Dezoito mil pessoas em Valença vivem na mais absoluta miséria mostrou o último senso do IBGE 2010

Por: Carlos Henrique Lima

miséria A muito desconfie que a nossa Valença figurava entre as mais desiguais da regional baixo sul, mas faltava provar, sobrando apenas conjecturas.

As causas de tanta miséria em cidade similares a Valença segundo aponta inteligente reportagem da Folha de São Paulo, publicada neste último domingo 31/07/2010, gravitam em torno da vergonhosa concentração, bem como a incapacidade dos municípios seguirem investindo em política públicas de combate a pobreza e inclusão social, apesar de demonstrarem na pesquisa alta circulação de riqueza(PIB per capta), como são os casos na Bahia de São Desiderio e Luiz Eduardo Magalhães, São Francisco do Conde e Cairu, aqui pertinho da gente.

A pesquisa aponta que hoje pelo menos 20% da população de Valença vivem abaixo da linha da pobreza, índice este, estabelecida recentemente pelo governo federal de R$ 280,00  mês. Os dados são públicos e estão disponíveis para qualquer um acessar no site do IBGE. São 18.000 pessoas vivendo na mais absoluta merda, sem qualquer amparo do governo e da sociedade e que simplesmente fingimos não ser um problema a enfrentar no próximo pleito eleitoral

A política paternalista do tio “por mais emprego” não atingiu essas milhares de pessoas, programa esse que na verdade se mostrou oficioso, desastroso e profundamente demagógico, se é que um dia ela de fato existiu.

O momento protesta profunda atenção e cuidado com o nosso povo mais pobre, a proximidade da quadra eleitoral e a sucessão política do executivo e do legislativo, devem ser pautadas por uma agenda POSITIVA que englobe os reais problemas da nossa gente, não os interesse dessa ou daquela família, desse ou daquele grupo, dessa ou daquela panela, dessa ou daquela facção.

A conjuntura requer uma AGENDA que perpassa pela elaboração de um planejamento estratégico que possa nortear tanto a aplicação de recursos públicos municipais, como possibilidade de atração de recursos de outras esferas de governo, propiciando a geração de emprego, renda e oportunidades para esse recorte populacional esquecido.

Não temos um PIB alto, muito menos Renda Per capta, mas podemos mudar essa realidade através de uma política honesta, força de vontade e solidariedade com os mais pobres, por isso a importância de se saber o que pensam, os candidatos a prefeito e a vereador de nossa cidade quando a pauta é pobreza e miséria, desconcentração de renda e programas sociais que possam fazer a diferença em nossa cidade.

Tomemos muito cuidado com lobos em pele de cordeiro. Chega de assistencialismo barato. O povo não quer só comida. O povo quer resultados. Com a palavra os candidatos a prefeito e a vereador.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/951982-miseria-persiste-em-30-das-200-cidades-com-pib-mais-alto.shtml

18 Respostas para Dezoito mil pessoas em Valença vivem na mais absoluta miséria mostrou o último senso do IBGE 2010

  1. Naiara Mendes julho 31, 2011 às 10:14 pm #

    Manda o renova ir lá resolver.

  2. comum agosto 1, 2011 às 1:32 am #

    A algum tempo apresentei ideias, que precisava de apoio na camara de vereadores e tambem para lideres da cidade, para o prefeito levou na piada,e os vereadores estavam muito ocupados resolvendo picuinhas e coisas futeis, na qual geraria pelo menos 150 empregos diretos e mais uns 200 indiretos, tambem apresentei proposta para um parque industrial e de serviços pra expandir a cidade de modo que saisse do centro o agromerado insurportavel, pq fiz isso?
    Pois convivia com pessoas que nao tinham emprego nem expectativas, mas fui ignorado e por isso desisti. E interessante para os coroneis e nativos essa situaçao, pois lhe garantem votos e submissao da classe mais baixa, so digo que e uma pena.

  3. Antonio César agosto 1, 2011 às 6:55 am #

    Tai um problema que o Renova Valença deveria discutir, ao invés de estar fazendo clientelismo. Vocês estão por fora, Valença precisa é de mudança e não de renovar o velho.

