O SORRISO DOS CANALHAS

Regina Dalcastagnè

É feio ficar se citando, mas quando olho uma foto dessas eu me lembro dos primeiros parágrafos do meu livro, O Espaço da Dor, de 1996 – sobre romance e ditadura – , e bate uma tristeza imensa:

“Eles permanecem aí, sorrindo – em reuniões regadas a bom uísque, sorrindo – diante das câmeras de televisão, sorrindo – de terno e gravata, sorrindo. Parecem felizes, diriam uns, estão de bem com a vida, pensariam outros, têm belas lembranças, concluiriam então. Sem dúvida! Cada vez que um deles se olha no espelho, preparando-se para aparecer em público, uma súbita alegria o invade. É um homem impune, e sempre que lembra disso ele sorri. Sorri diante de nosso esquecimento, sorri diante da perplexidade daqueles poucos que ainda se recordam, que ainda sofrem. Sorri por todos os sorrisos que roubou.

Sim, eles permanecem aí e celebram nossa indiferença, nossa curta memória. Mas ainda é cedo demais para esquecer, e o sorriso deles é a prova disso. Enquanto vamos levando a nossa vidinha de todos os dias, preocupados com o preço da gasolina e a violência das grandes cidades, eles andam pelas ruas, vão ao cinema, frequentam restaurantes, assombram suas vítimas. Que imensa ilusão pensarmos que estamos em segurança enquanto eles sorriem. Se ainda não podemos fazer alguma coisa, temos ao menos a obrigação de não esquecer”.

3 Respostas para O SORRISO DOS CANALHAS

  1. BOLSONARO PRESIDENTE março 12, 2018 às 10:28 am #

    Li essa bela citação do seu livro e o primeiro ser asqueroso que veio na minha menye foi o LULADRÃO que parou de trabalhar aos 29 anos e desde lá vive uma vida de luxo com o nosso dinheiro… Sou aleijado de uma perna e tenho três empregos e o vagabundo só perdeu o dedo mindinho!!!!

  2. Salomão março 12, 2018 às 10:18 pm #

    Bolsonaro Presiente é o Julius do “todo mundo odeia o chris”kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Salomão março 12, 2018 às 10:19 pm #

    Ei pelegrini ,e a historia dos perfis fakes,a quantas anda
    Esperava ver valença virar uma especie de siria com faixa de gaza,e ate agora ,nada
    Se tiver alguma noticia,nos abastece ai

Deixe uma resposta