O ELEFANTE BRANCO DE CAMAMU

caixa Li no blog Diário de um Comunista o comentário de um anônimo que pergunta ao nosso amigo, André Maron, porque eu não noticiei sobre a inauguração da agência da Caixa Econômica em Camamu no dia 27 de dezembro passado. Eis a íntegra do comentário:

Anônimo disse…

André,
Não entendi pq Pelegrini não colocou essa noticia no blog dele, será por que ele só de Cairu ? Mas garanto que se fosse alguma noticia bomba da adm da Prefeita Ioná Queiroz ele teria colocado.
Mas enfim estou muito feliz com essa mais nova conquista para cidade de Camamu.

Meu amigo Anônimo, não divulguei sobre a inauguração da agência da Caixa em Camamu porque não vi como um grande feito da administração. A agência da Caixa deve ter chegado a Camamu através da prefeita, que deve ter lutado para isso. Se fosse depender da instituição financeira jamais eles instalariam uma agência por ali porque o comércio de Camamu é fraco. A administração pública não tem uma política voltado para apoiar e valorizar o comércio local. Se a prefeita Ioná fortalecesse esse lado a agência da Caixa entraria por lá naturalmente, sem precisar ser solicitada.

Aqui em Valença vamos receber uma agência do Banco Itaú, isto são méritos do comércio forte que hoje temos por aqui. O prefeito Ramiro ou qualquer outro político jamais conseguiriam arrastar um banco privado para a cidade. As próprias instituições financeiras se encarregam de pesquisar e levar suas unidades onde lhes atraem.

Não precisamos de agências bancarias para fazer parte do cenário da cidade, com seus luminosos poderosos e lojas bonitas.

Exemplo disso é o Banco do Nordeste aqui em Valença (um “elefante branco”), que veio como uma a grande conquista. Está lá, paradão, emprestando 100 reais a um, 50 a outro. Precisamos de um banco forte que tenha recursos, mesmo que suas taxas de juros sejam altas, mas que invista no comércio pra crescer.

Por fim, meu caro Anônimo, vamos ver se aparece alguém por lá (na agência da Caixa) e consegue convencer o gerente daquela unidade a emprestar algum dinheiro para abrir um comércio ou qualquer outro empreendimento. Vamos contar os investimentos da Caixa em Camamu, você será o encarregado de nos informar. Fique tranquilo, não precisa dizer seu nome. Saiba que eu sou um fã dessa gente de Camamu, elogio sempre que posso esse povo. Já denominei vocês de, Grandes Guerreiros.

Feliz Ano Novo, Anônimo!     

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. Mateus disse:

    Pele,

    É muito bom saber do seu carinho por nós camamuenses e em se tratando de uma pessoa que gosta de nossa terra, é preciso que voce conheça um pouco da nossa história.
    Camamu já chegou a ter quatro agencias bancárias : Banco do Brasil, Baneb, Caixa Econômica e Econômico. Aos poucos foram fechando uma a uma por diversos motivos e em 89 com a saída do baneb, ficamos a mercê dos péssimo serviço do Banco do Brasil por mais de vinte anos. Qualque cidadão camamuense pode confirmar para voce o quanto nós sofremos com o monopólio de um único banco (talves por Valença ter muitos voce não entenda direito).
    A vinda de qualquer agencia bancária para Camamu seria uma enorme conquista para a população de um mode geral, principalmente os comerciantes. Mas a vinda da Caixa é mais do que isso, presenciamos todos os dias o sofrimento de uma mãe que precisa sair quase de madrugada para Valença para corrigir algum problema no cartão do bolsa família como também o sacrifício dos trabalhadores para receberem o seguro desemprego, FGTS, etc. Enfim, finalmente um governo se preocupou com isso e ponto para Ioná que depois do Ponto Cidadão, Casa da Cidadania e Credibahia tá dando mostra que realmente tem uma visão diferenciada em relação aos outros governantes que por aqui passaram.
    Mais uma vez parabens Pelegrini, por gostar do nosso povo. Parabens Camamu por se libertar da ditadura do Banco do Brasil e parabens Ioná por possibilitar isso.

  2. André Maron disse:

    Pele,

    voltei a postar no meu blog. Pretendo fazer interveções diárias, inclusive aqui no seu blog também…

    Um abraço…

  3. Flor disse:

    Mateus,

    Gostei muito so seu post, concordo com vc, exeto em uma questão, no carinho de Pelegrini por nós povo Camamuense, lembro-me pequena todos os bancos que vc citou, do comercio da nossa cidade, também acompanhei o fechamento das agencias, do comercio que faliu quando o servidor publico ficou 07 meses sem receber, e que o nosso estimado povo nao tinha credito em lugar algum.
    Hj sofro como correntista do Banco do Brasil, que falta dinheiro nos caixas, filas enormes,sem ar condicionado, mal atendimento, grosseria dos seus colaboradores, que tiram o nosso limite sem avisar, dentre tantos outros acontecimentos. Assim que abriu a agencia da Caixa fechei a minha conta do banco do Brasil e abrir a minha nova conta na Caixa, que por sinal fui muito bem atendida.
    Elefante branco? Pois é fui tirar a 2 via minha carteira de trabalho no POnto Cidadão me solicitaram o extrato do PIS

  4. Flor disse:

    Mateus,

    Gostei muito do seu post, concordo com vc, exceto em uma questão, no carinho de Pelegrini por nós povo Camamuense, lembro-me ainda pequena quando todos os bancos que vc citou, do comercio da nossa cidade, também acompanhei o fechamento das agencias, do comercio que faliu quando o servidor publico ficou 07 meses sem receber, e que o nosso estimado povo não tinha credito em lugar algum.
    Hj sofro como correntista do Banco do Brasil, que falta dinheiro nos caixas, filas enormes,sem ar condicionado, mal atendimento, grosseria dos seus colaboradores, que tiram o nosso limite sem avisar, dentre tantos outros acontecimentos. Assim que abriu a agencia da Caixa fechei a minha conta do Banco do Brasil para abrir uma conta na Caixa, que por sinal fui muito bem atendida.
    Elefante branco? Pois é fui tirar a segunda via da minha carteira de trabalho no Ponto Cidadão me solicitaram o extrato do PIS Ativo, pois ela estava assinada, sabe onde eu fui tirar’? na Caixa Econômica da minha cidade, mas se não fosse isso teria que me deslocar até Valença, quando tem algum problema no Cartão Cidadão que serve para o pescador receber o defeso, precisa-se ir na agencia da caixa, fora o bolsa família, minha casa minha vida, sem falar que é um novo banco para sermos correntista e não ficarmos reféns do Banco do Brasil que agora espero que melhore e muito seu atendimento.
    Enfim acho que a prefeita precisa melhorar em muito sua administração, assim como o comercio de Camamu precisa crescer, mas fiquei feliz com essa conquista para minha estimada cidade.

  5. Lelé maron disse:

    Flor…
    ” lembro-me pequena todos os bancos que vc citou, do comercio da nossa cidade, também acompanhei o fechamento das agencias, do comercio que faliu quando o servidor publico ficou 07 meses sem receber”
    Vc tá misturando as épocas…Camamu tinhas outros bancos na época do cacau forte [final de década de 80], consequetemente o comércio tb era.
    Na época dos benditos 7 meses só existia o banco do Brasil [1995].
    Me diz aí vcs, se Ioná for condenada quem será o candidato delaa? hehe, quem sabe Marcelo…aí será “o quebra quebra na casa de Marcelo X 7 meses de Américo. uhahua
    Um circoo, e os palhaços são o povo.

  6. André Maron disse:

    Esse blog de Pele é uma beleza. Até parente eu encontrei aqui.

    Lelé,

    a questão aqui não é a eleição de 2012 nem os 7 meses de salário atrasado (agora são 7 meses e 03 dias), e sim mais uma vitória do nosso município.
    Um novo banco em Camamu é algo extraordinário. Discordo de Pele quando ele fala que o comércio de Camamu é fraco. Conversando com algumas pessoas do comércio elas me disseram que este foi um grande final de ano em termos de venda. Todo setor da economia tem seus altos e baixos.
    Hoje Camamu abastece Barra Grande, Igrapiuna, Campinho e Itacaré. Falta organização e parcerias do comércio para que deslanche de uma forma satisfatória.

    P.S. Pele, sábado estarei aí tomando esse velho sorvete. Quero saber onde fica a sorveteria.

  7. Flor disse:

    Léle,

    Não confundir as épocas, muito pelo contrario estou citando elas, que se vc for de Camamu vc sabe.
    Agora querido(a)o comercio de Camamu ficou como quando o servidor ficou 07 meses sem receber? Antecipando sua responta forte não foi.
    Citei a época das agencias justamente para dizer que tivemos outros banco na nossa cidade e hj ficar refém de uma só agencia é péssimo para a população.
    Quanto a reeleição, quem será o candidato de Ioná eu não sei e nem me interessa em saber, e ser vc que obter alguma resposta vá na prefeitura perguntar a mesma.
    Outra questão é o quebra-quebra x 7 meses que vc se refere acho de muito mal gosto seu comentário, pois se vc é de Camamu vc esta incluso no palhaço né?

  8. Flor disse:

    André,

    Concordo com vc !!! Acho que o nosso comercio precisa se organizar mais, mas dai ser fraco é realmente absurdo!
    Pena que as pessoas as vezes não saiba debater sem misturar uma politicagem suja né?
    Mas enfim, continuo feliz com a vinda da Caixa para o nosso município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *