Governo de Valença apresenta ao grupo de investidores do Porto da Ponta proposta para intervenções em Guaibim
Em reunião que aconteceu na manhã desta terça-feira, 09, com representantes do Fundo de Investimento Porto da Ponta, o governo de Valença, através da prefeita Jucélia Nascimento e do vice-prefeito Joailton Manoel de Jesus, acompanhados dos secretários Ademar Barreto, José Alexandre Aquino, Jailton Azevedo, Luiz Inácio de Souza, Cláudia Santos e Carlos Eduardo Lisboa, respectivamente da Administração, Planejamento, Infraestrutura, Controladoria, Meio Ambiente e Procuradoria Jurídica, apresentou a sua proposta oficial com relação ao que o município espera de contrapartida para o empreendimento que aquele grupo pretende realizar na praia de Ponta do Curral. O projeto contempla a expansão turística na região, com a construção de uma marina e um condomínio residencial de alto padrão com lotes entre 5 e 13 mil m2. Pela sua grandeza, o investimento deve atrair ainda mais a atenção para a Costa do Dendê como destino turístico, especialmente para distrito de Guaibim com a beleza e riqueza naturais de suas praias e Mata Atlântica, gerando aumento da movimentação do aeroporto e do fluxo turístico.
O governo de Valença vê com satisfação a chegada do empreendimento, que vai permitir mais avanços ao desenvolvimento do turismo no município, mas também entende que é preciso que aconteçam, paralelamente, investimentos que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável, econômico e social, com ganhos para todos.
Considerando o potencial econômico, imobiliário e turístico de Guaibim, consta na proposta da prefeitura apresentada ao grupo de empresários do Fundo de Investimento Porto da Ponta e assinada pela prefeita Jucélia Nascimento que, com “a instalação do Condomínio Porto da Ponta, no distrito de Guaibim, se fazem necessárias intervenções para uma melhoria da qualidade de vida, compensação socioambiental junto à comunidade e requalificação na infraestrutura local”. Propõe a prefeitura de Valença ao Fundo, parceria com investimentos para requalificação turística da orla marítima de Guaibim, para um trabalho social de mobilização e organização comunitária visando geração de emprego e renda na localidade, requalificação da Praça São José, implantação da contenção da Área de Proteção Permanente, construção de uma central para apoio à segurança e desenvolvimento de ações comunitárias, instalação de postos para sanitários públicos, construção de um terminal para o transporte coletivo intermunicipal, construção de Unidade Básica de Saúde de acordo com o padrão do Ministério da Saúde e apoio à implantação à coleta seletiva de lixo.
Em reunião anterior com representantes do Fundo e participação da Câmara Vereadores, do Conselho Municipal do Meio Ambiente e do Ministério Público Estadual, a prefeita Jucélia já havia sinalizado que é fundamental que o projeto tenha como alinhamento os eixos social, ambiental e econômico. O Município aguarda agora a resposta para a proposta apresentada.
Por Ivamar de Queiroz
Ascom – governo de Valença
Esse sim que é o mais lindo e talvez um dos poucos que Valença oferece..Tomara q aconteça o de melhor para esse local sem acarbar com a natureza.