Barbosa deve desculpas a Lewandowski

Elio Gaspari

Na próxima quarta-feira o ministro Joaquim Barbosa deveria pedir desculpas ao seu colega Ricardo Lewandowski, diante das câmeras, na Corte. Todo mundo ganhará com isso, sobretudo ele e sua posição, que é a de mandar alguns mensaleiros a regimes carcerários fechados. Barbosa desqualificou como “chicana” uma posição de Lewandowski e, instado a se desculpar, encerrou a sessão, como o jogador que leva a bola para casa. Ao perder uma votação, já disse que “cada país tem o modelo e tipo de Justiça que merece”, como se fora um biólogo ucraniano. Já acusara Lewandowski de alimentar “um jogo de intrigas”. Já chamou de “palhaço” um jornalista que lhe fizera uma pergunta, mandando-o “chafurdar no lixo” e, há poucas semanas, retomou a melodia, chamando-o de “personagem menor”. Meteu-se num debate com o ministro Dias Toffoli condenando o que supunha ser o voto do colega com um argumento dos oniscientes: “Eu sei aonde quer chegar.” Não sabia. Toffoli lembrou-lhe que não tinha “capacidade premonitória” e provou: votava com ele.

Barbosa poderá vir a ser candidato a presidente da República. Mesmo que decida não entrar nessa briga, como presidente do Supremo, deve respeitar o dissenso, evitando desqualificar as posições alheias, com adjetivos despiciendos. Fazendo como faz, embaraça até mesmo quem o admira.

Há ministros que se detestam, mas todos procuram manter o nível do debate. As interpelações de Barbosa baixam-no, envenenando o ambiente. Seriam coisas da vida, mas pode-se remediá-las. Na Corte Suprema americana, antes que comecem os debates (fechados), o presidente John Roberts vai para a porta da sala e começa uma sessão de gentilezas, na qual todos os juízes se cumprimentam. Na saída, ele se apressa, volta ao lugar e recomeça o ritual. Boa ideia. Evitaria a cena de salão de sinuca ocorrida depois da sessão de quinta-feira.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Carlos disse:

    que porra de desculpa nada joaquim ta certo fica o outro quero passa panos quentes em ladrão esses vagabundos do mensalão ja deveria e ta onde merece na cadeia, nunca em justiça nenhuma do mundo houve um absurdo discutir a decissão da maior corte do pais.. so no brasil mesmo e claro com o todop poderoso chefão o PT.. CADEIA NELES JA. e vc pelegrine deveria ta a favor disso e não ficar ai defedendo o partido de mau carater..

  2. Mario Cesar disse:

    Concordo em os responsáveis irem para cadeia, mas discordo com Carlos, pois um dos princípios constitucionais é a ampla defesa e direito ao contraditório e os recursos (Embargos e outros) e direito do Sentenciado. Barbosa nao pode e nao deve como Presidente da Suprema Corte se posicionar como um Despota. Se ele nao respeita seu colegas de Trabalho, imagine entao o resto.
    Mais uma vez falo, se ele é o tao bonzinho porque não explicou a compra do AP em Miami por 1milhao pago a vista em nome de empresa fantasma para nao pagar imposto. E sua viagem com seu filho no aviao da FAB para Salvador para assistir a Copa das Confederações. Dinheiro do povo gasto para sua diversão e entretenimento? Logo ele que se diz tao ético?

  3. francisco disse:

    O Ministro é credor de aplausos de toda a Pátria, jamais devedor de desculpas a quem se opõe a fazer o que é o certo e ao que já está decidido.

  4. joana disse:

    Respeito a divergência é sempre bom. Aquilo lá é um colegiado não uma selva com o Rei Leão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *