Lavagem do Amparo atrai milhares de devotos

jujuCom quase um século de caminhadas, alegria, fé e muita tradição, a Lavagem do Amparo, em Valença, se repetiu neste domingo (25), com todos os ingredientes de uma grande festa. Padroeira de Valença, Nossa Senhora do Amparo, para os católicos, Oxum para o povo de santo, mais uma vez foi reverenciada e contou com uma multidão que saiu da Praça da República indo até a Colina Sagrada onde fica o templo da Santa, onde foi realizada a tradicional lavagem. Considerada a principal manifestação popular religiosa do município, o ritual se repete a cada ano, sempre no último domingo que precede ao início do novenário.

À frente do cortejo, a prefeita Jucélia Nascimento, ao lado do povo de santo e acompanhada de toda sua equipe de governo, foi seguida por uma multidão formando um imenso “tapete branco”. Com vasos pintados por artistas valencianos, o visual das baianas se transformou em uma verdadeira obra de arte, captada por lentes de máquinas fotográficas e milhares de aparelhos celulares. “Foi uma festa digna dos velhos tempos”, comentou Cláudia Pereira, moradora do bairro da Bolívia.

“Queria agradecer a todos que participaram desta festa, independente de credo ou posição política. A fé e a cultura se transformam em união, neste momento em que Valença mais uma vez demonstra ser uma cidade de um povo alegre e corajoso”, disse Jucélia durante a lavagem das escadarias da Igreja.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *