O AMADURECIMENTO DA POLÍTICA DE CAIRU

cairuOntem fui novamente à sessão da Câmara de Cairu e, conversando com o jornalista Magno Jouber, chegamos a uma conclusão de que a política de Cairu amadureceu do dia para a noite, tempos atrás os vereadores só iam ali para confirmar suas presenças, pois era um só grupo político, onde onze vereadores (uanimidade) apoiavam o projeto do prefeito e não tinham nada para reclamar, hoje existe quase uma divisão, onde cinco atacam o gestor e seis defendem. Não é um número bom para Fernando que deverá ter um grande jogo de cintura para agregar.

Os debates da Câmara de Cairu começaram a ficar mais calorosos, aqui na cidade as pessoas comentam sobre as sessões de Cairu, e olha que, dificilmente a gente vê esse povo falando sobre as sessões da Câmara de Valença.

Na sessão de ontem o debate quente foi sobre o “Cheque Solidário”, lançado como projeto de lei no govero de Hildécio Meireles e que na gestão de Fernando já está há quase sete meses sem pagar. Os vereadores Igor e Jaci Bartolomeu acusavam o prefeito de ter suspenso o pagameto do cheque e alegavam que, as pessoas que recebem esse valor de R$ 100,00 são pessoas com câncer, AIDS, tuberculoso ou outra doença mais grave. Perguntei a uma pessoa que estava atrás de mim se ela sabia quantas pessoas recebem esse cheque e ela me disse que era em torno de mil pessoas, espantei, porque Cairu tem uma população de 15 mil habitantes e nesse caso seria quase sete por cento da população sofendo de alguma doença, deve ter alguma coisa errada, e depois iremos saber.

O presidente da Câmara Claudio Brito e o vereador Abdon, defenderam o gestor e disseram que o cheque foi suspenso por que tinham pessoas que estavam se beneficiando desses cheques sem ter doença alguma, tirando o direito de outros que porventura tivessem essa necessidade de receber. Os vereadores disseram que o cheque voltará a ser pago novamente a partir de abril. Resta saber se os beneficiários receberão o retroativo, quantas pessoas foram tiradas do programa e o que acontecerá com as pessoas que recebiam esses valores sem ter o direito. Cabe uma apuração do MP, porque numa cidade pequena como Cairu, onde todos se conhecem, como poderiam pagar esses valores sem tomar conhecimento  do problema da pessoa? É meio complicado, será que não estavam dando o valor sabendo que a pessoa não tinha doença nenhuma? Não seria um benefício para algum apadrinhado?

Com certeza o prefeito Fernado Brito cortou os benefícios para comprovar as fraudes, para saber quais os beneficiários estão recebendo sem ter esse direito.

E assim segue a nossa Câmara de Cairu, com seus debates quentes e polêmicos, onde as caixas pretas vão se abrindo aos pouco e nos deixando a par das realidades.

Você pode gostar...

10 Resultados

  1. brocador disse:

    Usando ainda sua terminologia,Bidu Pelegrini.
    Fernando esta há exatos 26,5 meses a frente da prefeitura deixou de pagar o cheque há 7 meses, então ele pagou durante 19,5 meses e vc ainda tem a cara de pau de dizer que ele parou de pagar pra apurar alguma coisa? No desespero de puxar o saco você termina comprometendo seu patrão. É bom mesmo que o ministério publico apure por que assim todos vão perceber a farra que este prefeito esta fazendo com o dinheiro publico deixando de cumprir compromissos com aqueles que atendiam ao cheque solidário.
    Se o prefeito deixasse de gastar os quase 2 milhões de reais em festa e em camarotes nos quais você foi frequentador assíduo certamente ele teria dinheiro pra pagar o cheque dos necessitados. O Ministério Publico deveria checar por exemplos se esses gastos são admissíveis na gestão de uma cidade com o grau de pobreza como o nosso e aproveitaria pra ver porque algumas bandas receberam sem precisar tocar, segundo denuncia no facebook.

  2. pelegrini disse:

    Brocador, chora mais um pouquinho, vixe! Como é lindo ver você chorando…

  3. brocador disse:

    Lindo mesmo é ver você demonstrar que seu patrão precisou de 19,5 meses pra tomar uma posição. Quanta Lerdeza numa pessoa só. Kkkk

  4. Isnar Luz disse:

    O Programa Cheque Solidário foi iniciado em 2007 para atender às famílias que se enquadrassem nos critérios estabelecidos na lei municipal e foram contempladas aquelas em situação de vulnerabilidade social, aquelas consideradas carentes, as que possuem idosos com idade superior a 65 anos ou com pessoas portadores de doenças especificadas, consideradas graves ou crônicas.
    O cadastro é permanente e a Secretaria Municipal de Ação Social é a responsável pelo cadastramento e homologação dos beneficiários. Em 2011 e 2012 a Secretaria de Ação Social foi gerida pelo então secretário Fernando Brito, atual prefeito, que revisou e liberou todos os casos de benefícios concedidos. Em 2013, já na atual gestão, houve suspensão do benefício por alegação de fazer um novo recadastramento. O que foi feito e o benefício foi concedido meses depois para logo ser suspenso sem quaisquer justificativas.
    Então existe equívoco nas informações do blog por desconhecimento do programa ou por manipulação da informação, colocando-a de forma tendenciosa ou talvez por conveniência. Mas, o fato é que o atual Prefeito poderá explicar melhor o programa já que está na sua gestão direta ou indireta por mais de quatro (04) anos.

  5. Isnar Luz disse:

    Caríssimo Pelegrini,

    Gostaria que a publicação, ora feita por mim, não fosse fragmentada ou modificada, e sim publicada ao pé da letra, como o fiz em todas redes sociais.

    Grato,

    Isnar Luz

  6. Isnar Luz disse:

    Está faltando no texto, o título: “A VERDADE sobre o programa Cheque Solidário de Cairu.”

  7. pelegrini disse:

    Isnar, você é interessante, pede para não fragmentar ou modificar seu texto (coisa que a gente nunca faz, a não ser triturar palavrões ou palavras ofensivas) e depois quer mudar o meu título da postagem!? Ó paí!

  8. Edson Luiz disse:

    Quem é Isnar ? Vive em Cairu ?
    Conhece todas as nossas localidades ? Já visitou nosso município quantas vezes ?
    Vota em Cairu ?Já assistiu quantas sessões da Câmara cairuense ?
    Pois é…vá cuidar de puxar saco de deputado e criar fake no facebook senhor Isnar que é isso que o senhor sabe fazer.De política vc não entende nada,prova que é jacú amargurado em Valença. Quanto mais entender da politica cairuense.
    Deixe que de Cairu,nós cairuenses cuidamos.

  9. JACÚ AMARGURADO EM VALENÇA disse:

    KKKK, ISNAR É UMA PIADA!!!
    NA VERDADE O GRUPO DO PMDB É UMA PIADA

  10. PIADA disse:

    gente, será q é preciso desenhar?
    a matéria está passando uma informação errada, o cheque solidário não é para cada doente, graças que a população não está toda doente. Tá atrasado sim, e por falta de competência da administração em não ter tempo pra cuidar do que realmente tem e Merece importãncia. SErá q é muito difícil compreender ? Basta admitir, contra fatos não há argumentos.
    Não precisar viver, morar ou trabalhar em Cairu pra ser bem informado. As informações estã hj na palma da mão, basta querer.
    se for PIADa, com certeza é que causa um efeito contrário, pq muita gente fica é com muita raiva, com as verdades q ele publica.
    Não conheço muito o tal Isnar, mas sinceramente não mentiu. Sei que ele é polêmico, mas a maioria que não gosta dele é pq ele fala a verdade doa a quem doer, e sinceramente diante das verdades que eu vejo ele falar no seu face pessoal, se tem uma coisa q ele é e destemido, tanto É QUE sempre utiliza seu face para falar dos mais variados temas, inclusive de VALENÇA, JUCÉLIA QUE O DIGA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *