CARTA DE DESPEDIDA – GUIDO MAGALHÃES JÚNIOR

Ao concluir o mandato 2012/2016 à frente da Provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Valença, tenho muito que ser grato a todos que tornaram essa missão uma passagem de grande aprendizagem e extraordinário aprimoramento pessoal.

Aos colaboradores, imprensa, diretor médico, médicos, líderes políticos, ex-provedores (Dr. Waldiro, Dr. Mustafá, Dr. Sinésio), comunidade do Baixo Sul, executivos da VGE, ao pessoal da Toca Comunicação, irmandade e Diretoria da Santa Casa, aos meus amigos e a minha família, quero externar o meu eterno agradecimento e pedido de desculpas, pois, com toda certeza, muitas vezes, ao tentar acertar fui traído pelo excesso de entusiasmo ou simplesmente pela condição humana que nos torna vulnerável a erros e acertos. Quero registrar e ratificar que sempre fui movido pelo melhor espírito de bondade e fraternidade na busca do atendimento do interesse coletivo e o fiz com coragem e determinação mesmo que resultasse em prejuízos pessoais para mim ou terceiros.

Enfrentamos com destemor e coragem, a resistência e até a maldade, de uma minoria que acostumou-se em obter privilégios e distinções incabíveis nos dias de hoje, em detrimento da maioria da população. Sabíamos que esta mudança de cultura, daria à Santa Casa de Valença maior respeitabilidade e estímulo a todos para construção de uma melhor imagem, tão necessária internamente entre colaboradores, médicos e prestadores de serviços como externamente nas relações que viríamos a travar com as instituição governamentais, seja na captação de emendas parlamentares junto aos deputados e senadores, seja nas negociações dos contratos com o Governo do Estado ou celebração de convênios.

Em todos os momentos, procuramos servir à população, sem distinção ou identificação de origem, bandeira política ou partidária. Tínhamos como premissa maior servir aos mais humildes e necessitados, que buscassem nesta Casa de Saúde o apoio necessário. Nenhum político poderá dizer que seu pleito junto à Santa Casa não foi acolhido por critério discriminatório ou político partidário. Certamente por isso, obtivemos das Câmaras de Valença e Cairu homenagens e distinções por esta forma de condução. Da mesma forma, podemos citar que recebemos emenda parlamentar de quinze Deputados diferentes e ajudas diversas de inúmeros políticos dos mais variados partidos e correntes ideológicas.

Levarei comigo inesquecíveis momentos em que pude perceber o exato alcance e a compreensão da importância que esta extraordinária instituição tem para todos nós que nascemos ou escolhemos morar em umas das cidades do Baixo Sul, sobretudo para os moradores de Valença, Cairu  e Taperoá, que mais utilizam a instituição. Destaco o movimento que resultou no abraço simbólico ao prédio da Santa Casa como a síntese mais eloqüente do apoio e compreensão que a sociedade poderia demonstrar em favor da Santa Casa de Valença.

Lamento, profundamente, o momento que passamos em nosso país, quando a corrupção desponta como quase uma regra nos mais altos escalões políticos e empresariais, fazendo ecoar o contrastante subfinanciamento das instituições filantrópicas pelo Estado, que  tem levado dezenas de hospitais ao encerramento das atividades, inviabilizando a saúde pública e submetendo milhares de brasileiros honestos e trabalhadores a condições precárias e indignas nos hospitais que atendem o SUS por absoluta insuficiência de recursos para o custeio. Aqui, na nossa Santa Casa, não fugimos à regra: sobrevivemos com dificuldade, alicerçados pelo sacrifício de muitos, do passado e do presente, que fizeram e que fazem desta instituição a sua vida e a doam com a generosidade que só o amor pode entender.

Ao novo provedor Marcelo Cabral, meu amigo pessoal, colega de profissão e de tantas afinidades, registro o meu apreço e respeito por toda sua família, cuja amizade tem a duração da minha vida. Ao desembargador Sinésio Cabral, também amigo especial, que honrou esta Casa como provedor e certamente serviu de inspiração para Marcelo aceitar tamanha missão em benefício da nossa amada população do Baixo Sul, quero registrar o meu respeito e admiração, ao tempo em que vislumbro a sua maior aproximação com esta Casa com a posse do seu primogênito.

Quando, em setembro do ano passado, o provedor que meses depois viria a tomar posse sinalizou quanto a sua disponibilidade, passei a convidá-lo para participar de todos os acontecimentos e reuniões importantes para que soubesse da real situação financeira e administrativa da Santa Casa. Queria com isso não só prepará-lo, como também queria liberar a minha consciência de que estava alertando-o quanto ao tamanho da missão.

Como  lição aprendida e que procuramos colocar em prática ao longo da nossa gestão, peço e encareço a nova diretoria que não deixe que o interesse particular se sobreponha ao interesse público! Não caiam nesta tentação dos diversos acenos que virão de todos os lados na busca de tornar o que deve ser público e democrático em instrumento para beneficiar facções. A Santa Casa perde a sua grandeza e respeito  quando opta por critérios injustos ao aplicar os seus insuficientes recursos, seja na prestação dos seus serviços, seja nas contratações de trabalho e prestadores. Implantamos com muita dificuldade um modelo meritocrático  para ingresso e permanência na instituição, através de processo seletivo sério e confiável, bem assim, na forma de acolher o paciente sem discriminação.

