Você é a gota que faltava. Seja um doador!

No dia 25 de novembro o Brasil se une para celebrar e homenagear as pessoas que durante todo o ano ajudam a salvar vidas. O Dia Nacional do Doador de Sangue foi criado com o objetivo de incentivar as pessoas a se dedicarem a esta causa.

De acordo com Ministério da Saúde no Brasil, atualmente, 1,8% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de pelo menos 1% da população – o Ministério da Saúde tem trabalhado para aumentar a taxa.

Todos os anos a Santa Casa de Misericórdia de Valença abraça a Campanha de mobilização para doação de sangue. A expectativa para este ano além de reforçar a importância dessa atitude, também é de reabastecer o estoque do banco de sangue que hoje atende 12 municípios na região do Baixo Sul. Em Valença a unidade de coleta funciona às terças e quartas-feiras das 7h30 às 12h00. Não é necessário fazer agendamento.

Eu posso doar?

Conheça os pré-requisitos: Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade só podem doar com autorização formal e presença do responsável). As recomendações médicas são: ir bem alimentado, ter dormido o mínimo de 6 horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não ter fumado nas últimas quatro horas, além de evitar alimentos gordurosos. Não deve fazer a doação: quem estiver gripado ou com febre, mulheres grávidas, em amamentação ou no período de três meses após o parto, quem fez tatuagem há menos de 1 ano, os que foram diagnosticados com doenças sexualmente transmissíveis, aqueles que tiveram hepatite após os onze anos de idade ou, ainda, quem utiliza drogas injetáveis. No momento da doação, é obrigatório: apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Homens podem: doar sangue até 4 vezes a cada 12 meses, com um intervalo mínimo de 60 dias entre as doações. Mulheres podem: doar até 3 vezes a cada 12 meses com um intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.

Mais informações: (75) 3641-8483.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *