Valença tem saldo de 786 novos postos de trabalho acumulado no ano até agosto

estatisticaDe janeiro a agosto de 2014, o município de Valença gerou 786 novos postos de trabalho com carteira assinada. De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged/MTE), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/Seplan), foram 2.852 contratações e 2.066 desligamentos no período. Somente no mês de agosto foram gerados 102 empregos formais.  O setor de Serviços foi o que mais empregou, com 583 novas admissões em 2014.

Os novos empreendimentos previstos para acontecer neste ano em Valença devem aumentar ainda mais o nível de emprego no município. A partir do início das atividades de lojas do setor varejista, como a Le Biscuit e outras. A construção civil também deverá contratar, haja vista que estão previstas a construção de mais casas do Projeto Minha Casa Minha Vida e a construções de creches do programa Proinfância do Governo Federal. No setor industrial, a companhia Valença Industrial, que emprega cerca de 800 operários, tem planos de ampliação do quadro ainda para 2014.

Estudos indicam que o número de pessoas sem carteira assinada, ocupadas com remuneração no município, é ainda maior que os dados oficiais. As atividades pesqueira e agrícola empregam muita mão-de-obra temporária. Além disso, as atividades como vendedor ambulante, balconistas de bares e lanchonetes e outras, fazem parte do cotidiano do município e não aparecem nos índices do Caged devido à informalidade.

De olho na qualificação, a Secretaria Municipal da indústria e Comércio, já está mantendo contatos com o Serviço Nacional da indústria (Senai) para instalar em Valença, cursos profissionalizantes. Somente em 2013, mais de 2 mil pessoas foram certificadas no município através de cursos oferecidos em parceria com o Senai, Senac, Ifba e o Pronatec.

Análise Municipal 

Dentre os municípios com mais de 30 mil habitantes, em agosto de 2014, Salvador, Juazeiro e Camaçari se destacaram na criação de novas oportunidades de trabalho formal na Bahia. Em Salvador foram gerados 2.495 novos postos de trabalho; Juazeiro registrou saldo positivo de 725 postos de trabalho; e em Camaçari, 290 postos foram criados.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Tainá disse:

    Não concordo…………todos sabem q o desemprego predomina sobre esta cidade d Valença…………….empregos??????onde????????aiai………………..sei nao viu……ka ka ka p esta pesquisa mentirosa.

  2. Verdade Valença disse:

    Êita oposição que quer vê Valença na pior. Os dados são do Ministério do Trabalho, portanto são dados VERDADEIROS..
    Realmente. existe muitos desempregados em Valença, principalmente o pessoal da turma da preguiça, que só sobrevive quando está na Prefeitura.

  3. Tainá disse:

    turma da preguiça???? vc realmente nao sabe o q ta falando en VERDADE VALENÇA…………….muitos pais e maes d familia saem dia a dia a procura d emprego e nao encontram…..faltam oportunidade em nossa cidade……………………..deixe d falar bobagem…………………………………………….puxa saquismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *