Boipeba e Morro de São Paulo saúdam a Rainha do Mar

As ilhas de Boipeba e Morro de São Paulo comemoram esta semana a Festa de Iemanjá. No Morro, a programação em homenagem Iemanjá começou ontem (31) e vai até próxima quarta-feira, dia 2 de fevereiro, com atividades na praça da Amendoeira, na Vila do Morro de São Paulo e na Segunda Praia.

Hoje, dia 1º de fevereiro, será realizado o Xirê – ritual comum nas cerimônias do candomblé, em que são tocadas cantigas para todos os orixás. Neste momento haverá queima de fogos e cortejo pelas ruas da ilha. Em seguida será oferecido o presente para as iabás (orixás femininos), oferenda que será levada para a lagoa,que fica após a Rua da Fonte Grande.

No dia 02 de fevereiro, dedicado a Iemanjá, o evento ocorre em três momentos especiais. Às 13hs, concentração na Praia, com a presença de baianas e um grupo de capoeira com mais um ritual do Xirê. As 14hs, saída do cortejo percorrendo a Vila até o Cais, para a entrega dos presentes. Para finalizar, às 16hs, apresentação musical e gastronomia regional, na Praça Aureliano de Lima.  A festa no Morro de São Paulo contará com a participação de aproximadamente 30 baianas e das ialorixás Mariah Qsi de Oxun e Tomázia e do babalorixá Jean.

Em Boipeba, a festa em homenagem à Rainha do Mar acontece apenas no dia 02 de fevereiro. Um cortejo com pescadores e baianas sairá às 14h, da Pracinha de Boipeba em direção ao Porto. De lá os barcos saem em procissão para entrega do presente, em alto mar. No retorno, haverá apresentações de grupos culturais e artistas da região.

O evento é organizado pela comunidade local e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cairu, através das secretarias de Desenvolvimento Sustentável e de Turismo.

Jamille Soares/Ascom-Cairu

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. ETAAAA… TEM UM ANÔNIMO ARRETADO AI… JOGOU M… NO VENTILADOR… DEVE SER UM DOS EXONERADOS… ESPERO QUE JAIRO O ENCONTRE E ELE TENHA AS PROVAS QUE FALA…

    É UMA PENA QUE NOSSO POVO AINDA NÃO TENHA A CORAGEM DO POVO DO EGITO…

  2. mais camamu disse:

    camamu terra boa que deus precisa proteger das mãos dos perigosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *