Prefeitura de Cairu capacita ambulantes que trabalharão no Festival do Morro

ambulanteA Prefeitura de Cairu, através das secretarias de Saúde e de Turismo, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveram durante os dias 26 e 27/10 treinamentos para os ambulantes que trabalharão no Festival do Morro.

Técnicos da Vigilância Sanitária, da secretaria de Turismo e do Sebrae ministraram palestras abordando temas como Segurança Alimentar, Qualidade no Atendimento, Empreendedorismo e Inovação. Ao final das oficinas, todos os participantes receberam um selo de qualidade, além de certificado.

O Festival do Morro acontece entre os dias 30/10 a 01/11 e contará com grandes nomes da música brasileira como Zeca Baleiro e Maria Rita. O trade turístico local tem comemorado a taxa de ocupação da rede hoteleira que já passa de 95%.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Morro de Expectativa, morro de ansiedade! disse:

    Guardem minha vaga, o Morro lotou!

    Quero falar um pouco desse novo Festival feito para turistas e moradores que gera trabalho, renda, diversão e movimenta a economia de Cairu.

    Má rapá! Parece que o turista do Morro vai ser atendido por uma gente bem linda, cada vez mais hospitaleira e alegre.

    O Festival top das galáxias que vai acontecer nesse feriadão em Morro de São Paulo está bombando mesmo! Olha, fiquei sabendo que a rede hoteleira está quase completamente lotada e já se fala em não ter mais vagas nos mais conhecidos hotéis e pousadas do Morro. O sentimento lá é de satisfação geral é de muita expectativa para os shows que acontecem nessa sexta, sábado e domingo no palco do Festival do Morro – o FDM – o mais bem organizado e bem falado de todos os tempos.

    A boca miúda me contou que o prefeito Fernando Brito está acompanhando cada detalhe de perto numa central de informações que ele montou para monitorar tudo que está acontecendo na ilha mais falada dessa primavera. Fontes ligadíssimas ao prefeito me contaram que ontem à noite ele já se emocionou com as notícias sobre o Morro, e chegou a chorar de alegria com sucesso do Festival, mesmo antes dele começar. Um assessor de Fernando contou que foram muitas as dificuldades, mas ele não desistiu de realizar a maior festa gratuita de toda a região, mesmo com todos os obstáculos. Soube que até foi aconselhado a fazer uma coisa menor e mais simples devido ao ano ser difícil para municípios, Estado e União. Mas ele bateu pé firme e não se deixou desanimar.

    Ontem à noite, Fernando teve informações de que o Morro está fervendo, moradores animados e todo mundo envolvido,movimento grande – tudo como ele queria, sonhou e lutou pra fazer. Me disseram que Fernando queria dar um tom diferente ao Festival, um toque especial, contemplando quem vive lá como objetivo principal do evento. Fernando insistiu na mudança de formato, com um olhar para os nativos, trazendo-os como o foco da organização do Festival. “Se o nativo estiver satisfeito, a satisfação do turista é certa”, palavras do prefeito. Os produtores parecem ter conseguido colocar isso em prática e quando Fernando soube do público esperado, das expectativas de aquecimento do comércio local e da alegria que contagiou turistas e moradores do Morro nessa semana do Festival, lágrimas vieram aos olhos do prefeito mais emotivo que já conheci. Lágrimas de alegria e de alívio por ter dado tudo certo, mesmo com tantas barreiras. Certamente, são lágrimas de quem se esforçou muito pra fazer dessa festa um evento pra entrar pra história como um divisor de águas em Cairu. A primavera nunca foi tão colorida no Morro de São Paulo.

    Uma mosquinha me disse que Fernando não era muito adepto de um Festival elitizado e que parecia ter “dono”. Para ele, o Festival não faz sentido sem ser bom para todos e fazer todo mundo ganhar.

    Ao que parece, esse será um Festival do Morro mais democrático que envolve a comunidade,
    com tom mais popular nos objetivos da festa, apesar de ter um perfil de atrações de MPB por ser o conceito já conhecido dentro do calendário turístico nacional. O que era bom ficou e o que não era no antigo festival, agora melhorou muito. As coisas parecem ter se encaixado no seu devido lugar. A coisa pública não pode ser usada para um evento com cara de privado. Apesar de gratuito, o Festival agora vai se tudo do bom e do melhor, mas para distribuir renda, gerar emprego e melhorar a vida de quem mora no Morro. Isso que dá ouvir os nativos antes de fazer a festa! Todo mundo tá feliz e o turista também!

    A galera dos barcos e lanchas também está empolgada e os organizadores estão rindo à toa, sem falar nos empresários, vendedores ambulantes que estão de sorriso de orelha a orelha. Dizem que até a Gamboa tá num movimento grande.

    Eita que o FDM promete e já está cumprindo antes mesmo de começar! Pra mim, todas as expectativas serão surpreendidas e os resultados serão fantásticos!

    E haja sol para tanta GENTE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *