Por Paulo Nogueira *
Se você é de esquerda, está frito caso seja julgado pelo juiz Marcelo Matias Pereira, da 10.a Vara Criminal de São Paulo.
Se você é de direita, está tudo dominado.
Alguém falou em justiça isenta?
Duas sentenças de Pereira mostram quanto a justiça, no Brasil, virou uma coisa de louco.
Na mais recente, ele usou a expressão “esquerda caviar” para negar um pedido de liberdade de dois manifestantes presos.
Com isso, Pereira traiu não apenas seu conservadorismo tonitruante. Traiu também que é leitor e discípulo do colunista Rodrigo Constantino, autor de um livro chamado exatamente Esquerda Caviar.
É como se Rodrigo Constantino julgasse os manifestantes presos. Pior ainda: é como se Olavo de Carvalho decidisse a sorte dos jovens presos.
Não faltou apenas isenção ao juiz. Faltou também pudor. Ele não se deu ao trabalho sequer de disfarçar as motivações ideológicas por trás de seu despacho.
A primeira sentença bizarra de Pereira veio a público poucos meses atrás.
Ele conseguiu inocentar Danilo Gentilli da acusação de racismo depois que este ofereceu bananas – repito: bananas – a um internauta negro com o qual se desentendera.
Naqueles dias, o mundo se indignara com o gesto de um torcedor espanhol que jogou uma banana na direção do brasileiro Daniel Alves.
Mas as bananas de Gentilli foram consideradas inofensivas pelo juiz.
A condescendência do magistrado estimulou admiradores de Gentilli a massacrar o internauta negro com insultos raciais tão logo a sentença se tornou conhecida.
Por mais que o palavrório de Pereira buscasse confusamente argumentos, o fato é que Gentilli foi absolvido porque é de direita.
Um irmão ideológico, portanto, do juiz.
Do jeito que as coisas andam, você não vai ser condenado ou inocentado pela justiça por causa de provas, evidências e coisas do gênero.
O que vai decidir sua sorte é a ideologia de quem vai julgar você.
*Paulo Nogueira é jornalista, fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.
[…] medida confirma uma informação que já havia sido antecipada pelo Blog do Pelegrini em 22 de maio, quando publicamos…
Valeu, Eliezer, a satifação foi minha de viajar com um dos profissionais mais gabaritado da área.
Meu caro, Será que o povo vai prestigiar esses "eventos"?! Espero que tenha sucesso em cada bairro, que se valorize…
Profissional exemplar
Querido Pelegrini, que satisfação te conhecer pessoalmente, gratidão pelas palavras de reconhecimento. Sempre digo que "quem não vive pra servir,…