FUÁ – Um Grito de Liberdade – Hoje à noite no CECAME

fuá A peça teatral FUÁ – Um Grito de Liberdade, será apresentada hoje, segunda-feira, 29 de novembro, às 19 horas, no Colégio Estadual Cândido Meireles (Cecame), em Cairu, para marcar, com aspectos histórico-culturais, a passagem do mês da Consciência Negra, manifestado em todo território nacional. 
O espetáculo conta a caminhada do Negro no Brasil, desde sua chegada nos navios negreiros até os dias atuais. O grupo de teatro de Valença é formado por atores e vários dançarinos, já que a peça é contada em ritmo frenético, com um texto bem humorado e muita dança. A direção é da atriz Jhessy Coutinho e as coreografias são dos bailarinos Thiago Mascarenhas e Cássio Monge.

O contexto da peça FUÁ – Um Grito de Liberdade será trabalhado em sala de aula, nas disciplinas Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Produção Textual, ministradas pela professora Janine Soares nas turmas do Ensino Médio do Cecame. Vale lembrar que o espetáculo também estará aberto, gratuitamente, ao público em geral.

FUÁ – Um Grito de Liberdade em Cairu é uma promoção do Jornal Costa do Dendê, com os apoios do Professor Emanuel Ribeiro (diretor do Cecame), Secretaria Municipal da Educação e da Câmara de Vereadores de Cairu.

COMPAREÇA:
FUÁ – Um Grito de Liberdade

Local: Colégio Estadual Cândido Meireles – CECAME
Data: HOJE, Segunda-Feira, 29 de Novembro
Horário: 19h00
ENTRADA FRANCA

Fonte: Railton Ramos

Assessor de Imprensa

2 Respostas para FUÁ – Um Grito de Liberdade – Hoje à noite no CECAME

  1. ANTÔNIO HAJE novembro 30, 2010 às 12:49 am #

    QUE BOM, AINDA BEM…!

    CAIRU não para de inventar. No jeito competente de administrar, na forma de intervir na infraestrutura dos lugares mais belos desse paraíso e na oferta de cultura.

    Se temos um exuberante banquete de grupos culturais, provavelmente o mais rico da Bahia, pelo menos em diversidade… O teatro, a literatura, a música, a dança e as artes plásticas andam carentes. A arte é um campo de crescimento humanitário a ser investido e explorado…

    Mas, quando pensam que não, chegam o jornal Costa do Dendê (do conhecido Railton Ramos) e o diretor do colégio estadual (Emanuel Ribeiro?), a Câmara de Vereadores e a secretaria municipal de educação e dão de presente à comunidade cairuense o espetáculo “Fuá, o grito da liberdade” (da minha amiga Jhessy Coutinho.

    Parabéns, pessoal. A verdadeira transformação da sociedade não se dará sem a educação, sem a arte, sem a cultura e, muito menos, sem a contemporização do mundo no qual vivemos.

    Gostei da ideia. O Costa do Dendê bem que poderia levá-la para outros cantinhos da nossa região. O povo de cada lugar, antecipadamente, agradece!

    Fale aí com o seu amigo do jornal Pelegrini; dê uma força, fale aí!

    Incrível como o simples quase sempre é revolucionário!

  2. Railton Ramos novembro 30, 2010 às 1:57 am #

    FUÁ SURPREENDENTE!

    A apresentação de Fuá – O Grito da Liberdade em Cairu foi perfeita. Com um público de mais de duzentos espectadores – além dos estudantes do Ensino Médio do Colégio Cândido Meireles (Cecame), foram registradas as presenças de alunos do ensino fundamental, universitários, servidores municipais e de até crianças.

    Fuá é uma mistura muito bem equilibrada de teatro e dança. As ideias de Zumbi dos Palmares casadas à poesia combativa de Castro Alves – O “Poeta dos Escravos” – maravilharam a plateia.

    Estou gratificado com a rica experiência. Entretanto, sem o trabalho desenvolvido pelos professores do Cecame em sala de aula (Projeto Novembro Negro) e sem os apoios incondicionais de Manuel Ribeiro (diretor do Cecame), Conceição Meireles (Secretária Municipal da Educação) e de Fernando Brito (Presidente da Câmara de Vereadores)essa culminância não seria possível.

    Parabéns e muito obrigado a todos!

Deixe uma resposta