A TOCHA OLÍMPICA PASSOU EM VALENÇA E PERTURBOU OS HIPÓCRITAS, OS ACRÍTICOS, OS PESSIMISTAS E OS FALSOS MORALISTAS DE PLANTÃO

Da linha do tempo no Facebook de Hector Mello

hectorNo ultimo domingo, 22 de maio, Valença recebeu a Tocha Olímpica que percorreu as principais ruas, vias e avenidas da cidade. Momento único que será registrado como um marco histórico, tal quanto à visita do Imperador Dom Pedro II, à construção da Primeira Fabrica de Tecidos do País, os relatos que a nossa cidade serviu como centro hospitalar para vítimas dos bombardeios alemães durante a Segunda Guerra Mundial, tantos outros momentos e fatos históricos que fizeram parte do dia a dia da nossa cidade e de cada valenciano.

Pode não parecer ter importância neste dado momento, mas Valença foi uma das 329 cidades escolhidas para revezamento da Tocha, entre as 5.570 cidades que compõem o nosso país. As olimpíadas é o maior evento esportivo do planeta, e o Brasil é o primeiro país da América do Sul a sediar estes jogos. Querendo ou não, a passagem da Tocha Olímpica foi um momento histórico e ímpar, uma das maiores celebrações já vista em nosso município, que irá ficar registrado na memória eterna da nossa cidade. Valença também acaba de entrar para a História das Olimpíadas como uma das cidades escolhidas para fazer o revezamento da Tocha Olímpica – Rio 2016.

Porém, o fato intrigante de todo este acontecimento foi que após a passagem da Tocha Olímpica despertaram-se hipócritas, acríticos, falsos moralistas, pessimistas e aproveitadores de plantão, que se utilizaram da Passagem da Tocha Olímpica na cidade, para atribuir culpa estritamente a gestão municipal pelas enchentes ocorridas em alguns bairros do nosso município. Os indivíduos estão sempre acostumados a por a culpa no outro, mas será que realmente estamos cumprindo o nosso papel enquanto cidadão de bem? Sabemos que o poder público tem uma grande parcela de peso sob essas mazelas, por não realizar obras suficientes e com frequência para prevenção, mas a sociedade não se isenta desta culpa, tendo também a sua parcela de responsabilidade. E este não é um problema interno que acomete apenas à Valença, mas um problema que infelizmente ACONTECE NO PAÍS INTEIRO.

A Tocha Olímpica hoje, 24 de maio, está passando por Salvador, passou por Ituberá, Ilhéus, Itacaré e tantas outras cidades brasileiras, e nem por isso os problemas que já existiam, principalmente as enchentes, deixaram ou deixarão de existir. Não será em Valença que a Tocha passará e vai fazer milagres. Portanto, os reais culpados por diversas enchentes é a Sociedade, o Estado e o Setor Privado por estar constantemente realizando ações antrópicas que interfere nas leis da natureza. A sociedade, e em especial a de Valença, pelo mal uso do espaço urbano, responsável pelos elevados índices de poluição (descarte impróprio de papeis, sacos plásticos de balas e supermercados jogados nas ruas), causada, principalmente, pela ausência de consciência ambiental em muitos valencianos, causando entupimento de bueiros e uma poluição visual por toda a cidade; culpa da sociedade por não cobrar constantemente das autoridades quanto as obrigações que cabem a elas (só se lembram de cobrar quando o problema acontece- como é este caso-). Além disso, o lixo jogado nas ruas é carregado pelas enxurradas e contribui ainda mais para elevar o volume da água da chuva que acaba ficando acumulada nas ruas da nossa cidade.

Culpa do Estado por não investir o suficiente em sistemas eficientes de coletas de lixo, de distribuição de lixeira, desentupimento das redes de esgotos; pela ineficiência na fiscalização e nas criações de leis municipal/estadual/federal para barrar o agravamento do problema, e pela inércia em realizar apenas poucas ações de prevenções. E culpa do Setor Privado (lojas, supermercados, indústrias-locais-) pelo descarte inadequado de alguns matérias (como os que acontecem com bastante frequência no Centro de Valença onde milhares de lojas, frequentemente, utilizam papeis cortados ou picados jogados no chão dos estabelecimentos, e após o expediente descartam na rua do centro todo o lixo gerado naquele dia. É inegável que juntos podemos combater o agravamento das enchentes em nossa cidade, afinal os prejuízos de algumas atitudes afeta toda a população.

FAÇA A SUA PARTE, ATÉ EM DIAS DE SOL.

E CONTRIBUA POR UMA VALENÇA MELHOR!

A CULPA TAMBÉM É SUA, CIDADÃO!

ame

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Joao disse:

    nossa que emoção, uma fogueira andante que mudou a vida muita tanta gente….
    Quanta idiotice num post só!

  2. Rose disse:

    Esse garoto tem razão! O que mais tem nessa cidade é porco-sujo que não contribui para a limpeza do seu município, tão pouco do seu país. Porque faz questão de praticar esses mesmo hábitos tanto aqui na cidade, quanto fora. Conheço muitos que são assim!!

  3. Rose disse:

    Esse garoto tem razão! O que mais tem nessa cidade é porco-sujo que não contribui para a limpeza do seu município, tão pouco do seu país. Porque faz questão de praticar esses mesmo hábitos tanto aqui na cidade, quanto fora. Conheço muitos que são assim!!!!

  4. Dario Jr disse:

    Concordo plenamente com este jovem!!
    Valença tem meia dúzia de hipócritas que reclamaram da tocha e ficou correndo atrás dela pra tirar foto ou nem em Valença mora ou estava. Invejoso, oportunista, hipócrita…..

  5. leitor disse:

    Não entendi a parte quando diz: “Culpa do Estado por não investir o suficiente em sistemas eficientes de coletas de lixo, de distribuição de lixeira, desentupimento das redes de esgotos.” Culpa do Estado???? Coleta de lixo e varrição não seria com o município? Moro nas proximidades do areal e aqui não passa varrição. As ruas por aqui ficam sempre sujas, acumulam sujeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *