“Chico, devolve o Jabuti!”

Chico, devolve o Jabuti!
Chico Buarque recebeu o Prêmio Jabuti 2010 por melhor ficção do ano. O cantor, compositor e escritor Chico Buarque recebeu o Prêmio Jabuti 2010 de melhor livro de ficção do ano pelo livro “Leite derramado”. Agora, veja a lista com os demais vencedores do 52º Prêmio Jabuti divulgada em outubro passado:
ROMANCE
1º – “Se eu fechar os olhos”, de Edney Silvestre
2º – “Leite derramado”, de Chico Buarque
3º – “Os espiões”.
Sua obra “Leite Derramado” ficou em segundo lugar na categoria Romance, do Prêmio Jabuti. Em primeiro, ficou “Se Eu Fechar os Olhos Agora”, de Edney Silvestre.
Como pode o segundo lugar da subcategoria se transformar, depois, no primeiro lugar da categoria geral? É uma lógica ou malandra ou asinina. Burros, eles não são. Então se trata mesmo de malandragem.
GARFARAM O PRÊMIO DE EDNEY SILVESTRE, primeiro lugar na categoria “Romance”, OU DE JOSÉ REZENDE JR., primeiro lugar na categoria “Contos e Crônicas”, também de ficção. Fez-se uma premiação política — e não literária.
Reza a biografia, ou hagiografia, de Chico Buarque que, no festival de 1966, a sua “A Banda” foi a vitoriosa, mas o primeiro lugar foi dividido com a esquerdista “Disparada”, de Geraldo Vandré. O próprio Chico teria exigido do júri a declaração de empate ou recusaria o prêmio.
Um gesto bonito, sem duvida: VOCÊ DIVIDIR O QUE LHE PERTENCE É UM ATO DE GRANDEZA. Mas FICAR COM O QUE NÃO PERTENCE, vocês sabem o que é. E o Jabuti de “Melhor Livro de Ficção” para Chico Buarque é isso.
Em 1966, ele dividiu o que lhe pertencia. Espero que, em 2010, ele tenha um ataque de dignidade súbita e devolva o que não lhe pertence.
Como “eles” adoram um abaixo-assinado, façamos um também, como passo inicial de um movimento para restaurar a dignidade em nosso país, exigindo:
Chico, devolve o Jabuti!
Antes de algum mal-entendido, que fique claro: isto não é um abaixo-assinado oficial. É apenas uma forma de demonstrar desagrado em relação a esse estado de coisas. A "idéia" surgiu com os comentários a um post no blog do Reinaldo, enviados por Alexandre, João Alberto, HMR, Antonio, Sandra, “Político mente, correto?”, Sueli, Marilena e especialmente o Pinheiro, que sugeriu uma campanha no “Pânico na TV”.
Então, da mesma forma que nos blogs, não é preciso usar o nome completo. O nome será publicado, sem qualquer outro dado, apenas para deixarmos um registro de que ainda existe quem se importe com a decência e a dignidade no Brasil.
Chico, devolve o Jabuti!

Sincerely,

Quer votar? Clique aqui

Você pode gostar...

21 Resultados

  1. Mille disse:

    Ai Pelegrini, parabéns por ter aderido a essa campanha e disponibilizado a abaixo-assinado no seu blog.
    Esse ANJO de olhos verdes que apoia a tortura e fuzilamento em Cuba tem que devolver o JABUTI.

  2. Xico da Silva disse:

    Pra mim Chico Buarque sempre foi personificação modelar- um monumento do perfeito idiota latino-americano,igual a muitos outros,apesar de mais famoso,pois musicalmente brilhante e literariamente medíocre.Minha opinião sobre ele caiu da categoria desprezo para de repulsa e indignação em razão de um episódio ocorrido em Cuba alguns anos atrás…

    Três ou quatro jovens “roubaram” uma pequena balsa de madeira para com ela tentar fugir da ilha prisão,propriedade dos irmãos Castro há 51 anos.Foram capturados pela guarda costeira cubana e sumariamente “julgados”,condenados e fuzilados.

    Sim,fuzilados.O caso ganhou o mundo e de todos os lados partiram reações indignadas contra a violência brutal do governo de Cuba,pisoteando direitos humanos fundamentais.Todo mundo contra? Não.Um certo cantor,letrista de MPB,poeta e escritor,Chico Buarque de Holanda,se manifestou publicamente defendendo os assassinatos,dizendo que “o regime cubano tem o direito de se defender”.O mais velho dos jovens fuzilados por furtarem um barquinho,tinha 23 anos de idade.

    …………Chico, assim como Lula, são da ESQUERDA SOCIALISTA que não respeita os direitos humanos!

  3. Xexelenta do Xerem disse:

    CHICO BUARQUE – O FALSO SOCIALISTA.
    Alguém já viu CHICO MOBILIZAR a classe artística prá ajudar vítimas de enchente, como ele fez prá campanha da DIL-MÁ??????? Claro que não!!!! Ele mobilizou agora, exatamente por CORPORATIVISMO, tanto que já lhe rendeu uma graninha sendo premiado com o JABUTI.
    ……………………
    Chico, devolva o Jaboti alheio… Que coisa feia, ficar com o Jabuti dos outros.

  4. Xikeline de Xique Xique disse:

    Meu caro amigo me perdoe por favor
    se não lhe devolvo o Jabuti
    mas é que agora apareceu um blogeador
    que resolveu pegar este guri

    Aqui na terra tão jogando futebol
    tem muita Dilma, sacanagem e muita Skol
    nuns dias chove, noutros dias bate sol

    Mas o que eu quero lhe dizer é que a coisa aqui tá preta
    Minha mutreta prá levar o Jabuti
    Que eu vou levando de sacana e de pirraça
    e a gente vai roubando que também sem a cachaça
    ninguém segura este velhão!

    ……………………Chico, QUEM TE VIU, QUEM TE VER, QUEM NÃO O CONHECE, NÃO PODE MAIS VER PRA CRER, QUEM JAMAIS O ESQUECE NÃO PODE RECONHECER…. Devolva o JABUTI, Chico, devolva o JABUTI.

  5. Aqueles Olhos Verdes disse:

    O IBAMA não poderia intervir, já que se trata do Jabuti alheio?

  6. IBAMA disse:

    Não podemos intervir, pois nesse JABUTI Lula já falou que não é pra mexer, pois ele se reproduz muito no Governo do PT.

  7. tutan kamon disse:

    e por falar em apropriação alheia com “fins culturais, sociais e ediceteras”, alguém tem notícia do garotinho guloso?

  8. Intelectual Português disse:

    Que pena ver o Chico defendendo facínoras como Fidel. Até o Saramago, revoltado, mandou o regime de Cuba a merda. E essa “intelectualidade” brasileira, que um dia será julgada pela história,defende esse ditador sanguinário, que condenou seu povo à pobreza e à impossibilidade de sonhar!

  9. Mico Leão Dourado disse:

    Eu já falei aqui nesse blog que o Chico Jabuti Buarque, o ANJO de Boff e Dil-má AMA E IDOLATRA A ILHA DE FIDEL, no entanto, passa as férias em Paris… Defende o transporte coletivo, mas jamais anda de ônibus ou metrô… E na hora dos DIREITOS HUMANOS, ele se omite… Chico, toma vergonha nessa sua cara sem-vergonha e devolve o Jabuti, pois como letrista, vc é muito bom, mas como escritor, é um engôdo!

  10. Macaco Prego disse:

    Chico, vc é um neoliberal vestido com a capa de socialista… VC É UM PELEGO! Devolva logo o Jabuti!

  11. Zelda disse:

    Pelegrini, que bárbaro! Não sabia dessa história… Nossa, até o Chcico, hem? Que vergonha, ele não precisava disso. Li o Estorvo dele e não achei nenhuma Brastemp, rs! Ele como compositor é muito bom, mas como escritor, é absolutamente previsível. Embora não seja especialista para tecer tal julgamento. Falo simplesmente como leitora.

    O blog está quente, rs! Vejo o prenúncio do verão e muito sorvetes para “a caixa registradora”, rs!

    Um abraço amigo!

  12. Fernando Santana disse:

    Chico me falou que nao vai mais comprar picole ai em sua sorveteria. Ta muito zangado com esta campanha contra ele só porque ele deu uns 2 milhoes de votos a Dilma.

    F Santana

  13. o neurônio solitário de Fernandão disse:

    Ei acho que isso é a MALDIÇÃO DA COLHER DE PAU DE TUTA!

  14. Prof. Santhos disse:

    ……….O lado lixo da internet………….

    A ombudsman da Folha, Suzana Singer, no domingo, e o especialista bielorrusso radicado nos Estados Unidos, Evgeny Morozov, na segunda, disseram sobre a internet o que eu há muito tinha vontade de dizer, mas estava esperando vozes mais autorizadas.

    Suzana, sob o sugestivo título “Comente com moderação”, cita cartas publicadas nesta Folha.com que são lixo puro, para emendar: “A rede, com o seu manto protetor do anonimato, libera o lado mais perverso e raivoso, como se viu recentemente na onda antinordestina que surgiu depois da vitória de Dilma Rousseff”.

    Quase perfeito, cara Suzana. Quase porque esse lado “perverso e raivoso” vem sendo liberado faz muito mais tempo.

    Menos mal que a ombudsman puxou também para o seu texto comentário de uma leitora não identificada que diz: “Os comentários na Folha.com me fazem sentir vergonha de pertencer à raça humana”. Bem-vinda ao clube, cara leitora, embora tema que sejamos muito solitários nele.

    Na segunda-feira, Morozov ia um pouco na mesma linha mas apontando problemas ainda mais graves.

    Primeiro problema: “Alguns governos autoritários estão fazendo experimentos com propaganda ideológica e se tornarão muito ativos na internet. Nada na rede dificulta espalharem sua mensagem com mais ressonância do que nunca”.

    Segundo problema: “Operações sigilosas em que se pagam blogueiros ou se subsidiam sites para tentar mudar a opinião pública”.

    O especialista citou o Kremlin e o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, mas, na recente campanha eleitoral brasileira, ficou evidente que havia blogueiros pagos para destilar veneno.

    Aliás, um dos problemas da internet é que você nunca sabe se este ou aquele blogueiro é apenas um legítimo interessado em participar do debate público ou é financiado por alguém com objetivos propagandísticos ou piores.

    É desanimador verificar, nos comentários à colunas e blogues, a predominância de dois tipos de atitudes, ambas calhordas: uma é xingar, em vez de argumentar.

    A outra é mais canalha: o remetente atribui um rótulo a quem faz um comentário como forma de desqualificar o interlocutor, em vez de responder a seus argumentos.

    Funciona mais ou menos assim: João dos Anzóis Carapuça critica o Corinthians. Vem alguém e diz que João é palmeirense ou sãopaulino. Fica, por isso, dispensado de discutir os argumentos do João.

    Vale na política, na economia, na religião, até no debate sobre meio-ambiente.

    Um caso com algum parentesco com o exemplo acima é a polêmica sobre a premiação a Chico Buarque com o “Jabuti”, tido como o principal prêmio literário do Brasil.

    A premiação de “Leite Derramado”, definida pelo público, foi contestada pela Editora Record, que deixou no ar o mesmo tipo de alegação já mencionado: Chico teria sido premiado por ter feito campanha por Dilma Rousseff, afinal tão popular que acabou eleita presidente da República. Não seria, portanto, pelo seu talento literário.

    Todo o mundo tem o direito de gostar ou de odiar o livro. Eu ainda não li, mas li o anterior, “Budapeste”, delicioso, daqueles que você pega e não consegue largar. Para o meu gosto, portanto, o talento de Chico está comprovado –e não só pelas suas músicas– desde sempre. Talento reconhecido durante a ditadura, que o censurava, pela democracia antes de Lula chegar ao poder e depois também. Não há portanto motivos para colocar um fator político à frente da discussão de seu valor como escritor.

    Claro que todo o mundo pode –e até deve– discutir tudo o que Chico escreve, músicas ou livros. Mas que tal manter a discussão no âmbito da literatura ou da música, sem meter no meio outros fatores, como simpatias políticas? Vale para os comentários a textos de colunistas e blogueiros.

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/clovisrossi/835017-o-lado-lixo-da-internet.shtml

  15. Xaquelinha Xavier disse:

    Voltastes Santhinho? Achei que o “H” era mudo… É ou não é? É, é muito lixo, LIXO EM ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO! E os plásticos levarão 5.000 anos para se decompor… Muito tempo!

    Aff………………………Troca o Chip, Santhos, troca o chip.

  16. Xou da Xuxa disse:

    Huashhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, Santhos, lixo é lixo… Agora me fale, pq o Chico recebeu o Jabuti de forma indevida? Não sabe, eu respondo: PORQUE O CHICO É DO PT!

  17. Eva disse:

    Será que Santhos, tão estudado e culto não sabe responder essa?

  18. Prof. Santhos disse:

    (…)É desanimador verificar, nos comentários à colunas e blogues, a predominância de dois tipos de atitudes, ambas calhordas: uma é xingar, em vez de argumentar.

    A outra é mais canalha: o remetente atribui um rótulo a quem faz um comentário como forma de desqualificar o interlocutor, em vez de responder a seus argumentos.

    Funciona mais ou menos assim: João dos Anzóis Carapuça critica o Corinthians. Vem alguém e diz que João é palmeirense ou sãopaulino. Fica, por isso, dispensado de discutir os argumentos do João.(…)

  19. PhD disse:

    :-) Santinho meu Rei, vc tá muito chato… Troca o chip meu bem, troca o chip.

  20. Neidinha da Vila disse:

    Chico, eu não te perdou… Devolve o Jabuti e vá pra Cuba! Nada de Paris, viu?

    http://www.youtube.com/watch?v=yA21Q0LRVlI&feature=related

  21. Zeca disse:

    iiiiiiiiiii Chico foi excomungado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *