sorriso maroto durante um dia, e porrada o ano inteiro.
O Carlismo é uma herança triste, mais só obras não resolvem, implantar uma administração eficiente e sem apadrinhamentos, é o…