ESTUDANTES DA UNEB OCUPAM REITORIA

atarde online

A reitoria da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), no Cabula, foi ocupada ontem por estudantes do campus do município de Valença. Com colchões e barracas, eles passaram a noite no prédio, de onde só pretendem sair depois de conseguirem o compromisso do governo de viabilizar a ampliação do quadro de professores da instituição.

Hoje, está prevista uma reunião dos estudantes com o secretário estadual de Educação, Adeum Hilário Sauer, ao meio-dia. “Não tem o café com o presidente? Nós vamos almoçar com o secretário”, brincou o estudante de Direito Yuri Almeida. Ele contou que, “brincadeiras à parte”, a situação da universidade é muito grave com a falta de professores. Segundo a sua colega, Virgínia Valadares, o curso de Direito, em Valença, tem 28 disciplinas em atraso por causa disso.

A ocupação da Uneb, que tem 24 campi (sendo um em Salvador e 23 no interior), começou na semana passada, com a mobilização de estudantes dos campi de Bom Jesus da Lapa, Caetité e Guanambi, que criaram o movimento “Alto Sertão”. Já os de Valença se juntaram aos demais com o movimento intitulado “Professores Já”.

concurso público– A principal reivindicação dos manifestantes é a aprovação da lei que instituirá a realização de um concurso público para provimento de vagas. Igualmente interessado no projeto, o reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim da Silva, informou que o assunto tramita desde 2006.
“O movimento é justo. Eles têm toda razão”, disse ele, afirmando estar otimista com o resultado da reunião de hoje, na secretaria de Educação.

Segundo o reitor, o déficit de professores é estimado em 300 efetivos. Ontem, um edital para seleção abriu inscrições para 200 professores substitutos. “Mas isso só resolve temporariamente”, afirmou.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *