Hildécio relata história de Wenceslau Guimarães

Ao se congratular com a população de Wenceslau Guimarães pela passagem do 55º aniversário de emancipação política, no último dia 19 de julho, o deputado

Ao se congratular com a população de Wenceslau Guimarães pela passagem do  55º aniversário de emancipação política, no último dia 19 de julho, o deputado Hildécio Meireles (PMDB) discorreu sobre a origem do município. De acordo com o peemedebista, o povoamento foi criado pela família Carvalho que abriu a mata e construiu as primeiras casas da região. “Eles incentivaram a agricultura e a chegada de novos moradores, formando, assim, o povoado de Lage do Rio das Almas, pertencente a Nilo Peçanha”, observou o deputado, na moção apresentada na Assembleia Legislativa. Segundo Hildécio, a formação administrativa de Wenceslau Guimarães teve início a partir da criação do distrito de Palmeiras, sob a jurisdição de Nova Boipeba. Em 19 de julho de 1962, acrescentou ele, por força de Lei Estadual, Wenceslau Guimarães eleva-se à categoria de município, com território do distrito de Indaiá e parte do território do distrito de Nilo Peçanha, ambos desmembrando-se da cidade de Nilo Peçanha”, afirmou o peemedebista, no documento.

Atualmente, o município de Wenceslau Guimarães conta uma população de aproximadamente 23 mil habitantes e possui uma área territorial de 617km, ficando a cerca de 143km de distância de Salvador. E limita-se com as cidades de Nilo Peçanha, Gandu, Ibirataia, Apuarema, Jaguaquara, Itaquara, Ubaíra, Itamari, Cravolândia e Teolândia.

A economia do município é baseada na agricultura, predominantemente, na cultura da banana e da graviola. “Na data maior, em que Wenceslau Guimarães comemora a sua emancipação política, aproveito o ensejo para parabenizar toda população, através do prefeito Carlos Alberto Liotério dos Santos (kaká), bem como todos os vereadores, desejando ao seu povo progresso e desenvolvimento socioeconômico”, concluiu Hildécio.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *