Rui Costa anuncia programa de estágio e primeiro emprego

peA inserção de jovens no mercado de trabalho e a vinda à Bahia da presidente Dilma Rousseff, em junho, são alguns dos destaques desta edição do programa Digaí, Governador! O propósito “é garantir, quem sabe, o emprego definitivo a partir dessa importante e necessária experiência, a chamada primeira experiência”, como afirma o governador Rui Costa em referência aos programas de estágio e primeiro emprego a serem lançados em breve.

Abertas inscrições para os novos membros do Conselho Tutelar de Valença

tutelarEstão abertas e seguem até o próximo dia 22 de maio, as inscrições para o processo de seleção dos membros do Conselho Tutelar de Valença para o quatriênio 2016-2019. Elas acontecem no Centro de Ação Comunitária, na Rua Teixeira de Freitas, centro da cidade, das 08 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Um quilo de alimento perecível corresponde à taxa cobrada.

O processo seletivo para a escolha dos novos conselheiros é feito em duas fases distintas. Uma é a prova de conhecimentos específicos; a outra é a eleição direta, que se dará por sufrágio universal, direto, secreto e facultativo dos eleitores no dia 04 de outubro de 2015.

O cargo de conselheiro tutelar é de dedicação exclusiva, sendo que, por conta disto, o mesmo não pode acumular outra atividade pública ou privada. No exercício da sua função cada conselheiro trabalha 40 horas/semana, com remuneração mensal de R$1.500,00 e outros direitos trabalhistas. Para que possa se inscrever ao cargo, o candidato deve apresentar requisitos como idoneidade moral comprovada, idade a partir de 21 anos, residência fixa no município por mais de 02 anos e ter ensino médio completo.

Constituído de 05 membros efetivos eleitos para um mandato de 04 anos, o Conselho Tutelar é encarregado do zelo pelo cumprimento dos direitos das criança e do adolescente.

Para baixar o edital acesse:

https://drive.google.com/file/d/0B5D07nGY5diHUWZDTkdBclhodmM/view?usp=sharing

Plenário vai discutir medidas do ajuste fiscal nesta tarde

plenario

Medida provisória que altera regras do seguro-desemprego já tranca a pauta de votações. Propostas do pacote anticorrupção também poderão ser analisadas

O foco do Plenário da Câmara dos Deputados a partir desta terça-feira deve ser as medidas provisórias que fazem parte do ajuste fiscal e dificultam o acesso a benefícios como o seguro-desemprego e o seguro-defeso (MPs 664/14 e 665/14). As medidas têm sido criticadas por parlamentares da oposição e da base aliada e por centrais sindicais. Nas últimas semanas, ministros da área econômica vieram ao Parlamento para esclarecer dúvidas e defender as propostas do governo.

O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), se disse ansioso por debater o tema com a oposição. “Esta é a pauta fundamental e nós vamos fazer um grande debate público e votar o ajuste porque ele é fundamental para o País.”

Para o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), o debate irá “desmascarar” o governo Dilma. “Ela dizia na campanha que não mexeria nos direitos dos trabalhadores e, através dessas duas MPs, a conta do ajuste está sendo repassada para os trabalhadores do Brasil”.

Câmara aprova projeto que dispensa municípios de manutenção da rede elétrica

elson

Nelson Marquezelli (C): Justiça está dando ganho de causa em primeira instância às pequenas prefeituras que questionaram a resolução da Aneel

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) a suspensão de parte da Resolução Normativa 479/12, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que repassa aos municípios a elaboração de projeto e a implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de iluminação pública. A suspensão está prevista no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1428/13, do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP).

A matéria, aprovada na forma de uma emenda do deputado Andre Moura (PSC-SE), será votada ainda pelo Senado.

RUI NEGA QUE POSSA PERDER INVESTIDORES PARA A BAHIA

ruiO governador Rui Costa afirmou nesta segunda-feira, 4, que não acredita que a Bahia esteja correndo risco de perder as fábricas Jac Motors e Foton para outros estados. Ao participar de evento em Salvador, ele rebateu declarações do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico James Correia:  “Eu continuo confiante, mas não posso liberar recursos da Desenbahia sem as devidas garantias”, Rui afirmou está acompanhando pessoalmente o caso na Desenbahia para que seja cumprido o que exige a lei. “Nós confíamos tanto no investimento que já demos terreno, incentivo fiscal e estamos dando recursos, mas é preciso (ter) as garantias”, voltou a afirmar.

Sobre as críticas do ex-secretário sobre as indicações políticas em órgãos estaduais, como Ibametro. “As pessoas que estão nas áreas mais técnica sempre tem resistência as decisões política e o secretário não é único e não será único no futuro. A opinião dele não é recente. Ele sempre teve essa opinião, inclusive exigindo da Secretaria da Fazenda uma postura mais agressiva. E isso é natural de todo secretário técnico”.

VALENÇA PRECISA FISCALIZAR MAIS, MULTAR E PROIBIR

acm

Av. ACM, uma ligação da BA 001 que corta a cidade de Valença, fadada a mais um caos no trânsito

Alguém já viu uma pessoa que vive no submundo das drogas (cracolândias), dizer que está ali porque seus pais não tiveram cuidado com ele? Claro que não, apesar dos pais serem realmente os errados, todos dizem que os pais sempre foram bondosos, davam alimento, roupa, estudo, diversão etc., mas acabaram ali porque não sabiam que tinham limites, e ai entra o erro dos pais, porque não souberam impor os limites aos filhos, sempre receberam bons conselhos, mas preferiram desvirtuar, seguir quem não devia. Porém, se os pais fossem mais rigorosos com seus filhos, não os deixassem a vontade, cobrassem mais empenho e fiscalizasse seus filhos, nada disso teria acontecido.

Contei a história acima para fazer uma analogia com o município, pois a mesma coisa é uma cidade com seus moradores, se o gestor  deixar a vontade, a gente acaba virando uma espécie de cracolândia. Basta dar uma volta na cidade para ver como os moradores fazem o que querem. Outro dia falei sobre uma oficina que atua no centro da cidade, nunca se preocuparam com essa oficina e hoje, ela é um dos problemas do trânsito de Valença, assim como outras que estão se espalhando pela cidade e no fim vão acabar provocando problemas futuros, como é o caso da Avenida ACM, saindo da cidade, ali já tem várias oficinas que não tem pátio para estacionar os veículos que consertam e acabam executando os serviços no acostamento da BA 001, provocando transtornos a pedestres e motoristas que passam por ali.

Valença precisa de planejamento, a gestora não pode deixar essas coisas avançarem do jeito que vai, a população precisa compreender de que estão errados e devem procurar os órgãos competentes para saber se devem ou não fazer aquilo. No último caso, a prefeitura tem que agir, ficalizar e depois multar. Um cidadão me dizia que a cidade precisa mesmo é de fiscais, e projetos de lei que multem, que faça o povo sofrer no bolso, só assim, pra a coisa andar correto.

Agora mesmo a prefeitura está realizando concurso para agentes de trânsito, essa é uma profissão ingrata, um meio de ganhar inimigos, isso pra quem trabalha correto. Uma coisa importate: se você não tem vocação para tal profissão, não faça concurso para Agente de Trânsito, isso é muito importate para nossa cidade, pois o que vemos aqui é uma prefeitura com muitos fiscais concursados e não agem, um deles mesmo, só serviu pra perseguir, mas fiscalizar o errado ele não serve, até hoje.

 

Torneio de futebol marca o 1º de Maio em Cairu

dejairO Dia dos Trabalhadores em Cairu foi recheado de emoções e lances bonitos, em consequência da realização do excelente torneio de futebol, organizado pela Superintendência de Esporte, pasta da Secretaria Municipal de Políticas Sociais. Oito equipes participaram da peleja, nas categorias masculino e feminino. A notável presença de público coroou de sucesso a competente coordenação do evento, a cargo do novo superintendente Dejair Bia Santana.

torrihasNa categoria feminina, a seleção de Torrinhas foi a grande vencedora. O jogo contra as meninas da Sede foi repleto de jogadas pitorescas, com belos dribles e lindos gols, mas ficou mesmo no empate em 2 a 2 no tempo normal, sendo decidido na disputa de pênaltis. A equipe da Sede do Município ficou em segundo lugar.

torrinhasNa categoria masculina, o Primeiro de Maio – um dos times mais competitivos da Sede – sagrou-se campeão. A taça de vice do “Torneio dos Trabalhadores” coube à aguerrida seleção de Torrinhas.

amizadePara o Prefeito Fernando Brito, os eventos em datas comemorativas servem, antes de mais nada, para consolidar os laços de amizade no arquipélago. “Sempre fica o sentimento de satisfação, quando organizamos eventos de confraternização entre os moradores das nossas ilhas e isso nos incentiva a otimizar nosso calendário esportivo, planejando ações, que além de funcionar como lazer para as famílias cairuenses, gerem empregos, renda e alegria para todos”, disse Brito.

O torneio do Dia dos Trabalhadores em Cairu, que atraiu uma multidão vinda das ilhas e também da Sede, contou ainda com as presenças da primeira dama Adriana Brito, os vereadores Bino, Abdon e Ivan de Gerino, além de secretários municipais.