AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SERVIÇOS PÚBLICOS ESTADUAIS NO TERRITÓRIO BAIXO SUL

 

baixosul2

Oitenta e cinco representantes da sociedade civil e do poder público dos municípios que integram o Território de Identidade Baixo Sul, participaram da Audiência Pública sobre os serviços públicos estaduais, realizada na Câmara de Vereadores de Valença nesta quarta-feira (17). O evento, organizado pela Ouvidoria Geral do Estado da Bahia, inicia um ciclo de consultas populares junto aos cidadãos em relação à prestação de serviços pelo Estado e o funcionamento de órgãos públicos.

Durante a audiência, os cidadãos puderam reclamar, denunciar e fazer sugestões sobre a atuação do Governo do Estado em suas respectivas localidades. As opiniões serão convertidas em relatórios e irão nortear o planejamento de políticas públicas na Bahia pelo executivo estadual, além de apontar deficiências da administração pública e sinalizar possibilidades de melhoria na prestação de serviços. Até 2010, as Audiências Públicas serão realizadas em todos os 26 Territórios de Identidade do estado.

Para o Ouvidor Geral do Estado, Jones Carvalho, as audiências garantem a participação popular na administração pública e aproxima os órgãos públicos dos cidadãos. “Nós saímos do gabinete e viemos ouvir as críticas da sociedade, pois ninguém melhor do que o cidadão para avaliar a qualidade dos serviços públicos estaduais”. Já para a presidente da Câmara de Vereadores de Valença, Diana Farias, a presença da Ouvidoria Geral e a realização do evento demonstram o caráter participativo do Governo do Estado. “Ouvir os cidadãos é o primeiro passo para melhorar a atuação da gestão pública”, diz.

Marcelo Borges, coordenador da Federação Municipal da Associação de Moradores de Valença, destacou que até então nunca uma audiência pública havia sido realizado no município. Para ele, o evento organizado pela Ouvidoria Geral, foi uma “aula de cidadania e diálogo com a sociedade”.

Território Baixo Sul
Os municípios de Aratuípe, Cairu, Camamu, Gandu, Igrapiúna, Ituberá, Jaguaripe, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Teolândia, Valença e Wenceslau Guimarães integram o Território  Baixo Sul. Juntas, estas 14 cidades somam uma população estimada de 333.357 mil habitantes.

Fonte: Yuri Almeida
Assessoria de Comunicação
Ouvidoria Geral do Estado da Bahia

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *