FELIZ NIVERSÁRIO DE CÍNTIA ROSEMBERG

cíntiaPor Irene Dóres

Como esquecer o dia de hoje! É aniversário de Cíntia Bonfim Rosemberg Meireles, carinhosamente conhecida como Cintia Rosemberg. Mulher, fisioterapeuta, filha de Dr Mustafá Rosemberg de Souza e da Drª Renilda Souza do Bonfim, casada com Hildécio Antonio Meireles Filho e mãe de Matheus Meireles. Essa jovem brilhante, hoje  completa 33 anos. Para quem não conhece seu crescimento como profissional, vamos falar um pouco…

Cintia iniciou sua trajetória de convivência no arquipélago de Cairu ainda criança, pois, passou maior parte de sua infancia entre o Morro de São Paulo e Boipeba onde seu pai possui residências. Aos 24 anos, assumiu o cargo de fisioterapeuta no municipio de Cairu (2006). Em apenas um ano de trabalho, Cintia juntamente com os seus sócios implantaram no arquipélago um plano ousado de tratamento fisioterapeutico que resultou no olhar do Governo Federal para o municipio no tocante a recuperação fisica dos pacientes com problemas lesionais de toda natureza. As primeiras ilhas a receberem o posto de fisioterapia do municipio foram Morro de São Paulo, Gamboa, Galeão, Garapuá e Boipeba. Com o passar do tempo, todas as comunidades foram beneficiadas com o tratamento de saúde corporal.

No ano de 2009, Cintia Rosemberg foi nomeada Secretária de Saúde do município. A partir dali, a saúde no município de Cairu passara a ter duas etapas, uma antes e outra depois de Cintia. A Drª Cintia, como é conhecida, buscou todo tipo de modernidade para garantir aos moradores do arquipélago uma saúde mais robusta, o que levaria o município a entrar no hall dos melhores do país quando se trata da saúde pública.  Cintia criou o Plano de Modernização das Unidades de Saúde, melhorou e ampliou suas instalações, criando inclusive outras modalidades de atendimento referentes aos núcleos familiares das ilhas.

No sistema de atendimento e socorro, Cintia providenciou, desde 2006 até 2010, quando solicitava ao então prefeito Hildécio Meireles, quatro ambulanchas para transporte marítimo e cinco ambulâncias para transporte terrestre. Sua meta foi formar um sistema integrado de transportes entre as ilhas de Cairu com atenção maior para Tinharé e Boipeba, localidades mais longinquas. O Sistema Integrado de Socorro Emergencial Terrestre e Marítimo possibilitou um atendimento mais rápido e seguro à população que vive mais distante da sede.

Como toda mulher moderna, Cintia foi abrindo outras conquistas para além de Cairu, porém, para Cairu. Uma dessas criações é a CAPAC – Casa de Apoio ao Paciente de Cairu. Essa unidade era situada na Rua Advogado Muniz, próxima da Santa Casa de Misericórdia e das clinicas da cidade de Valença e  abrigava os pacientes de Cairu, encaminhava-os a outras unidades de saúde na capital, oferecendo serviço de alimentação e hospedagem, inclusive para os acompanhantes. A CAPAC funcionava 24 horas e contava com profissionais especializados para auxiliar na marcação de consultas, exames e cirurgias, bem como tratamentos especializados. A CAPAC funcionava interligado ao Sistema Integrado de Socorro Emergencial Terrestre e Marítimo de Cairu.

O PMAQ – Programa Nacional de Melhoria e do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica implantado em Cairu por Cintia Rosemberg foi certificado pelo Ministério da Saúde. Com o PMAQ foram criados o Fundo Municipal de Saúde e o Plano Municipal de Saúde, além da reestruturação do Conselho Municipal de Saúde.

A partir da criação do Fundo de Saúde foram instaurados como prevenção da saúde: Calendários, plano de assistência farmacêutica, aquisição de vacina contra meningite, curso de primeiros socorros e uma infinidade de providências com relação à Educação Permanente das Equipes de Saúde.

Uma mulher jovem e preocupada com a manutenção da saúde do seu lugar pensou e realizou a implantação da Policlínica Municipal e ampliação do atendimento médico com oferta de especialidades variadas para todas as ilhas, incluindo, coletas e ofertas de exames em várias especificidades.

Cintia Rosemberg foi mais além e  conquistou mais um PSF o qual foi implantado na localidade do Zimbo no Morro de São Paulo. O trabalho de Cintia ganhou reconhecimento e rendeu frutos. Já em 2011, Cintia figurou entre as 100 melhores secretárias de saúde do Brasil, recebeu o prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública, concedido pela MS Brasil / Obregon Congressos e Feiras aos melhores secretários de Saúde do Brasil, ela concorreu com mais 5.500 municípios e elevou o nome de Cairu para o topo do cenário nacional.

Cintia também conseguiu em 2012, 100% de aprovação  nos critérios estabelecidos pela Certificação do Pmaq – Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Esse prêmio foi o resultado da oferta de um serviço de qualidade prestado de acordo com a necessidade da população. Por conta dessa avaliação o município de Cairu recebeu um adicional no valor de R$ 110.000,00 (competências de abril a agosto) e parcelas mensais de R$ 22.000,00 a partir da competência de setembro.

Cintia recebeu reconhecimento da Câmara de Vereadores através do título de cidadã cairuense, o qual ostenta com muita responsabilidade e muito orgulho. Assim, Cairu festeja, no dia de hoje, mais uma primavera de sua filha querida que abraçou o arquipelágo com muito amor e que foi recebida por ele com muita gratidão e reconhecimento.

Parabéns, Cintia Rosemberg! Feliz aniversário, o povo de Cairu te abraça e te chama.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *