13º Festival da Tainha de Maraú promove encontro entre pescadores e chefs em defesa da cozinha regional
Baianos e turistas têm um motivo a mais para escolher Maraú como destino no feriado prolongado do Dia do Trabalhador. De 1º a 3 de maio, a bela península localizada a cerca de 360 quilômetros de Salvador promove seu tradicional Festival da Tainha, que chega à 13ª edição na paradisíaca localidade de Barra Grande.
Sob a coordenação da chef Rosa Gonçalves, o evento promoverá um encontro entre chefs de cozinha, pescadores, marisqueiras, estudantes de gastronomia e amantes da cozinha regional em torno de uma programação diversificada. A maratona de atividades gratuitas inclui rodas de conversa, aulas-show, torneio de pesca, oficinas de culinária e concursos de receita, além de atrações culturais locais.
JANTAR PARA MIL PESSOAS – O ponto alto fica por conta do jantar “Gratidão ao Mar”, que será servido para cerca de mil pessoas em plena Praça da Mangueira, ao preço simbólico de R$ 25,00. A organização estima o consumo de aproximadamente 2,5 toneladas de ingredientes, a maioria oriundos da pesca e da agricultura familiares.
O menu inclui delícias como gratin de tainha e aratu com inhame e crosta de castanha, arroz de coco verde com manga, farofa de banana-da-terra e salada de feijão verde com molho de mel de cacau. A tainha, carro-chefe do festival, aparece também servida na folha da bananeira, acompanhada de molho de tamarindo.
Rosa Gonçalves assina o cardápio em parceria com os chefs Richard James e Clodomiro Tavares. Mas eles não estarão sozinhos no comando das panelas. Entre os chefs convidados está o badalado quarteto formado por Caco Marinho (DOC Casual Dinning e El Caballito), Fabrício Lemos (Al Mare), Leonardo Roncon (AllSaints) e Dudu Prado (Lafayette), além de Zezinho Souza (Ercolano).
Chefs locais e estudantes de gastronomia também vão se juntar ao grupo para produzir o banquete, cuja proposta é promover uma confraternização entre os visitantes e a comunidade.
O jantar será servido em quatro ilhas, que homenageiam Edson de Santana, Dejanira Barbosa, Sinval Malaquias e Maria Sacramento. Trata-se do grupo precursor do Festival da Tainha, que surgiu em 2002 como uma grande celebração promovida pelas famílias dos pescadores em agradecimento pela fartura nas pescarias.
NOVO FESTIVAL EM NOVEMBRO – Uma das curiosidades desta edição do Festival da Tainha é que ele também servirá de mote para o lançamento de um novo evento, o Festival Gastronômico da Costa do Dendê, que terá como tema a herança culinária das comunidades quilombola e ribeirinha daquela região.
Também sob a coordenação da chef Rosa Gonçalves, o evento será realizado na primeira quinzena de novembro, com a presença de chefs brasileiros e estrangeiros. O cenário será o mesmo, a bela península de Maraú.
PROGRAMAÇÃO
01/05 (quinta-feira)
– Roda de conversa com “Seu Edi”, representantes da agricultura familiar e de comunidades quilombolas, com mediação da professora Lívia Liberato e do chef Clodomiro Tavares;
– Aula-show com os chefs Rosa Gonçalves, Clodomiro Tavares e Richard James;
– Aula-show com os chefs Caco Marinho e Leonardo Roncon;
– Aula-show com os chefs Dudu Prado e Fabrício Lemos;
– Eleição da Rainha do Festival da Tainha
02/05 (sexta-feira)
– Torneio de pesca;
– Palestras sobre meio ambiente;
– Apresentação de grupos folclóricos da região;
– Jantar “Gratidão ao Mar”;
– Cortejo e coroação da Rainha do Festival da Tainha
03/05 (sábado)
– Oficina infantil de pizza, com o chef Pablo Gallego;
– Oficina infantil de cupcakes, com a cake designer Bruna Mariano;
– Oficina de esculturas em frutas e verduras, com agarde manger Lucineide Ribeiro;
– Roda de conversa sobre o tema “A importância da Gastronomia de Raiz na Cultura Contemporânea”, com chefs convidados, donos de restaurantes, estudantes e profissionais da área;
– Concursos “Cozinha do Chef” e “Receita Lá de Casa”
– Lançamento do Festival de Gastronomia da Costa do Dendê
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Daniela Castro – DRT/BA 2034
(71) 8788-1404
A mão forte é do Governador, o Prefeito fica com o pires na mão. E os Royalties do Petróleo, já…
Conterrâneos, Se não seguir a lei em casa, como vai seguir fora de casa? Infelizmente o cidadão só entende a…
Caros Conterrâneos, Valença teve o melhor por 28 anos, na Secretaria de Segurança Pública. O povo nem se lembra e…
Golpe sem armas, sem.forcas de segurança e nem presença ou conivência do judiciário, só no Brasil onde idosas, autistas, crianças,…
De fato é um raciocínio muito raso, marca registrada dos bolsonaristas.