  4. Claudio agosto 1, 2011 às 7:02 am #

    Enquanto Valença for governada por incompetentes que só sabem enganar, roubar e explorar o povo, jamais se conseguirá acabar com a miséria nesta cidade.

  5. Simone agosto 1, 2011 às 7:07 am #

    Depois de 8 anos da família Queiroz no poder, ainda não resolveram isso?
    Daqui há mais 10, 20, 30, 40, 50, 100, 200, 300 anos se eles estiverem no poder ainda, mesmo assim os Queiroz não vão resolver!
    Queiroz gosta de povo na miséria ou no mínimo na semi-miséria para poder prometer tudo, ganhar votos e dar migalhas para mante-los na miséria! Muuuuuuddddaaaa VALENÇA!!!!!!

  6. Tesoura de Queiroz agosto 1, 2011 às 7:13 am #

    Os responsáveis por essa situação constituem uma classe de pessoas que persistem em viver no passado (e querem voltar com as suas gerações), usando e abusando de velhas práticas criminosas (nepotismo, corrupção, etc.) para manter-se no poder. Falo de uma certa classe de políticos valencianos, um câncer que, se quisermos uma Valença melhor, vamos ter que extirpar. De qualquer modo. Ou Valença acaba com os corruptos ou os corruptos acabam com Valença. Enquanto isso, seria bom o povo se mexer um pouquinho, que tal estudar um pouco mais? Bom texto Kadu.

  7. Flora agosto 1, 2011 às 7:50 am #

    Numa cidade onde a corrupção anda solta tanto no legislativo quanto no executivo, como pode não existir miséria? Tenha certeza que dias piores virão. Já começou a piorar com a mudança da matriz das Lojas Guaibim pra outro município. Imagina porque eles saíram daqui? É isso mesmo, já sabiam que a miséria estava proliferando.

  8. Poueta agosto 1, 2011 às 8:11 am #

    Que estão fazendo com ti minha cidade querida? Porque tantos descasos com teu povo? Oh minha amada Valença! Que saudades sinto dos teus tempos áureos, daquele tempo em que poucos eram pobres, e os pobres tinham vida digna, e todos se conheciam, e todos eram trabalhadores.
    Esqueceram de ti minha pequena terra, não cuidaram dos teus trajes, largaram-te no tempo, saquearam seu tesouro, roubaram-lhe a cultura. Pobre cidade, pobre povo!
    Levanta minha pequena, ergue-te diante desses demônios perversos, caminha e chuta-lhes o rabo! Crava a tua espada na testa desses porcos para que os outros possam ver. Arranca-lhes os miolos vermelhos, faça-os gemer ao gemido mais alto, para que todos os canalhas possam ouvir e correr, correr para o lugar deles: o inferno!
    Anda querida, não se entristeça, venha tomar banho que vamos trocar a sua roupa. Lavaremos você dessa imundicie que ficou impregnada durante décadas. Você é linda, jovem e forte. Vem cuidar dos teus filhos, que sentem fome e sede. Levanta a cabeça e saia desse cárcere. Não te abaixes mais minha terra querida.
    Vai meu amor, vai em frente, não te esmoreça.
    Eu ainda me orgulho de ti minha terra!

  9. NENGUINHA DA ORLA agosto 1, 2011 às 8:53 am #

    Enquanto tio ramiro que ficou desde 1970 sem ganhar politica em valença hje como prefeito 7 anos do tio e 3 do sobrinho somando 10 anos de destruição na sociedade valenciana,veja que este prefeito armengueiro destruiu os empregos e ainda não deixa alguém trabalhar para ser alguém na vida,este maldoso, enganador e destruidor de verbas publicas do municipio deveria se retirar desta cidade como os filhos se retirou,é lamentavel uma cidade que tem uma renda mensal de mais de 7.000.000milhoes e varios convenios do governos estaduais e federal e nada é feito pela melhoria do municipio,é vergonhoso uma cidade que ah anos não se constroi um novo bairro e os que tem não tem infraestruturas de qualidade,é vergonhoso as quantidades de verbas que vem pra o municipio e ainda tem escolhas com dificuldades dos professores fazer um bom trabalho,é dificio ver a quantidade de verbas pra saude e o prefeito não atender as condições dos necessitados,hje só vimos destruições em familias,crimes, assaltos e a cidade descendo a cada dia por maus administradores que ainda comtinua a destruir os mais pobres deste municipio, o povo do acorda valença e outros pretendentes a cargo no execultivo municipal deveria informar a população o quanto o prefeito tem verbas e não executa em melhorias,será que este prefeito ainda dorme, com tanta miséria que ele apronta dentro desta prefeitura, os 10 dvereadores são os verdadeiros culpados pela miséria que assola o municipio.

  10. Kadu agosto 1, 2011 às 9:34 am #

    Apesar de assunto por mim debatido no twitter, este texto infelizmente não é meu. Porém concordo com ele em gênero, número e grau.

    Kadu

  11. pelegrini agosto 1, 2011 às 9:37 am #

    Tesoura, foi um equívoco meu, na verdade o texto não é de Kadu. No momento em que eu copiava suas postagens do Twitter me fez confundir. Mas o texto é de Carlos Henrique Lima um comentarista nosso que conhece muito bem essa terra.

    Abraço,

    Pelegrini

  12. JOAO agosto 1, 2011 às 10:32 am #

    VÁ ENTENDER ESSE MANIPULADOR E SEM CARATER CHAMADO RAMIRO, O PREFEITO POR MAIS EMPREGO QUE NÃO REALIZA CONCURSOS…E AINDA PERSEGUE UM GRUPO QUE OBTEVE EXITO NAS VIAS JUDICIAIS A TER SUA VAGA DO ULTIMO CONCURSO REALIZADO.

    Ô RAMIRO …ELES CONQUISTARAM O QUE LHES É DE DIREITO … VAI SE CATAR SEU COISO RUIM…

  13. Santa Fé agosto 1, 2011 às 10:44 am #

    Muito bom o texto, o RENOVA VALENÇA sai na frente visitando os bairros e conhecendo suas angustias, futuramente iremos buscar e demosntrar, em momento oportuno, as opções para tirar Valença desse caos. Concordo que o povo não merece assistencialismo barato, isso não fazemos, o povo merece é oportunidade e por isso convido a todos a irem na proxima quarta no colégio social às 19hs discutir conosco os problemas de Valença. A reunião é aberta e qualquer um pode e deve participar, vamos deixar de se esconder atras de computador e vamos arregaçar as mangas, Valença precisa de muito mais! Valença precisa de uma RENOVAÇÃO, Valença precisa dos que a amam!

  14. JOAO agosto 1, 2011 às 10:49 am #

    TRECHO DA MUSICA EM HOMENAGEM AO CACIQUE DA CIDADE E BERTULINO DE RAMIRO (DE JESUS)

    Mentes Tão Bem
    Zezé Di Camargo e Luciano

    Mentes tão bem
    Que parece verdade, o que você me fala
    Vou acreditando
    Mentes tão bem
    Que até chego a imaginar, que não quer me enganar
    Que me ama de verdade
    Mentes tão bem

    Não me ama de verdade
    Você mente tão bem.

  15. JOAO agosto 1, 2011 às 11:40 am #

    Vamos lá com fé …espero a presença do ilustríssimo sr. jairo Baptista.

  16. Roberto Carlos agosto 1, 2011 às 1:12 pm #

    São os primeiros reflexos da ADM. Lula, governo que fomenta a miséria produz pobreza. Valença é muito pobre e como não bastasse vem sendo muito mal administrada, precisamos de uma intervenção imediata, nos do Renova Valença estamos fazendo a nossa parte, faça a de vocês também.

  17. manoel agosto 1, 2011 às 2:09 pm #

    É O RETRATO DO PROGRESSO EM VALENÇA … VALENÇA POR MAIS EMPREGOS QUE DIZ TER GERADO MIL EMPREGOS NESSE PERÍODO … SÓ NÃO FALA QUANTAS MIL DEMISSÕES ….MAS É O QUE O POVO MERECE …..

  18. J. Charles agosto 1, 2011 às 9:41 pm #

    MEU DEUS É MAIS DE 20% DA POPULAÇÃO. OS POLÍTICOS DE VALENÇA PARECE SER UM POUCO RETARDADO E SEM VISÃO DE FUTURO.

Deixe uma resposta