Aos novos membros da diretoria, quero desejar boa sorte nesta relevante missão que se iniciará e externar a minha absoluta confiança em dias melhores, mesmo neste cenário conjuntural extremamente preocupante.

Reitero o meu compromisso de participar desta nova gestão como um integrante mais experiente e em condições de alertar para que eventuais erros cometidos não sejam repetidos.  Conspirarei de todas as formas lícitas e possíveis para o êxito desta gestão, sob o comando do carismático,  humilde e sempre amigo, Marcelo Cabral.

Despeço-me com o sentimento de dever cumprido e certeza de que deixamos muitos frutos plantados para colheita futura e uma instituição mais sólida com valores éticos e morais consolidados e em condições para enfrentar as inúmeras demandas que continuarão a desafiar os próximos gestores nesta busca por melhores dias para a nossa Santa Casa de Misericórdia de Valença e para todos que nela procuram o seu amparo!

Muito obrigado!

Guido Araújo Magalhães Júnior

ame

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Jorge Góes disse:

    Parabéns,Dr Guido pelos bons serviços prestados à todos que procuraram à Santa casa. Desejo ão Amigo Marcelo Cabral sucesso na sua nova missão. Não devemos esquecer de Dr.Guido Araújo que muito contribuil para o crescimento da nossa Sta casa.

  2. TRANSPARÊNCIA disse:

    O senhor Provedor que está deixando esta Casa deveria não só fazer a prestação de contas para o atual Gestor como também para todos os Valencianos, não concorda Dr. Guido Magalhães?, transparência se faz assim.

  3. Axé Gandhy disse:

    Santa casa tem um dotorzinho que acaba a vida das pessoas e continua la zombano. ele deu anestesia num familiar de amigo e quase matou ,ficou com paralesia e cheio de dor. depois agente descobriu que teve mais gente que esse caneco furado tambem tratou mal e quase matou ,que ele faz o que quer la entro e tem mais assim. um valdino. Esse tipo que eles colocam la, protege e depois falam bonito ,de moral ,ficam pedindo dinheiro dizendo que vai trabalhar,vai comprar aparelho novo que vai isso e aquilo outro. vai vê que colocam advogado na diretoria pra da telha a esses trem ruim. Quando alguem cai doente tem que ir procurar medico longe de salvador porque todo mundo ja sabe que o hospital daqui e perto não tem muita coisa que presta e ainda trata mau quem precisa. e nao é so medico ruim não. as clinicas e postos nos bairro tambem, as do sus mais ainda. vai la nos horarios de atendimento pra ver o que tem. acho que nao muda, nada de nada nesse hospital. nem se o governo novo prestar e olhe la se não piorar.

  4. Jo disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKK esse hospital ainda tem essa marmota pré-história lá? O nome certo do eterno infeliz é valdiro e de doutor só tem as letras, nada de doutorado. Estar claro porque estão falidos junto com motivos mostrados por um monte de gente que ainda vai la e por causa de mais alguns funcionarios ociosos protegidos. Esse grosso mau-educado e outros de fora, um já conhecido vulgar como pombo são a sensação na boca do povo. Como que essa gente continua solta? Esse hospital deve fazer alguma coisa para encobrir esta malta que tem liberdade para arrasar os pacientes e ficar na boa. Quem sabe né, até protegem para as pessoas ficar com medo e fugir de arrogantes indo nas clinicas particular de socios isso quando funcionam? Se duvida, levem lá uns auditores bons e serios que vai ver o que dar.
    Se esta casa santa do pau ôco continuar escondendo este tipo de enroladores arrogantes como sempre, cedo ou tarde eles vão pedir esmola é para eles mesmos ao invés do hospital e vai ser merecido. Fujam de onde tem arrogantes, são enroladores que não sabem nada e devem. Se escondem na própria arrogancia.

  5. Juizo disse:

    É verdade em partes. A santa casa sempre fez de tudo até mesmo contratação de gente so pra dar colinho aos que se acham donos do hospital. So que em outras gestões esteve pior, de estrutura e no que pode oferecer de serviço. Hoje ainda se precisa se procurar alguns atendimentos fora, isso causa transtornos a quem precisa, e com medicos desse tipo parece que so piora.

  6. Juizo disse:

    Só que fora isso tudo foi melhorado pelo que dr guido conseguiu ao hospital mesmo com pouco apoio e merece parabéns por isso. Tudo ainda pode melhorar depende da própria gente que precisa cobrar isso, fiscalizar, denuniar sem medo. Tem ai o conselho de medicina na internet, delegacia, ministério público na cidade e o federal, ministerio da saude que recebe denuncia, tem a agencia nacional de saude, vigilancia sanitaria qdo for o caso e outros. É facil fazer tanto em pessoa quanto carta e internet. So reclamar sem a denuncia não adianta nada, o ministério não toma providencia. E se todos denunciar uma hora eles tomam…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *