[adrotate banner="25"]
[adrotate banner="26"]

“SEMENTES PARA O FUTURO”, UM PROJETO DA SP AMBIENTAL EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

No dia 06 de junho de 2018, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a SP Ambiental, iniciou o projeto de educação ambiental “Sementes do Futuro” (Mobilizadores: Patrícia Lacerda, Ivete Silva de Sousa e Borys). A primeira apresentação foi na creche Arco-Íris (localizada no bairro Baixa Alegre), onde os alunos puderam assistir apresentação teatral, plantar mudas de árvores e depois realizar atividades que visam aprimorar as práticas para a preservação do Meio Ambiente.

O projeto foi idealizado pela SP Ambiental, tendo a criação e coordenação pela  Diretora de Infraestrutura Escolar, Priscila Cardoso, atualmente lotada na Secretaria de Educação, com o apoio do Secretário de Educação, Daniel Reis e a Coordenadora da Educação Infantil, Rita de Cássia.  O mesmo tem o objetivo de Estimular a mudança de práticas e atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais e favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética do ser humano com o próprio planeta como um todo, oferecendo ao professor e aluno um eficiente instrumento para a formação da consciência ambiental.

A escolha de iniciar com a Educação Infantil, parte do princípio que a educação Infantil é o começo da vida escolar de todos, período em que se aprendem a conceitos e valores, os quais são levados para toda vida. É através da curiosidade que a criança desenvolve cada vez mais a capacidade de agir, observar e explorar tudo o que encontra ao seu redor. Por isso, necessita de orientações, para ter uma aprendizagem significativa, que contribua para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e social.

Nesse contexto, nada mais propício e importante do que iniciar esse trabalho através da inserção da Educação Ambiental no cotidiano de uma escola de Educação Infantil, a fim de que as crianças de hoje possa fazer parte de sociedades mais justas, onde os cidadãos respeitam a si próprios, os seus semelhantes e a todas as formas de vida existentes.

A Educação Ambiental é um processo permanente e contínuo, que não se limita à educação escolar. Contudo, introduzi-la na escola, inclusive na Educação Infantil, é uma das estratégias para o seu desenvolvimento. Além de ser uma importante ferramenta, sua implementação está prevista na Política Nacional da Educação Ambiental, para todos os níveis de ensino, não como disciplina, mas como tema a ser incluído nos diferentes conteúdos programáticos.

Sem comentários.

Deixe uma resposta