EM ENTREVISTA PARA O BLOG DO PELEGRINI, SELMO BORGES, PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE IGRAPIÚNA FALA DE SEUS PROJETOS PARA A CIDADE

Igrapiunense, 49 anos, pai de 4 filhos, administrador, empreendedor e atualmente casado com Sâmia Martins, Selmo Borges traz no sangue a vocação para a política. Filho da dona de casa Selene Borges Alves e do agricultor e comerciante Benedito Lourenço Alves, mais conhecido como Betinho – que foi vereador de sua terra natal por cinco mandatos – o pré-candidato propõe nas eleições municipais deste ano a transformação da gestão administrativa de Igrapiúna. Com a experiência que vem adquirindo desde 2007, Selmo obteve expressiva votação na sua campanha em 2016. Sua trajetória tem grande inspiração no legado e no exemplo deixados por seu pai, que sempre foi muito solidário em ajudar quem quer que fosse. Com muita determinação e esperança, ele segue com fé na construção de uma sociedade mais digna e justa para todos.

BLOG: ESTE É O ANO DE MAIS UMA ELEIÇÃO MUNICIPAL ONDE SERÃO APRESENTADAS AS PROPOSTAS PARA IGRAPIÚNA. HOJE, NA SUA VISÃO, QUAL OU QUAIS AS PRINCIPAIS PRIORIDADES PARA A CIDADE DE IGRAPIÚNA?

SELMO BORGES: Não podemos mais permitir que o nosso povo Igrapiunensse continue indo embora de sua terra natal. Precisamos dar melhores condições e oportunidades aos nossos conterrâneos, e principalmente aos nossos jovens, para que eles possam construir aqui a sua vida, dignamente, na cidade em que nasceu. É mais do que urgente que a gente pense e crie as possibilidades de formação, qualificação e meios de gerar emprego e renda, formando um comércio mais forte, incentivando ações empreendedoras, fortalecendo nossa agricultura familiar e abrindo bem os olhos e os ouvidos para as necessidades da gente do nosso município. A atual gestão dessa prefeitura segue no atraso e em quase nada tem melhorado a economia de Igrapiúna.

BLOG: COMO VOCÊ AVALIA A POLÍTICA DE IGRAPIÚNA DIANTE DOS NOMES DE POSSÍVEIS PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO?

SELMO BORGES: A primeira palavra que me vem à cabeça quando penso na atual gestão municipal nessa prefeitura e em quem já passou por ela é “ATRASO”. Não podemos continuar no atraso, precisamos transformar essa realidade em que vivemos. Eles representam o passado. Um querendo continuar a fazer o que pouquíssimo fez em oito anos de administração e um e outro querendo voltar a exercer o cargo de prefeito, depois de ter tido a oportunidade de fazer a diferença na vida do nosso povo Igrapiunensse e não fez. Querem repetir a falta de competência e o desastre que foram nos mandatos anteriores?! Precisamos ficar atentos para não cairmos nessa cilada e abrirmos os olhos e os ouvidos para um futuro melhor. Não fizeram antes, por que é que vão fazer agora?

BLOG: NO ANO DE 2019, A CÂMARA DE VEREADORES DE IGRAPIÚNA APROVOU A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE 2017 DO ATUAL PREFEITO LEANDRO RAMOS, MESMO COM IRREGULARIDADES APONTADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICÍPIO (TCM). COMO VOCÊ AVALIA ESSA DECISÃO DOS VEREADORES?

SELMO BORGES: O fato de as prestações de contas terem sido rejeitas, inicialmente, por diversas vezes consecutivas, com as respectivas multas aplicadas pelo Tribunal de Contas do Município, já revela o quanto falta confiança na atual gestão do município. O prejuízo maior sempre será ao dinheiro público, muito mal utilizado pela Prefeitura de hoje quanto de outros que vieram antes dele. E o que prevaleceu nesse caso já era de se esperar, desde quando os vereadores da base aliada do prefeito é que votaram a favor da aprovação. Lamentável e vergonhoso.

BLOG: NAS REDES SOCIAIS do ATUAL PREFEITO DE IGRAPIÚNA, ELE PUBLICOU UM VÍDEO AGRADECENDO E FESTEJANDO O ARQUIVAMENTO DE UMA DENÚNCIA NA POLICIA FEDERAL QUE APURAVA POSSÍVEIS DESVIOS DE RECURSOS QUE SERIAM PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CRECHE. COMO VOCÊ RECEBE ESSA NOTÍCIA?

SELMO BORGES: Fico pensando em quem é mãe, pai, nas famílias e suas crianças que precisam de uma vaga numa creche e acabam perdendo e muito com isso. É pra gente se indignar com uma atitude como essa, que acaba terminando com uma história pra rês dormir. E a creche que poderia servir a tanta gente do nosso município, nada. Pessoas que na maioria das vezes precisam trabalhar e não tem com quem deixar seus filhos, suas crianças. Pra mim também é revoltante saber que a gestão fez licitação para a construção da creche, que os materiais foram postos no local da obra e depois desapareceram. Esperamos que justiça seja feita.

BLOG: AINDA SOBRE A DENÚNCIA, EXISTEM INFORMAÇÕES NA DECISÃO JUDICIAL DE QUE A DESEMBARGADORA NÃO ARQUIVOU O INQUÉRITO POLICIAL DE OFÍCIO. A MAGISTRADA ACOLHEU O PARECER DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (MPF) QUE SOLICITOU O ARQUIVAMENTO. PARA VOCÊ A DENÚNCIA FOI FRÁGIL E CONTRIBUIU PARA O MPF SOLICITAR O ARQUIVAMENTO DO INQUÉRITO POLICIAL?

SELMO BORGES: De maneira nenhuma foi frágil. Mas como acreditar num Brasil corrupto como o nosso, em que recentemente vários Desembargadores e Juízes foram afastados dos seus cargos? Um caso investigado na Operação Faroeste, no Superior Tribunal de Justiça, onde são suspeitos de participarem de um esquema de venda ilegal de sentenças para regularizar terras obtidas por grilagem. Como acreditar numa Justiça assim?

BLOG: NA JUSTIFICATIVA DO MPF PARA SOLICITAR O ARQUIVAMENTO DA DENÚNCIA TEM UMA PASSAGEM QUE DIZ “(…) REGULARIDADE DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS DA CONTA CORRENTE DE USO GERAL DO MUNICÍPIO É OBJETO DE FISCALIZAÇÃO PELO TCM/BA”. VOCÊ NA CONDIÇÃO DE OPOSIÇÃO PRETENDE BUSCAR O TCM/BA PARA TER DETALHES SOBRE ESSE TEMA?

SELMO BORGES: Sim. Inclusive nosso jurídico já está adotando as devidas providências.

BLOG: QUAL O BALANÇO QUE VOCÊ FAZ A GESTÃO DO ATUAL PREFEITO DE IGRAPIÚNA QUE COMPLETA AGORA DOIS MANDATOS?

SELMO BORGES: Como podemos avaliar um gestor municipal que fechou escolas no município? O que é que eu posso dizer de um prefeito que não valoriza o professor, que não cria um plano de carreira digno de nossos educadores? Falar o que de alguém que deixa a nossa Feira Livre da forma como estar, onde o agricultor e o produtor rural acaba indo para as cidades vizinhas vender sua mercadoria? E essa ilusão com que ele trata a área da saúde em Igrapiúna, onde vários serviços deixam a desejar e muita gente acaba se deslocando para atendimento médico em outras cidades, porque falta muito ainda. Tudo isso faz com que nosso povo se desiluda e fique insatisfeito em viver na sua terra. Precisamos evoluir. Precisamos de progresso.

BLOG: SE VOCÊ FOR ELEITO, QUAL OU QUAIS MEDIDAS SERÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA O MUNICÍPIO DE IGRAPIÚNA?

SELMO BORGES: Se a gente observa com calma as propostas feitas e não cumpridas pela atual gestão municipal, vamos ver o quanto ainda precisa ser feito na área da Educação, da Saúde, da Segurança e da Economia. Igrapiúna ainda está muito carente nessas áreas. E ainda o Turismo que é muito pouco desenvolvido em nossa região, que tem lugares e histórias tão lindas para conhecer. Lembro que o atual prefeito falou num terminal náutico do Pau D’óleo? Cadê? E o investimento no selo de alimento orgânico e no fortalecimento da agricultura familiar? Você viu? Até hoje a gente senta e espera. Temos um imenso potencial nesse setor e também na pesca e no comércio e estamos muito empenhados na elaboração de propostas para crescermos nesses segmentos.

BLOG: QUAL A PRINCIPAL VISÃO QUE O FUTURO PREFEITO DE IGRAPIÚNA DEVE TER PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA?

SELMO BORGES: Se colocar no lugar do nosso povo para entender quais são as suas necessidades e dificuldades. Ser solidário e se sentir responsável pelo bem-estar de cada cidadão do nosso município. Viver para servir como um gestor público que sabe qual o compromisso e responsabilidade que tem com a sua gente, com os seus conterrâneos. Ser flexível, estar aberto ao diálogo e estar sempre à procura de caminhos e oportunidades para que se possa crescer juntos. Chega de atraso.

BLOG:  PARA ENCERRAR, QUAL MENSAGEM VOCÊ QUER DEIXAR AQUI PARA OS SEUS AMIGOS, PARCEIROS E CONTERRÂNEOS?

SELMO BORGES: Somos capazes de mudar a realidade em que vivemos. Como diz Nelson Mandela; “Tudo parece impossível até que seja feito”.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Alisson Almeida disse:

    Essa é a verdade só tem um qui pode mudar Ingrapiuna Selmo Borges

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *