VALENÇA MAIS SEGURA: GRAÇAS AO TRABALHO INTENSO DOS TRÊS ÚLTIMOS COMANDANTES

O Comandante Salustiano chegou no período da gestão da prefeita Jucélia Nascimento

Quem vive em Valença desde os tempos de outrora pode contar a sua história sobre a questão da violência, como era e como está hoje, eu por exemplo, que mora aqui há quase 38 anos.

Lembro que os piores momentos que vivemos foram os mandatos da família Queiroz, nos governos de Claúdio Queiroz e Ramiro Queiroz, pra mim foram os piores momentos de segurança na cidade. Lembro que quando a violência estava no auge mesmo (2010), teve uma vez que mataram 10 pessoas em menos de 72 horas.

Eram dias terríveis, o tráfico de drogas rolava solto, os assaltos a lojas eram constantes, ninguém podia carregar um celular na mão, casas arrombadas, comércio com seguranças na porta. Um terror!

Depois o governo do estado resolveu abraçar a causa e começou a aparelhar, enviando novas viaturas, mais homens, e no fim, deu no que está aí.

Primeiro apareceu “São” Salustiano, as coisas mudaram da água pra o vinho, o major, que hoje é coronel, veio comandar Valença e notamos uma mudança radical. Homem sério, gente do povo, conversava com as pessoas na rua, explicava a situação a todos do que estava acontecendo e pedia calma, e foi com aquela calma que lhe é peculiar que o comandante arrumou a casa.

O Comandante Gondim também foi trocado na gestão da prefeita Jucélia, que acertou por duas vezes nos comandantes da polícia

Depois veio o comandante Gondim, um jovem major, mais estrategista, não dormia, seus dias de folga eram revestidos em luta no combate ao crime. Lembro que a meta do comandante era inibir as ações dos ladrões de celulares. À época já havia aliviado as tensões no centro da cidade, as pessoas estavam mais a vontade, e o tráfico começou a perder força.

Comandante major Alexandre, foi trocado na gestão de Ricardo Moura

Hoje temos o major Alexandre que herdou um campo de batalha deserto, quase sem nenhum inimigo. O major mantém a ordem que foi trazida pelos dois comandantes anteriores. Mas pra manter essa ordem ele reforçou o policiamento, conseguiu aumentar o efetivo. Finalmente ganhamos uma nova cidade, com a segurança mais ativa, mais presente.

Posso hoje contar uma história que aconteceu comigo na semana passada. Há muito tempo eu não circulava a pé pelas ruas da cidade após as 19:00h, eu juro que tinha medo, como ultimamente tenho visto muitas viaturas da polícia circulando nas ruas da cidade resolvi ir comprar um remédio numa farmácia próxima do cais e fui a pé. Interessante, mas quando eu saí de casa que desci a Rua da Escalada passou por mim uma viatura, e quando eu retornei encontrei outra viatura na rua do Rio Shopping.

Que bom poder contar essas histórias. Que nossa cidade melhore mais ainda e que possamos voltar a atravessar a cidade de norte a sul sem sermos incomodados por ninguém.

Parabéns a nossa Polícia Militar!

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Edson F disse:

    Gostei.

  2. plinio.cardoso filho disse:

    Boa noite Pele,e feliz aniversário,segundo o que fui informado,por vizinhos seu;quanto a esse informativo,entendo: que foi na gestão do então majo. Gondim,que as coisas a nível de combate ao crime organizado aqui em valença,foi controlado,e com a chegada do então maj.Alexandre,as coisas foram sendo,enradicadas,e hoje estamos com uma certa sensação de segurança mas ainda precisa se fazer muitas coisas,para se manter o respeito,as policias civil e militar,como as primeiras,necessidades básica,para qualquer estado ou município;haja visto que você próprio,já fora vitima de marginais como aqui em minha residencia,arrombaram,e levaram a minha bicicleta que era velha mas era que me levava,e trazia quando ai em sua sorveteria estava;entendo que um município como Valença-Bahia,jamais deveria,está nas mãos de quadrilhas,formadas por integrantes,ou moradores da cidade,comandadas,por o chamado turista que chegam de fora,digo de salvador rio de janeiro,e etc e tal.Que vocês me desculpem e vamos tocar esse barco!

  3. salomao disse:

    Esse Plinio deveria receber um convite para trabalhar em alguma radio local,todo dia me inventa um bordão novo,jajajjajajajajajajajajajajajajajjajajajajajajajajajaja
    Po cara compra uma nova pq a politica municipal chega ano que vem ,e ver uma bandeira enfiada no traseiro (digo da bicicleta ,claro )era impagavel.
    E repetindo :que voces me desculpem e vamos tocar esse barco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *