Arquivo Mensal: janeiro 2013

Pro Jovem Adolescente – Inscrições abertas

image O Projovem Adolescente, programa do Governo Federal, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Promoção Social de Valença, está com inscrições abertas. O programa que tem como foco qualificar os jovens para que tenham um diferencial ao tentar o primeiro emprego, já existe no município há três anos. Podem participar adolescentes de 15 a 17 anos. Os cursos vão envolver as áreas de esporte, cultura, arte e lazer.

Os jovens participam de atividades de convivência e recebem orientações de cidadania, registra Ivanaci de Araújo, coordenadora do programa. Os cursos têm duração de dois anos.

As atividades são oferecidas gratuitamente, e para fazer uso do programa é necessário estar, ou inscrever-se no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal. As inscrições para o Projovem adolescente devem ser feitas no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS mais próximo de sua casa.
No ato da inscrição o adolescente e o responsável precisam estar munidos das seguintes documentações:

  1. Identidade;
  2. CPF;
  3. Cartão Bolsa Família;
  4. Comprovante de residência.

Wellington Anunpciação

Assessor de Comunicação

Vereadores se reúnem com camelôs e buscam altenativa para desafogar o Calçadão

image Ontem (30), aconteceu na Câmara de Vereadores uma reunião com os vereadores Rei, Fabrício, Eii, Adailton e os camelôs. Esse é um assunto que vai dar pano pra manga, a prefeitura está tentando organizar os vendedores, a turma ta preocupada sem saber pra onde vão. Os vereadores ouviram atentamente as reivindicações e as sugestões dos vendedores. Ficou encaminhado uma reunião para o dia 06 de fevereiro ás 16h (quarta feira) com a prefeita e o vice-prefeito para discutir uma alternativa para o impasse e buscar uma solução que agrade a todos. Por enquanto, os vereadores, como representantes do povo, estão parte deles. “Quem pode executar é a prefeita, queremos uma solução que garanta a esses pais de famílias o seu sustento e também um transito melhor, um calçadão organizado e uma cidade mais bonita”, disse o vereador Adailton.

Assessoria do vereador Adailton

AGORA VAI!

Licitação da ponte Salvador-Itaparica está prevista para o primeiro trimestre de 2014

imageO edital para concessão da ponte Salvador-Itaparica deverá ser lançado no primeiro trimestre de 2014. Para garantir o prazo, a Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan) elaborou um cronograma de atividades para 2013.

Nesta quinta-feira (31), será publicado no Diário Oficial a autorização para contratação da consultoria internacional McKinsey & Company, que tem experiência em projetos de infraestrutura, desenvolvimento e financiamento para governos em todo o mundo. O objetivo é ajudar na modelagem econômica e financeira, criação de plano de desenvolvimento da região e apoio aos estudos técnicos a serem realizados.(Leia mais no Correio)

Inscrições para o Encceja 2013

A Secretaria Municipal de Educação de Valença informa que as inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) 2013 poderão ser feitas até o dia 7 de fevereiro de 2013 pela internet no Portal do INEP http://portal.inep.gov.br . O exame é oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) e beneficia os jovens e adultos residentes no Brasil que não tiveram oportunidade de concluir o Ensino Fundamental na idade apropriada.

A prova acontecerá no dia 14/04/2013 e em Valença, A DIREC-5 irá divulgar o local onde acontecerá as provas e a certificação será efetuada pelo CPA –Santo Antônio de Jesus.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada a pessoas com no mínimo 15 anos, completados na data de realização do Exame.

Os resultados do Encceja podem ser utilizados para obter a certificação de conclusão do Ensino Fundamental, a critério das secretarias estaduais de Educação. Portanto, no ato da inscrição, o participante deverá indicar a Secretaria Estadual de Educação em que pleiteia a certificação.

A escolha da Secretaria não está condicionada ao local de residência dos inscritos, que têm o direito de escolher qualquer das opções apresentadas no edital. Compete ainda às Secretarias de Educação definir os procedimentos complementares, com base nos resultados do Encceja 2013, e certificar os aprovados, quando for o caso.

Os interessados em participar do Encceja 2013 poderão inscrever-se em uma ou mais das áreas do conhecimento que serão avaliadas: 1) Língua Portuguesa (com redação), Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e Educação Artística; 2) Matemática; 3) História e Geografia; e 4) Ciências Naturais.

Está assegurado o atendimento diferenciado aos participantes que comprovarem necessidade. Em fevereiro será publicado Edital para aplicação do Encceja 2013 a participantes privados de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.

Com informações da Secretaria de Educação de Valença e o INEP

Magno Jouber

PREFEITURA X EVANGÉLICOS, PARTE II: Prefeita Recua e solicita da Câmara a devolução do Projeto de Lei do Meio ambiente

Ou a prefeita Jucélia, não entendeu o protesto dos evangélicos em relação a Lei Municipal de Meio Ambiente, onde eles questionavam sobre o art. 54 que exige uma Certidão de Tratamento Acústico (CTA), ou acovardou-se por ter solicitado da Câmara a devolução do Projeto de Lei 003/2013.

Os evangélicos questionavam porque o revestimento acústico é um investimento muito caro e disseram que poderiam até respeitar o controle do volume com o uso do decibelímetro , mas que o revestimento acústico seria quase impossível, pois além disso iriam precisar ainda de climatizar o ambiente com ar condicionado e essa manutenção seria cara, para eles que fazem um trabalho voluntário. Para não brigar com os evangélicos, a prefeita preferiu pedir a devolução do Projeto.

Pior é que esse projeto não tem só o art. 54 para analisar, existem outras coisas boas que trata da política municipal de meio ambiente e a prefeita preferiu sacrificar totalmente a lei, onde poderia fazer uma emenda, em prol dos evangélicos. Nesse caso podemos interpretar de várias formas essa retirada da lei: 1º) achando que a prefeita quer jogar a sociedade contra os evangélicos pois sacrificou todo o projeto, 2º) pode ser por falta de experiência da gestora, afinal é o seu primeiro mandato ou 3º) não tinha tanta importância a lei para o município.   

Será que a prefeita manda o Projeto de Lei de volta para o Legislativo? Vamos esperar o final dessa novela.

Lar dos Velhinhos recebe visita da secretária de Promoção Social

imageChiquito, Zelinha, Renata e Marilene

Nesta terça-feira (29), a secretária de Promoção Social, Renata Sampaio, acompanhada de sua equipe técnica compareceu as dependências do Grupo de Ação Comunitária de Valença, onde funciona o Lar dos Velhinhos, para realizar uma visita rotineira e explanar algumas orientações da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza.

Durante a visita a secretária foi recepcionada pelo presidente da entidade, Francisco Negrão (Chiquito), que juntamente à sua equipe ouviram as orientações que foram feitas pela SEDES, e explanaram as dificuldades vividas no dia-a-dia para a sobrevivência da entidade e pagamento de contas oriundas de aquisição de material básico (alimentos, remédios, roupas e etc.)

A secretária comprometeu-se a estar junto a secretaria municipal de Administração e Fazenda solicitando que as verbas recepcionadas para repasse a entidade sejam, assim que datadas nas contas do tesouro municipal, in loco transferidas para a conta do lar, uma vez que é com esta receita que é sanado muito dos débitos existentes.

“Estar aqui nesta manhã, me fez refletir uma célebre frase de George Sand, quando disse que cada um tem a idade do seu coração, da sua experiência, da sua fé.E desta forma pude perceber em cada olhar destes residentes vários sentimentos bons, mas com certeza depende de nós, como poder público, e a prefeita Jucélia Nascimento esta empenhada nesta missão, e juntamente com a sociedade civil realizaremos nossa parte colaborando com a continuidade desta instituição”, disse a secretária.

Assessoria de Comunicação

PARA QUE O MAL DE SANTA MARIA NÃO SE REPITA AQUI EM VALENÇA

image Depois desse incêndio na boate de Santa Maria no Rio Grande do Sul, fica o alerta para a prefeitura que quer obrigar as igrejas e casas noturnas que fazem barulho na cidade, a fazer revestimento acústico. É preciso precaução e cuidados a partir de agora, ambientes que são frequentados por muita gente precisam não só de revestimentos acústicos, mas também de portas de emergências, ficou provado isso em Santa Maria.