MUDOU OS ATORES, A PEÇA É A MESMA.

1977, eu tinha 18 anos, estavamos reunidos numa sala de um sindicato na cidade de Itapetinga, lá estavam Luiz Nova (primeiro deputado baiano pelo PCB, companheiro de chapa de Haroldo Lima (PCB)), Gilson (vereador pelo PCB de Itapetinga), e muitos outros companheiros com as mesmas ideologias, discutiamos sobre a nossa ida à prefeitura de Itapetinga naquele dia, o prefeito José Vaz Sampaio Espinheira (discípulo de Antonio Carlos Magalhães), iria nos receber, para discutirmos sobre a solicitação da  Casa do Estudante de Itapetinga (CEITA), uma residência que iria beneficiar aos estudantes carentes de Itaspetinga.
Por volta de 5:00 hs. da tarde chegamos ao prédio da prefeitura, fomos recebidos por guardas municipais de cacetetes na mão, o chefe da guarda municipal disse-nos que o prefeito resolveu que não iria mais nos receber. Não podia chamar aquilo de frustração, nós já conheciamos as atitudes do velho cacique político, afinal ele era um “carlista”, tentamos conversar, mas as atitude deles não nos deixava falar, empurravam com seus cacetetes, e ameaçavam sacar de armas de fogo, recuamos, voltamos a sala para uma outra reunião, onde tentavamos buscar explicações sobre a atitude do prefeito, que dias antes disse que nos recebiria e depois nos recepciona dessa forma.
Eu tenha um amigo, Wellington Neves Brandão (Eta), estudava na escola de Agronomia de Cruz das Almas, ele era um privilegiado (seus pais tinham mais condições que os dos demais), mas estava na mesma luta por nós, lutando por nossos ideais, nos ajudando, já que não precisava. Um dia eu perguntei a ele: Eta, porque essa situação? E ele me respondeu: “Tinho (era como me chamavam); esse é o país dos oportunistas, eles fazem isso com a gente porque não temos as mesmas armas, eles tem o poder na mão e para se manterem lá tem que pisar em nós, não precisa, mas eles pisam, é pra que possamos entender que não devemos incomoda-lo, e o que nós queremos é tão pouco que eles podiam nos dar e continuar no bem bom deles, mas eles querem é nos tirar o restinho que nós ainda temos”. E finalizou dizendo: “Se preocupe não Tinho, um dia isso vai mudar, vamos continuar nossa luta, dias melhores virão”.
Essa semana uma pessoa chegou aqui e me disse: “Pelegrini, tenho uma coisa pra voce colocar no seu blog, garanto que vai bombar”, perguntei o que era, ele me disse: ” È uma sindicância que instalaram na EMARC, tem gente ganhando dinheiro dobrado”, entendi, alguém que está a disposição de algum orgão ganhando um salario desse orgão, e também ganhando o salário da EMARC, já que é proibido por lei, e voce tem que optar por um  ou por outro, nunca pode receber os dois, e essa pessoa está recebendo os dois.
Conversei com um outro amigo sobre a possibilidade de noticiar sobre a sindicância no meu blog, esse amigo é um militante do PT, cara consciente cabeça no lugar, e ele me disse: “Sabia que o pessoal pode te perseguir? Podem tentar cassar a sua licença de funcionamento, pedir o cancelamento da aposentadoria de sua mulher, reabrir o processo da fraude do IBGE, pedir a saúde pública para fechar sua sorveteria. Sabia não meu amigo, sei que são capazes disso, não esqueço o que fizeram com Heloisa Helena, Babá, a filha de Tarso Genro, e olha que era filha de um homem influente, só tenho pena do meu amigo Eta, assim como eu, que tinha esperanças de um dia isso mudar, verdade que mudou, mas as práticas continuam as mesmas, “…voces não diferem em nada deles”… já dizia Caentano em uma de suas composições; “Proibido Proibir”, mudaram os atores, mas a peça é a mesma.
Canalhice, hipocrisia, não tenho outras palavras pra associar tudo isso ao que penso, sei que muitos devem dizer: se voce estivesse lá estaria fazendo o mesmo. Talvez não, olhem o exemplo de Heloisa Helena que não concordou com nada disso, e depois tem uma coisa, essas canalhices só acontecem aqui no Brasil. Não é a toa que Reinaldo Azevedo os chamam de “ptralhas”, e essas pessoas estavam do lado de cá também, quem pensava como o meu amigo Eta que um dia isso tudo ia mudar, e se decepcionou.
Terão que fazer as maldades mascarados, porque de cara lisa voces não tem coragem, e de covardia voces entendem muiito bem, que diga o meu amigo petista.

Você pode gostar...

10 Resultados

  1. FACOM disse:

    Amigo Pelegrini,

    Tenha certeza que essa cambada petista seria capaz de persegui-lo e até exterminá-lo, ou vc esqueceu do episódio de Santo André? Enquanto isso, a cúpula do PT festeja com todos os prefeitos do Brasil a antecipação da eleição da Dilma, regada ao PAC, Bolsa Família, Baton e outras safadezas…

    E o PT daqui viaja pelo espaço sideral com Ruy, Adriano e Martiniano, além desses ponguistas mamadores do dinheiro público…

    E agora eu pergunto ao Departamento Jurídico do Blog, encabeçado por Kadu e acessorado por Alex e Lucas, cadê vcs? Ficarão de braços cruzados assistindo de camarote a safadeza do PT Valenciano? Comungam com esse procedimento ilegal? Estão participando também desse desvio de dinheiro público?

    Quanto a ETA, UBA, AVA, BIA e todos da família, já deixaram de ser PT e acreditar nesse partido a muito tempo!

  2. pelegrini disse:

    FACOM, voces conhecem essa turma? Uba e Eta?
    Me respondam.

    Abraço.

  3. FACOM disse:

    Pelegrini,
    Facom conhece tudo…Risos! Quem sabe nós não conhecemos vc de Itapetinga? Loi, Nó e outos tantos? Mistérios que só o tempo poderá revelar… Risos! Na verdade, UBA foi dentista de uma das nossas vós e ele comentou que era de Itapetinga!

  4. pelegrini disse:

    Verdade, Uba é dentista, irmão de Eta, Ita, tem mais outros não me lembro muito, são 32 anos sem contatos, familia de pessoas boas.

  5. Carlos disse:

    Prezado amigo Facom

    Que vergonha esse caso do Celso Daniel…
    “O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não” (Gandhi)
    A covardia e a brutalidade deste caso afronta a dignidade do ser humano e quem cometeu esta monstruosidade esconde-se sob a sombra da covardia e da mentira.
    Gostaríamos de construir uma sociedade justa (esse era o sonho dos anos 60) e muitos se aproximaram dos verdadeiros idealistas para se locupletarem.
    Voce tem razão, esses caras são piores que os generais da ditadura, ao menos os crimes eram cometidos e nós sabiamos que eram eles, e agora?

    Carlos

  6. Mille disse:

    Caro Sr. Carlos,

    Esse seu comentário me fez lembrar da célebre frase da Maria Antônieta à caminho da guilhotinha : “LIBERDADE, LIBERDADE, QUANTOS CRIMES SE COMETEM EM SEU NOME!” Pois é, prá essa turma PETISTA do vale tudo (não a modalidade esportiva), tudo se pode pelo e para o poder… Esses PETRALHAS passam rasteira em Maquiavel, apesar da estrela no peito e de um passado de luta! Eles matam, roubam, fraudam, desviam dinheiro público e tudo fica como antes do quartel de abrantes… São os Genuínos, os Zé Dirceus e outros menos notórios…

    Outro dia ouvi o nobre Pedro Simon dizer que as falcatruas do governo Collor foram “café pequeno” frente a imensidão do roubo desse governo petista… Mas nada é apurado… E enquanto isso, o presidente discute a relevância da cor do baton da Dilma… Uma “farra” onde todos os prefeitos do Brasil estão participando… Eu soube inclusive que a Natura, O Boticário e a AVON estão financiando a candidatura dela para a Presidência da República… É por isso que o nível de aceitação do “homem” está onde está… No Brasil, é tudo uma grande piada!

    Pelegrini, vou mandar pra vc o livro do Reinaldo Azevedo “O PAÍS DOS PETRALHAS” e vc deixa ele circular com aqueles que possuem massa cinzenda!

    Abraços!

  7. Pelegrini,

    Estamos num mato sem cachorro. Se correr, o bicho pega. Se ficar, o bicho come. Nosso sistema político está caótico. Vemos muita gente sair da esquerda e da direita para um centro inchado, não porque as ideias convergem, mas porque a sede de poder as unem. Todo mundo quer a sua fatia do bolo! E o bolo acaba não matando a fome do povo.

    Nos extremos vemos o lobo se vestir com pele de cordeiro, chamam-se “democratas” aqueles que vieram diretamente da recente ditadura, que eles próprios chamavam de revolução. Piada sem graça. Na outra ponta, o frescor de renovação que Heloísa Helena, que você citou, prometia, azedou tropeçando na sua própria eloquência virando um vociferar de falatório sem conteúdo.

    Estou tão preocupado como quanto nunca estive na minha vida, caro. A forma como a história está sendo traçada nestes dias indica que não estamos indo numa boa direção.

  8. pelegrini disse:

    Então acabou caro Arquimedes, vamos esquecer tudo, deixar de lado as nossas ideologias, deixar de defender o que não presta e tentar formar uma nova idéia. Não foi por falta de aviso… que digam os xiitas do PT, e que já não existem mais, cairam fora antes mesmo de defender o que já estava podre. Vamos deixar de hipócrisia, e vamos declarar que o PT é igual a todos, DEM, PSDB, PMDB… concorda?

    Um abraço.

  9. Mille disse:

    “Já é carnaval cidade, acorda prá ver”… Agora começa a festa da carne… E com certeza, o PT pegou a melhor fatia desse churrasco!

    Marcinha e Elena, mandem notícias fescas nesse disco…

    Nana, Luca, Mário e Leo chegam para a MUDANÇA DO GARCIA… Vamos aguardar o pouco que nos resta de protesto carnavalesco… O resto é Ivetão, Dani, Claudinha, a Globo e a Band… A Bahia vendida cmo TERRA DA FELICIDADE e Salvador, CAPITAL DA ALEGRIA… É o reinado de Momo, Wagner e Clarindo!

  10. Lúcio Cardoso disse:

    “O ministro das Relações Institucionais, José Múcio, admitiu nesta quarta-feira (18) que os gastos do governo federal para organizar o evento com os prefeitos eleitos nos dias 10 e 11 de fevereiro em Brasília foram muito superiores aos anunciados por ele mesmo no dia 9 de fevereiro em entrevista coletiva. Na véspera do encontro dos prefeitos ele informou que o gasto total do governo seria de R$ 253 mil. Nesta quarta-feira, em nova entrevista, ele listou os gastos de 12 ministérios que somam R$ 1,875 milhão.” (Fonte: http://www.globo.com)

    Mais uma dos Petralhas!!!
    E tudo isso pra fazer campanha pra tal Dilma. (fora do prazo legal, diga-se de passagem)
    Sem a menor dúvida, o governo mais corrupto da história de nosso pais.
    Lamentável!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *