GOVERNO ENTREGA A 5ª ESCOLA NA ZONA RURAL DE VALENÇA NESTA QUARTA, 17

direcA professora Flor Andrade – diretora da DIREC-05, recebe o Secretário da Educação, professor Osvaldo Barreto Filho, na quarta, dia 17, pela manhã, para visitar as instalações da escola e fazer o descerramento da placa de inauguração. O colégio funciona desde o dia 22 de abril e oferece o Ensino Médio nos turnos vespertino e noturno.

Com seis salas de aula, é a maior de todas as escolas que o Governo do Estado tem inaugurado na zona rural de Valença. Com a do Jequiriçá, completa-se a implantação de 05 novas escolas de Ensino Médio aqui em nossa cidade neste governo.

Com estrutura de primeira, é maior investimento público da história do Jequiriçá e está totalmente equipado para atender aos estudantes.

Hoje, os estudantes tem transporte escolar de qualidade, um dos mais bem avaliados Bahia, que pegam e deixam os alunos nas portas de suas casas, com conforto e tranqüilidade. 
“Na época, cinco escolas parecia muito, mas nós acreditamos, lutamos e o Governo Wagner realizou uma revolução educacional na rede estadual de Valença, mais que dobrando o número de vagas e levando a escola mais perto de quem precisa”, comemora a professora Flor Andrade – diretora da DIREC-05. 

“Os moradores da zona rural desconfiavam de que a escola não seria boa poruqe infelizmente, no passado, o povo recebia as sobras da cidade, mas hoje a existe a plena confiança no trabalho desenvolvido e a escola surpreendeu a todos com o nível de qualidade. Todos confiam na escola que já provou que não deve nada à escola da cidade, pelo contrário, tem apresentado resultados pedagógicos fantásticos. Tem toda a estrutura, ótimos professores, livros, fardamento gratuito. Pessoas que não estudavam a 10, 20 anos retornaram e descobriram o estudo como uma nova chance para melhorar de vida e lidar com o mundo”, destaca a professora Rosângela Góes, que participou da ampliação da rede. 

ESFORÇO DA COMUNIDADE: Sem contrapartida da prefeitura à época da decisão de construir o colégio, o terreno, de 5 mil metros quadrados, foi doado por dona Doralice, uma pequena agricultora da localidade, num gesto admirado por toda a comunidade. Ela será homenageada na solenidade de inauguração. 

HOMENAGEM PÓSTUMA: A escola se chama Colégio Estadual Bernardo Bispo dos Santos, nome escolhido pelos moradores por unanimidade, em homenagem ao grande homem que serviu aos vizinhos, parentes e amigos com muita dedicação. A vida desse inesquecível lavrador é um exemplo às novas gerações. A história dele permanecerá contada pelos mais jovens, como um homem que amava o samba de roda, incentivava a participação da comunidade e o associativismo, um dos fundadores do Grupo Alguidar do Jequiriçá. Seu Bernardo morreu em 1995 e é pai de Dona Doralice – doadora do terreno para a construção da escola. Em vida, doou também o terreno onde hoje funciona o ginásio municipal, tendo contribuído muito para a Educação naquela região.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. sida disse:

    Bonita a escola !

  2. cazezeu disse:

    Parabéns a Direc 5 e ao governador Wagner por mais um investimento na educação dos valencianos, principalmente aqueles que vivem na zona rural de Jequiriçá, assim como os moradores do Distrito do Orobó, como vimos na propaganda de Rui Costa. E ainda tem gente que ainda fala do PT. ( Chupa que é de Uva )….. Pra frente Dilma – Rui – Otto….éééééééé 13.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *