Archive | janeiro, 2015

DEPUTADA FÁTIMA NUNES EM VALENÇA

PONExercendo a função de parlamentar, a Deputada Estadual Fátima Nunes (Reeleita com 57.057 mil votos), esteve neste último domingo, dia 25, na cidade de Valença, onde participou de um café da manhã com agricultores da região, promovido pelo companheiro Zé Luz PT, e sua esposa Rosângela.

A parlamentar passou o dia em Valença visitando a zona rural, onde foi recebida por agricultores de Tabocas e Orobó, sempre acompanhada do companheiro Zé Luz, junto com a líder de Tabocas Ivonete, e ainda teve tempo de fotografar uma ponte nas Três Jueranas, divisa com as Tabocas, que está em ruínas, colocando em risco a vida das famílias que ali trafegam.

Comentários { 3 }

Recuperação de estradas e pontes na zona rural: o trabalho continua

ESTRADASCom uma malha viária de mais de 2,2 mil km,  várias localidades e uma população estimada em cerca de 30 mil moradores, a zona rural de Valença precisa de constante atenção do poder público. A produção agrícola, bastante diversificada, precisa de estradas e pontes em bom estado, para que essa produção chegue aos grandes centros, gerando emprego e renda para homens e mulheres do campo. Atento a essa demanda, o Governo de Valença, em parceria com os governos Federal e Estadual, adquiriu uma retroescavadeira e duas motoniveladoras que estão em constante atividade, dando manutenção às estradas.

PONTEEm 2014, apesar das chuvas quase que diárias, foram criadas quatro frentes de trabalho e recuperadas estradas como as do Jequiriçá, Orobó, Piau, Formiga, Várzea, Sapé Grande, Serra do Abiá, Candimba,  entre outras. Em 2015, o trabalho continua no Jequiriçá, (região de Valdomiro e Zeeu), Candimba, no Orobó, Piau/Formiga, Jetinana, Canoas, Serra Grande, Riachão da Serra, e Guaibim. Pontes também estão sendo recuperadas ou totalmente reconstruídas, como vem acontecendo no Gereba, Unamirim, Cachoeira do Paulo e Vinhático. Na localidade de Maria de Bié, sobre o rio Piau, foram construídas novas pontes em concreto armado. Em toda zona rural, pontes de madeira estão sendo reformadas ou totalmente reconstruídas,  como a ponte do Rio do Sul, na Capela de São José;  no Paraná;  ponte de Sé, no Jetimana/ Jequiriça; ponte no Km 02 BA 545;  ponte do Funil, sobre o rio Piau, no Orobó, e ponte do rio Vermelho (Babau), entre outras.

Comentários { 4 }

GOVERNADOR RUI COSTA ANUNCIA GRATIFICAÇÃO PARA GESTORES ESCOLARES

Em coletiva para a imprensa, realizada na terça-feira (27/01), para apresentar planos sobre ações e projetos de governo, Rui Costa abriu a reunião relacionando sua história pessoal à importância da Educação, que tem prioridade no seu governo por acreditar ser uma área estratégica para a qualidade de vida das famílias baianas. “Nós vamos criar e anunciar, nos próximos dias, uma melhoria na remuneração do diretor e do vice-diretor porque eles cumprem um papel diferenciado na qualidade do ensino que é praticado em cada escola”. Segundo Rui, o pagamento estará condicionado ao desempenho dos estudantes.

O governador citou o Colégio Estadual Felix Mendonça, em Itabuna – na região sul -, um dos nove visitados por ele neste início de mandato, para exemplificar a importância do desempenho dos diretores. “A energia da diretora transformou o colégio em um dos mais procurados da cidade, a escola pública com melhor desempenho da Bahia em 2014”. Segundo Rui Costa, daqui a dois anos, será feita nova avaliação dos indicadores de cada escola, e os diretores que apresentarem índices satisfatórios terão o adicional duplicado.

Comentários { 0 }

Secretaria Municipal da Agricultura apresenta plano de trabalho para 2015

JOAO vice-prefeito e secretário municipal da Agricultura, Joailton Manoel de Jesus, apresentou nesta terça-feira (27), no auditório da CEPLAC, o Plano de Trabalho da Secretaria de Agricultura para o ano de 2015,  sendo este o primeiro encontro do ano com os parceiros das instituições de crédito e de orientação e assistência técnicas. O Plano mantém os programas iniciados desde o início do governo e abre perspectivas para novas ações e contou com a elaboração de toda a equipe da seceetaria.

Entre as ações planejadas encontra-se em fase de ajuste o trabalho, em parceria com a secretaria municipal da Indústria e Comércio,  para a comercialização de produtos da agricultura familiar para  supermercados da cidade, com três empresas já sinalizando positivamente. Para isso foi criado um selo de identificação dos produtos.  Também está previsto o apoio às associações rurais no sentido de que as mesmas possam, entre si, estabelecer parcerias para o cultivo de produtos, servindo de fundo para custear as suas despesas.

Comentários { 1 }

DEPARTAMENTO MUNICPAL DE TRÂNSITO (DMTRAN), ENTRA EM AÇÃO DIA 5 DE FEVEREIRO

DMTRAN

Motoristas precisam ficar atentos às leis de trânsito. A partir do dia 05 de fevereiro o município começa a aplicar as penalidades de acordo com o Código Nacional

Em entrevista coletiva à imprensa, quarta-feira (28), na Prefeitura de Valença, o diretor municipal do Trânsito, setor vinculado à Secretaria Municipal da Administração, José Aparecido,  prestou esclarecimentos sobre as ações que serão doravante realizadas no ordenamento do trânsito da cidade, com a criação do novo Órgão no município, o Departamento Municipal de Trânsito (DMTRAN). De acordo com Aparecido, o município está integrado ao Sistema Nacional de Trânsito  e segue exigências do Código Brasileiro, em cumprimento às normas e regras de trânsito das vias públicas. Com isso, o setor está devidamente autorizado a coibir as irregularidades e aplicar as penalidades conforme a lei vigente. Os procedimentos começam a partir do dia 05 de fevereiro de 2015.

Comentários { 0 }

HILDÉCIO DESAFIA TODOS OS POLÍTICOS DE CAIRU E AINDA MANDA RAMIRO ENTRAR COMO CONTRA-PESO NA BRIGA

HILDHá algum tempo, coisa de um a dois meses, em conversa com o deputado Hildécio Miereles, ele me dizia da sua revolta com o prefeito Fernando Brito. Hildécio dizia que nunca se interferiu na gestão do prefeito e que jamais opinou sobre qualquer coisa na sua adminstração, e por isso não via motivos para ele se revoltar e fazer o que fez. “Eu não sou homem de entrar em conversa de bastidores, meu negócio é na tampa, falo logo ali. Por isso, Pelegrini, eu vou mostrar ao prefeito Fernando Brito que eu estou vivo, vou tomar a prefeitura dele na próxima eleição”, falava o deputado, mas explicava que não seria ele o candidato pois iria cumprir o mandato que o povo o delegou.

Ontem (30), na Rádio Clube de Valença, no Programa Espaço Aberto, encontrei novamente o deputado e comentei sobre as previsões que Ramiro fez aqui no blog, onde ele diz que Hildécio está morto em Cairu, alegando que o homem forte de lá, agora é Fernando Brito, apoiado pelos políticos Maneca Ché, Peleteiro e Luiz Mendonça. Hildécio mais uma vez coçou a barriga do baiacu, e mandou o recado, “Diga a Ramiro pra ele também entrar nesse reforço político, como contra-peso, porque eu vou derrubar todos eles”, desafiou o deputado.

Comentários { 26 }

REGINALDO PARA BERTOLINO: “Se o nobre colega fosse candidato a reeleição de presidente da Câmara, garanto que estaria aqui me cumprimentado, puxando meu saco, como não é, não cumprimenta ninguém”

regi

O vereador Reginaldo Araújo quando esperava a posse da Secretária de Educação e do Diretor de Juventude, na ante-sala do gabinete da prefeita, repreendeu o vereador Bertolino de Jesus (ex-coroné), alegando que o mesmo havia chegado ao recinto e não o havia cumprimentado, “Se o nobre colega fosse candidato a reeleição de presidente da Câmara, garanto que estaria aqui me cumprimentado, puxando meu saco, como não é, não cumprimenta ninguém”, disse o vereador. Quem não conhece o vereador Reginaldo pode achar que pelo tom de sua voz ele possa estar falando sério, mas quem conhece sabe que, não passava de uma brincadeira com o colega Bertolino.

Comentários { 0 }

PREFEITA EMPOSSA NOVA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E NOVO DIRETOR DE JUVENTUDE

nomeação

O presidente do PDT Ivan, prefeita Jucélia, a nova Secretária de Educação Vanúzia, a Diretora de Educação Socorro, o Diretor de Juventude Daniel e o Assessor de Juventude Wellington, em momento de nomeação

Ontem a prefeita Jucélia Nascimento deu posse a nova Secretária de Educação Vanúzia Oliveira, juntamente com os novos Diretores de Educação Socorro Alves Pinto e o de Juventude Antonio Daniel. A prefeita também nomeou para o cargo de Assessor Especial da Secretaria de Juventude Wellington Anunpciação.

Vanúzia que é membro do PDT, foi uma indicação do vereador Fabrício Lemos, também do partido, ela que vem participando de um projeto social denominado Mutá, é pedagoga. Vanúzia foi candidata a vice prefeita na chapa de Martiniano Costa (PT), nas eleições de 2012.

Antonio Daniel tem um grande curriculum de luta pela juventude, participou de vários movimentos estudantis tornou-se presidente dos grêmios por várias vezes, já representou Valença no Congresso Nacional no “Projeto Deputado Jovem”. Militante desde a época de infãncia no PT, já foi Secretário Especial do Detran, assessor do Deputado Rosemberg e na eleição passada não apoiava Martiniano.

Alguns dizem que a Secretaria de Educação é uma espécie de bomba chiando, nesse órgão fala-se que não sobra dinheiro pra nada e ainda falta. Os aborrecimentos são muitos, é preciso uma secretária que tenha pulso e suporte as pressões (creio que deve ser o perfil dela), porque, não é mole administrar com um pessoal e orçamento que estoura. Professores ganham salários bons e ainda por cima, vivem ameaçando entrarem em greve. Como a nova Secretária disse que, “esse cargo é um propósito de Deus”, vamos esperar que ele lhe auxilie nessa causa.

Daniel assume o cargo de Diretor da Juventude. Segundo a prefeita Jucélia, é um Diretor com status de Secretário, com certeza, o que não deve ter status de Secretário é o salário. Foi frisado pelos gestores Jucélia e Joailton que essa é uma Secretaria que não tem dinheiro e assim como Vanúzia que invocou a ajuda de Deus, Daniel em seu discurso eloquente, disse: “Precisamos desmistificar que existe dinheiro para tudo, mas sabemos dos desafios e vamos procurar trabalhar com as outras secretarias para estabelecer políticas públicas para a nossa juventude”, como ele é jovem e tem sangue quente, creio que não terá os mesmos problemas que Vanúzia.

Aqui ficamos na torcida desses dois, que encontraram um grande desafio pela frente, de educar, politizar e disciplinar jovens. Mais uma vez: parabéns a prefeita Jucélia pela forma brilhante que tem em conduzir a política de agregar.

Comentários { 21 }