PREFEITURA DE NILO PEÇANHA DIZ QUE NÃO TEM CASOS DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Nilo Peçanha, através da Secretaria de Saúde, vem a público esclarecer sobre um fato ocorrido no dia 25 de abril, sobre suspeitas de um caso do Novo Coronavírus:

No dia 31 de março, um paciente, morador de Nilo Peçanha, que sofria de problemas por conta da diabetes foi atendido no PSF, e encaminhado para tratamento com médico angiologista, o mesmo procurou com seus familiares em Ilhéus, onde foi internado no Hospital Regional Costa do Cacau. Após realização de exames, foi submetido a um procedimento de angioplastia. Nos dias em que esteve internado, começou a apresentar tosse constante seguida de febre alta. Foi realizado então, um primeiro teste para Covid-19, onde o resultado foi negativo. Entretanto, o paciente, idoso, apresentou piora em seu quadro respiratório sendo entubado e transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, onde nos dias seguintes, foi feito um novo teste para Covid-19. Enquanto se aguardava o resultado, o paciente veio a falecer no dia 23 de abril, sepultado no mesmo dia. O segundo exame para Covid-19, teve resultado positivo, divulgado apenas no dia 25 de abril.

A Secretaria de Saúde esteve presente e ativa, tomando as medidas para que a família do paciente tivesse a assistência necessária, localizando e informando familiares, orientando nos processos de traslado junto à funerária, orientando a família sobre a suspeição passada pelo hospital na tomada de medidas por conta da funerária e sobre os procedimentos do velório e acompanhamento.

Lamentamos, profundamente, a morte do paciente, nos solidarizamos com a família e esclarecemos que a ocorrência de contaminação ocorreu no período em que o paciente esteve nas cidades de Ilhéus e Itabuna, ressaltamos também, que durante esse período em que esteve internado, por recomendação médica, o paciente não manteve contato direto com os familiares. Seguimos intensificando os trabalhos da Secretaria de Saúde, prestando o devido atendimento e orientação junto à população, sendo que até o presente momento não há casos confirmados de Covid-19 em nosso município.

Aproveitamos a ocasião para reforçar o nosso pedido à população para que fiquem em casa, mantenham os protocolos de segurança e higienização, evitem aglomerações para que possamos preservar a todos. Esperamos que muito em breve, toda essa crise seja superada e todos possam voltar à sua vida e trabalho com normalidade e segurança.

Nilo Peçanha, 25 de Abril de 2020.

Erica Azevedo de Matos Secretária Municipal de Saúde de Nilo Peçanha

Thaisa Filgueiras Coutinho Gerente da Vigilância Epidemiológica

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *